More Val Tomato »"/>More Val Tomato »" /> Val Tomato - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Val Tomato

Compartilhe conhecimento

Como cantor, compositor e gaitista, Val Tomato é considerado um mestre do Blues no Brasil, trazendo na bagagem mais de 20 anos de carreira musical, já tendo participado em grandes festivais pelo país, como BSB Blues Festival (Brasília), Sesc’n Blues (Ribeirão Preto e Bauru), Buffalo Blues (Belo Horizonte), Caieiras Blues Festival Blues Etílicos e The Blues Festival (São Paulo) trabalhando ao lado junto de grandes nomes nacionais e internacionais.

O álbum “Novos Rumos” traz uma viagem musical onde a gaita é a protagonista, com composições próprias que partem do Rock, Blues, Pop, música celta, balada, entre outras sonoridades que a gaita é capaz de expressar por sua peculiaridade.

Val Tomato participou de diversos Festivais de Blues e Rock, pelos Sescs e ministrando Cursos e Oficinas de gaita: Sesc Bauru, Sesc Araraquara, Sesc Piracicaba, Sesc Catanduva, Sesc São José do Rio preto, Sesc Ribeirão Preto, Sesc Consolação, Sesc Guarulhos além de vários shows pelo Brasil como também cursos de gaita.

É o pioneiro do “ensino online” de Gaita no Brasil com mais de 3.000 alunos e suas redes sociais somam quase 100 mil seguidores e fundador do www.gaita.com.br.

E como referência em gaitas no Brasil, a marca Alemã Seydel Harmônicas , a fábrica de gaita mais antiga do mundo datada em 1847 e a Konsheng da China escolheu Val Tomato para fazer parte doseu time de representações no Brasil.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Val Tomato para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 24.09.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Val Tomato: Nasci no dia 24/09/1969 em São Paulo – SP. Registrado como Josival de Souza Abade.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Val Tomato: Desde pequeno na casa dos meus pais (José de Souza Abade e Maria José de Souza) a música sempre foi muito forte, sou filho de pernambucanos, então o Forró, Samba, Pagode sempre foram constantes. Lembro dos discos vinis do meu pai de Luiz Gonzaga, Sivuca, Gonzaguinha, Agepê, entre outros. Meu tio, Carlos, na época em que eu entrava na fase de adolescente já era um “DJ” fazendo os bailes nos bairros.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Val Tomato: Não cursei música na Faculdade nem em Conservatório, pois meu salário; quando eu tinha 20 anos de idade, não dava (risos) r estava longe este sonho. Então fiz aulas particulares em que consegui estudar e entender o universo da música.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Val Tomato: As maiores influências com certeza foram na adolescência ouvindo Funk, Soul na época dos bailes e do Furacão 2000. A galera dançava aqueles passinhos coreografados e ainda tinha “o momento das músicas lentas” em que se dançava agarradinho com uma garota e era sensacional! Ouvir James Brown, Marvin Gaye, The Commodores, The Jackson Five, entre outros. Foi importante para eu entender de música boa. Depois, eu escutei The doors, Allman Brothers, Muddy Waters, Little Walter, Sonny Boy Willianson II, entre outros. Mas hoje escuto de tudo um pouco; desde música Clássica ao Blues.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Val Tomato: Comecei a estudar gaita (harmônica) em São Paulo aos 20 anos de idade (1989), mas aos 22 anos, eu já estava na noite fazendo shows e montei a banda “Walking Blues”, em que chegamos a gravar um álbum e nos apresentamos no programa Jô Soares Onze e Meia, na 89, a rádio do rock e tocávamos em todos os cantos de São Paulo e fora também.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Val Tomato: Álbum com a banda Walking Blues – The king of Sunset town. Val Tomato – “Blues Harmônica”. Álbum – “Vinte longos anos. O DVD – O gato. Um Curso para gaita. Álbum “Novos Rumos” (2020). EP “Sozinho na Estrada”. Live com Participação do Manito sax (ex banda Incríveis).

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Val Tomato: Eu me considero um músico eclético, pois já gravei vários ritmos em meus álbuns e nunca sigo uma única linha que é o Blues tradicional. Já gravei Rock, Jazz, Instrumental, Baladas, Country, música Clássica, Blues tradicional e contemporâneo e uma música com influência forte de Bossa Nova.

08) RM: Quais os gaitistas que você admira?

Val Tomato: Gosto muito dos mestres gaitistas e também curto Rod Piazza, Willian Clark, Sugar Blue, Peter Mad Cat, entre outros.

09) RM: Como é seu processo de compor?

Val Tomato: Nunca sigo uma linha para criar música, ás vezes parto da melodia ou da harmonia, enfim vai acontecendo…

10) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Val Tomato: Eu componho sozinho e com músicos que vão aparecendo pela estrada.

11) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Val Tomato: Os prós é a liberdade de fazer o que realmente quer, compor e tocar aquilo que está a fim. Os contras, somente a falta do suporte, de uma estrutura preparada para o artista. Temos que tocar o que querem e como querem que seja.

12) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Val Tomato: Sempre trabalhei com aulas, shows, workshops ou oficinas e tenho cada um desses trabalhos seguindo uma linha de ação. As aulas considero como meu salário bruto e os demais seriam “os por fora” e o que acontecer é lucro. Por isso tenho liberdade de escolher onde vou tocar e assim escolher os esquemas que realmente vai valer a pena, caso contrário não faço.

13) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Val Tomato: Divulgação é a arma do negócio, mas tem que se mexer, saber onde e como vai divulgar o seu trabalho e o que se espera para não jogar tempo e dinheiro fora. Hoje a internet é um grande local de divulgação e o principal é agir! 

14) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Val Tomato: A internet ajuda muito a nossa arte ser reconhecida e aumentar o público, mas ficou complicado à venda de CDs, essa opção acabou depois da popularização da internet.

15) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Val Tomato: Até hoje, eu gravo somente em estúdio não gravei nada em home estúdio, então não sei dizer.

16) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Val Tomato: Continuo trabalhando e criando novas composições, ministrando aulas nunca paro! Importante estar aprendendo sempre e se inovando aprender é uma benção! Seja fiel ao que vc acredita e trabalhe duro.

17) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Val Tomato: Sinceramente não acompanho a fundo a música popular brasileiro.

18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Val Tomato: Já aconteceu de tudo um pouco citado na pergunta. São muitas histórias nestes 30 anos de carreira. Mas a melhor parte foi gravar e tocar com grandes músicos que realmente faz a diferença musicalmente por isso só tenho a agradecer!

19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Val Tomato: Sou feliz por completo, pois amo a música, amo ensinar e fiz e realizei o que somente a música poderia me proporcionar. Conheci pessoas maravilhosas, enfim só tenho a agradecer! Tristeza não tenho, pois aprendi a olhar por um outro lado e saber que momentos ruins são parte da vida. Desses momentos tirei lições maravilhosas. É só gratidão!

20) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Val Tomato: Dom musical acredito que seja igual ao Mozart que aos 5 anos de idade já era compositor e já tocava bem violino e piano. Esse tinha o dom.

21) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Val Tomato: Improviso é o ápice do músico! É hora de vivenciar tudo o que aprendeu.

22) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Val Tomato: A improvisação é algo que se estudou com muita teoria e técnica para ser aplicado e assim desenvolver o ato de improvisar no momento. Acredito que tudo vai se lapidando.

23) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Val Tomato: Não conheço métodos de improviso, então não posso falar sobre o assunto.

24) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Val Tomato: Com certeza que sim, não digo para o público em geral, mas para aqueles que gostam de blues, rock, country (risos).

25) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Val Tomato: Ser músico é dedicação, estudo, entrega, superação e ter a certeza que sua arte vai fazer bem ao próximo. Aonde se trabalha com a emoção e alma são caminhos mais profundos e precisará ser um bom empreendedor de negócios. Então, estude dentro e fora da área musical.

26) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Val Tomato: Sinceramente este cenário é como se ele nem existisse para mim. Não faço parte e nunca fiz questão de tentar entrar, são caminhos que não estão conectados com a minha arte.

27) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Val Tomato: São os melhores espaços para o músico trabalhar, desde a produção e os shows são extremamente profissionais. Valorizam o artista como deveria ser! Muito obrigado a RitmoMelodia e a todo seu público!

28) RM: Quais os seus projetos futuros?

Val Tomato: Continuar ensinando, gravando músicas novas e fazendo show. Fazendo o que sei fazer e tentar melhorar sempre!

29) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Val Tomato: (11) 99663 – 2879 | www.valtomato.com.br | www.gaita.com.br

| https://www.instagram.com/valtomatogaita

| https://web.facebook.com/valtomato

| https://linktr.ee/valtomatogaita 

Canal: https://www.youtube.com/user/Valtomato 

Live do Sopro + Convidado Especial: https://www.youtube.com/watch?v=w1qWJX0rujY 

Playlist como tocar Gaita: https://www.youtube.com/watch?v=czh0JyI28qU&list=PLw65rzR0X-jtR2DGNemiKKNbBBXM6NsEB 

Playlista técnicas como tocar Gaita: https://www.youtube.com/watch?v=t4Lw0DbBKqs&list=PLw65rzR0X-jvjpcUNbch0C5tVoYxiOCRy


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.