More Renato Pantera »"/>More Renato Pantera »" /> Renato Pantera - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Renato Pantera

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, músico, ator e escritor carioca Renato Pantera, iniciou seus primeiros contatos com a música aos 12 anos de idade participando de festivais de música infantil, em escolas públicas das periferias do Rio de Janeiro.

Suas influências musicais vêm da Música Popular Brasileira (MPB) e suas diversas tendências e misturas rítmicas e melódicas como: Jazz, Blues, Soul, Reggae, Funk, Samba, Forró, Rap, Hip Hop, Rock e Pop e outras tendências musicais e experimentais…

Por ser também percussionista, toca o violão de forma percussiva, dando as suas músicas um forte ritmo e swing envolventes. As letras de suas composições são inspiradas em temas românticos, natureza, filosofia, social, sonhos e relações humanas.

Em 1994 foi convidado a ir para a Alemanha se apresentar em um Hotel na cidade Schorndorf por três meses. Em 1997 lançou seu primeiro álbum “Radio Rio”. Este foi produzido por Ala Heiler que ao ver Renato se apresentar pela primeira vez Solo em Stuttgart – Alemanha, se encantou com as performances e o convidou a produzir seu primeiro álbum com suas composições inéditas. Em 2006 Renato

produziu seu segundo álbum “Quanta Emoção”, desta vez sendo esta produção assinada por ele mesmo. No mesmo ano foi premiado pelo voto popular no projeto Top Planeta que premiou os brasileiros que representam a cultura brasileira de forma digna pelo mundo.

Desde 1994 vivendo na Alemanha, se apresenta com crédito junto ao público brasileiro e europeu diversos que na Alemanha vivem obtendo muito sucesso e cada vez mais sendo chamado a se apresentar no formato Voz e Violão ou com sua banda que é formada por brasileiros, alemães e outros músicos de diversos países que na Alemanha vivem e que o fortalecem a expor suas variadas facetas artísticas como Samba, FUNK, Reggae, POP, Bossa Nova, Rap, Forró, MPB e diversas fusões musicais que o inspiram. Já fez e faz turnês em vários países da Europa como Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra, Polônia, Bélgica, Holanda, Rússia, Áustria, Suíça, entre outros países.

Mesmo em tempos difíceis devido a pandemia que parou o mundo diversas vezes, seguiu ativo em casa se conectando com parceiros musicais no Brasil produzindo novas músicas com as esperanças sempre vivas de ter seu trabalho musical e artístico reconhecido pela grande mídia e público brasileiro e internacional.

Entre 2020 até 2022 publicou os singles: “Exceder”, “Eco Cerebral”, Oh Gente, dentre outras músicas autorais que estão publicadas no Spotify, Amazon, Apple, Itunes, Youtube, Tidal entre outras plataformas digitais. Em janeiro

de 2023 publicou sua nova música “Coração Vagamundo”, música e letra de sua autoria com arranjo e produção musical do renomado e muito talentoso Ary Sperling. Além das participações especiais dos consagrados artistas Dalmo Medeiros (direção dos vocais e coros), Rogério Meanda (guitarra solo), Naná Tribuzy (Coro e vocais).

Renato Pantera se apresenta em clubes, bares, salas de concertos, festivais de música, congressos, feiras e festas privadas na Alemanha, Brasil e Europa.

Em 2019 publicou seu primeiro livro “Caminhos e Descaminhos Volume Um”. Em 2020 publicou o Volume dois do mesmo livro que se encontra nas plataformas digitais na Europa, Brasil, EUA e outros continentes. Planeja em 2023 publicar o livro volume três.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Renato Pantera para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 09.10.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Renato Pantera: Nasci no dia 12/07/1964 no Rio de Janeiro – RJ. Registrado como Renato Cesar da Silva Coutinho.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Renato Pantera: Foi aos 12 anos de idade (1976) quando ganhei um Festival de música na escola cantando um samba que compus na sala de aula. Eu estava apaixonado por uma linda menina que me rejeitava. Acompanhei-me só com o pandeiro. Fui eleito melhor intérprete e melhor compositor. Daquele dia em diante não parei mais de compor e cantar.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Renato Pantera: Não tenho formação musical em escola de música. Sou autodidata aprendendo todos os dias visando melhorar cada vez mais minhas performances artísticas tanto nas músicas quanto nos livros que escrevo. Sou técnico de contabilidade inativo há anos. Iniciei a Faculdade de Direito, mas abandonei me decidindo seguir os caminhos e descaminhos da música.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Renato Pantera: Tive e tenho várias influências musicais que permanecem sendo até aos dias de hoje. Samba, MPB, Bossa Nova, Reggae Nacional, Pop e Rock Nacional, Jazz e Blues, Coco, Maracatu, Samba de Roda, Funk-Melodie, Pagode Raiz…

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Renato Pantera: Em 1985 no Rio de Janeiro fui tocar nas praias de Copacabana e Ipanema para os banhistas e turistas de várias partes do mundo. E assim cheguei na Europa em 1994.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Renato Pantera: Em 1997 lancei meu primeiro álbum “Radio Rio”, que foi produzido por Ala Heiler que ao me ver se apresentar pela primeira vez em Stuttgart – Alemanha, se encantou com as minhas performances e me convidou a produzir meu álbum com minhas composições inéditas.

Em 2006 lancei meu segundo álbum “Quanta Emoção”, desta vez

Assinei a produção. E já lancei vários singles nas plataformas digitais.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Renato Pantera: Eclético.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Renato Pantera: Sim, estudei canto na escola de teatro, mas durante um ano apenas. E fui desenvolvendo na prática, cantando e exercitando no dia a dia os aprendizados no curso de teatro.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Renato Pantera: O estudo vocal é bom para aprender a respirar correto na hora de cantar, dar volume às cordas vocais sem forçar a garganta, pescoço, cabeça e barriga. Atualmente tomo aulas de técnicas vocais com uma professora e cantora de ópera.

Estou recuperando minhas cordas vocais que foram afetadas por sequelas da Covid-19. Minha voz estava sumindo, do nada ficava rouco. Estava em pânico. Descobri esta senhora que está me ajudando muito a recuperar a voz bem impostada que tenho com terapias e massagens vocais além de me passar técnicas árabes de canto que até então eu não conhecia.

Aplico na prática os aprendizados com ela em duas aulas e terapias vocais por semana já há oito meses e cantando em casa e nos shows que faço aqui na Alemanha noto uma grande evolução nas minhas cordas vocais, o que me deixa muito feliz é grato à esta senhora que já considero como minha diretora de canto.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Renato Pantera: São muitas e muitos. Mas cito Milton Nascimento e Elis Regina, dentre muitos outros…

11) RM: Como é seu processo de compor?

Renato Pantera: Não tenho um processo. A inspiração vem muitas vezes do nada, as vezes de algo que vejo acontecer, as vezes dormindo vem uma ideia, levanto correndo e gravo no celular pra não perder a ideia e depois trabalhar em cima, ajustar a mensagem em si, analisar sobre o que estou falando internamente naquele momento. Compor é um momento esquizofrênico sublime, muitas vezes mágico, algo do além…

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Renato Pantera: Não tenho parceiros. Eu compus todas as músicas que tenho publicadas ou não.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Renato Pantera: Prós é que o artista decide o que gravar, com quem e como. Contra: Ter que investir nas produções musicais, fazer o próprio marketing com seu próprio dinheiro (se tiver), negociar e vender shows, se engajar nas plataformas digitais diariamente pra fazer a rede de fãs e seguidores e outras torturas (risos).

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Renato Pantera: Ter ótimos arranjadores e produtores musicais que me ajudem a colocar as músicas em condições de competir no mercado fonográfico e nas mídias sociais virtuais e físicas. Fora do palco trabalho horas todos os dias no computador divulgando minhas músicas explorando todas as possibilidades em fazer com que cada vez mais pessoas ouçam meu trabalho musical e gostando passem a me seguirem e serem meus fãs.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical? 

Renato Pantera: Estou fechando um contrato com uma gravadora no Rio de Janeiro para lançar minha carreira artística no Brasil. Mas não posso dar detalhes do planejamento que está sendo feito nos mínimos detalhes burocráticos e estratégicos.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Renato Pantera: A internet não me prejudica em nada. É pela Internet que mostro minhas músicas praticamente no mundo inteiro. E foi pela Internet que uma gravadora e editora despertou o interesse em uma música de minha autoria “Oh Gente” que é do seguimento reggae e as pessoas querendo saber mais sobre meu trabalho artístico musical eclético em geral.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Renato Pantera: Se os equipamentos do estúdio montado em casa (home estúdio) forem de alta qualidade, pode-se produzir ótimos trabalhos e gravações.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Renato Pantera: Ser o mais autêntico possível. Não copiar nada do que já esteja gravado, não imitar cantores famosos no timbre de voz, quanto menos dou margem de comparação com quem já é consagrado mais diferenciado fico.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Renato Pantera: A MPB regrediu muito, infelizmente. Mas há muita gente de grande talento fora do cenário grande. No grupo de WhatsApp Uma Terra Só por exemplo há um grande leque de artistas com talentos monstruosos, fazendo músicas lindas, mas que infelizmente não chegam aos ouvidos de um grande número de pessoas para reeducar nosso povo a gostar de músicas abrangentes, que influenciem positivamente, que não incitam a violência, o ódio, o medo, a vulgaridade extrema.

Mas não só a música popular brasileira sofreu decadência cultural, no mundo inteiro. Revelações nas últimas décadas: Vander Lee, Jorge Vercillo, Xande de Pilares, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Maria Rita, gosto de muitas cantoras que não estão reveladas como merecem.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Renato Pantera: Já passei por todas as situações citadas na pergunta. Foram e são diversas situações inusitadas. Uma vez fui convidado pra tocar em festa em uma comunidade no Rio de Janeiro; era aniversário do chefe do movimento. Tive medo de ir. Parei em um bar próximo a estação Bento Ribeiro, onde eu morava, e  pedi uma cerveja. Algo me dizia pra não ir naquela festa. Decidi decidir na moeda se ia ou não. Tirei do bolso uma moeda, e pensei alto: Se for Cara eu não vou. Se for Coroa eu vou. Deu Cara. Eu não fui.

Horas mais tarde deu na TV que ouve uma blitz policial naquela comunidade com intensa troca de tiros e o jovem que havia me convidado morreu em confronto com a policia. Só então caiu a ficha de que ele era o gerente  do tráfico. Naquele dia nasci novamente, foi a sensação de alívio que tive…

Outra situação inusitada e muito constrangedora  foi ter fumado maconha minutos antes do início de abertura  do show de um grande e consagrado artista brasileiro falecido precocemnete nos anos 90. A maconha era muito forte; Fiquei dormente, perdi a coordenação motora, os dedos não eram sentidos mais por mim, não consegui fazer um acorde, a voz ficou enrolada na língua. O empresário do artista famoso ficou revoltado e decepcionado comigo. Perdi naquele dia uma grande chance de me firmar na carreira musical e artística. Aquele empresário nunca mais me chamou pra fazer aberturas nos shows daquele artista que era meu amigo.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Renato Pantera: Mais feliz é estar no palco cantando minhas músicas e o público cantando junto, degustando de minha arte musical. O que me deixa mais triste são as muitas falsas promessas.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Renato Pantera: Sim. É uma dádiva do universo concedido a determinadas pessoas.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Renato Pantera: A arte de criar intuitivamente em momentos inusitados. Do nada dar vida a algo.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Renato Pantera: Os dois recursos podem ser usados. Depende do momento. Eu improviso muito nos shows ao vivo, mas quando faço só, de violão e voz. Com banda improvisar sem que os músicos saibam é dar um tiro no pé. Pode destruir o show, perder o público naquele momento.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Renato Pantera: Prós: O show ou concerto fica mais solto, por isso recomendo fazer quando se apresenta sozinho. Contra: Com banda improvisar se os músicos não tiverem mega entrosados pode destruir o show.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Renato Pantera: Prós: O enriquecimento harmônico. Contras: Se for para o povo acostumado com músicas de harmonia simples pode não passar emoções, pode gerar bloqueios sonoros em ouvidos menos educados para determinado nicho musical.  Mas é relativo.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Renato Pantera: Em rádios de grande audiência, infelizmente não tocam música sem pagar o jabá.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Renato Pantera: Acredite em si, sonhe, vai luta, mas ciente de que o caminho é de muita pedra.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Renato Pantera: Hoje em dia Festival de Música não revela novos talentos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Renato Pantera: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é péssima.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Renato Pantera: Excelentes espaços, mas devem priorizar contratação de artistas sem ou com poucos recursos financeiros.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Renato Pantera: Lançar minha carreira artística no Brasil, fazer turnês no país, produzir novas músicas, conquistar fãs pelo Brasil e no mundo.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Renato Pantera: [email protected] | [email protected]

| https://www.instagram.com/pantera-renato

| https://www.facebook.com/renatopantera007

Youtube: https://www.youtube.com/@RenatoPantera 

Oh Gente: Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=fjBWqSNhe9w 

Eco Cerebral – Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=FDJYsHuDsYU 

Exceder-Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=6RknOVFbI7E 

Coração Vagamundo – Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=rwJGZ1zJuLA 

Renato Pantera & Samba Soul Band: https://www.youtube.com/watch?v=KiuLgwjyH_4 

Kaô Kaô – Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=UAAFXaE0trA

Nos Bares de Copacabana – Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=eIBxJwohah0 

Renato Renato Video Ganz Genau and Friends: https://www.youtube.com/watch?v=KUKmcRbJWsA 

Seu Sorriso – Renato Pantera: https://www.youtube.com/watch?v=GCjOIJijDjM 

Música Exceder do Cantor e Compositor RENATO PANTERA no Programa BACKSTAGE RETRÔ!: https://www.youtube.com/watch?v=jIsgjorTt40 

Minha 1ª vez no Palco. RENATO PANTERA no Programa BACKSTAGE RETRÔ!: https://www.youtube.com/watch?v=FHrC8sXs9xI 

JORGE AMADO disse que eu ia escrever um Livro… Pensei que fosse Brincadeira. RENATO PANTERA!: https://www.youtube.com/watch?v=bZ84PJ5P2R0 

Música: Nos Bares de Copacabana. RENATO PANTERA no Programa BACKSTAGE RETRÔ!: https://www.youtube.com/watch?v=qIFKEaAAwsU 

Kâo Kâo-Renato Pantera na playlist Mumusic Best Latino of 2023: https://open.spotify.com/playlist/3dyaJDZiB36kYDlx4Egcjf?si=pL9uRD5JRjmG2UTNk6GSwQ&utm_source=whatsapp&utm_medium=whatsapp&_branch_match_id=1146196903451445709&_branch_referrer=H4sIAAAAAAAAA8soKSkottLXLy7IL8lMq9TLyczL1i%2BodEtz86lKCnBJAgD0GZv8IAAAAA%3D%3D&nd=1

https://open.spotify.com/intl-pt/album/2FVzptxOr3rrQWW1KZs0Q0?si=U3K0ZrDFTDuzBeLrBkJ4FQ&utm_source=whatsapp&utm_medium=whatsapp&context=spotify%3Aalbum%3A2FVzptxOr3rrQWW1KZs0Q0&nd=1&_branch_match_id=1146196903451445709&_branch_referrer=H4sIAAAAAAAAA8soKSkottLXLy7IL8lMq9TLyczL1ncLr7Dw8SvKz3dJAgCInhrPIAAAAA%3D%3D 

https://portalpopmais.com.br/descobertas-groover-renato-pantera-lanca-dia-de-verao/ 

https://soundcloud.com/renato10

https://open.spotify.com/artist/0PwYEVuU5YLZqdSfGoQdvU?si=44gPV2fZQ8iZ7OMbxgMrdA  


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.