More Jovens musicistas fazem concertos em SP, RJ e MG »"/>More Jovens musicistas fazem concertos em SP, RJ e MG »" /> Jovens musicistas fazem concertos em SP, RJ e MG - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Jovens musicistas fazem concertos em SP, RJ e MG

Compartilhe conhecimento

Projeto gratuito de qualificação de jovens artistas da música sinfônica vence barreiras e celebra a 25ª edição com um público de mais de 100 mil pessoas.

Apresentações gratuitas e a preços populares vão percorrer São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Iniciativa busca abrir as portas do mercado para jovens artistas e ampliar o alcance da música clássica.

A partir de 4 de junho de 2024, chega a São Paulo a 25ª edição da Academia Jovem Concertante (AJC), um projeto com mais de uma década de história e que representa a única Orquestra Itinerante Brasileira, profissionalizando músicos de norte a sul do país. É com o apoio da AJC que milhares de jovens artistas da música clássica têm a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em grandes palcos, experiência fundamental para que estes músicos venham a integrar orquestras nacionais e até mesmo internacionais.

Idealizada pela renomada pianista mineira Simone Leitão, a Concertante busca preencher a lacuna entre a formação clássica e a profissão de músico de orquestra. A Orquestra-Academia já recebeu mais de 1000 músicos nestes 12 anos e funciona como um laboratório de treinamento de alta performance da música sinfônica, lapidando o talento destes jovens.

Um dos grandes nomes que passaram pela AJC é o violinista Thierry de Lucas Neves, nascido em Goiânia, que foi Spalla na Concertante. Aos 21 anos, ele foi selecionado para fazer parte de uma das melhores escolas de música do mundo, a Manhattan School of Music, em Nova York, onde vive desde 2017. Hoje, Thierry está brilhando na Sphinx Symphony Orchestra e se tornou uma inspiração para jovens músicos. Conterrânea de Thierry, a violinista Michelle Guedes Lisboa, de 19 anos, de Jaraguá, no interior de Goiás, é uma das participantes desta edição da Concertante e sonha em trilhar os caminhos do artista.

“É uma experiência rica pois estes jovens vão amadurecendo profissionalmente e trocando experiências. Os participantes também contam com todo o suporte técnico para que estejam preparados para encarar novos desafios profissionais. Muitas vezes é o pontapé que faltava para suas carreiras avançarem. Vemos ex-alunos nossos que hoje estão empregados em grandes orquestras do Brasil e também no exterior”, comenta a pianista Simone Leitão.

As apresentações também são uma oportunidade para estes artistas ganharem visibilidade. Mais de 100 mil pessoas já assistiram a 200 concertos da Academia Jovem Concertante, que já passou por 15 estados do Brasil. Os músicos recebem bolsas para participarem da imersão e pelas apresentações. Todas as despesas são pagas pelo projeto.

Uma das estratégias da Academia Jovem Concertante (AJC) é levar a música clássica a diferentes regiões do Brasil e a populações carentes ou distantes das capitais. Pra isso, a turnê se apresenta em Salas prestigiadas e também em pequenas cidades do interior, que estão fora do circuito sinfônico. Todos os anos, o projeto percorre pelo menos três regiões do país.

Paralelamente, o grupo também realiza os “Concertos Didáticos”, que são apresentações exclusivas para alunos das redes públicas de Educação. “O objetivo é mostrar aos jovens da periferia e do interior do país como a música clássica pode ser apaixonante. Nestas apresentações didáticas, os músicos também contam a sua trajetória, como chegaram até ali, inspirando as crianças, e mostrando que elas também podem seguir a carreira de músico de orquestra”, explica Simone Leitão.

Nesta edição, foram selecionados 45 jovens, entre 18 e 29 anos, de 11 estados brasileiros (Bahia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte), além de uma jovem venezuelana, que vive em Roraima.

A Orquestra da Academia Jovem Concertante (AJC) terá um repertório encantador e apaixonante nesta edição, trazendo a monumental Sinfonia nº 2 em Ré Maior do alemão Johannes Brahms, o Concerto para piano e orquestra em Lá menor do norueguês Edvard Grieg – com a pianista e diretora artística Simone Leitão, e a obra “Da Terra” – com a ilustre presença da própria compositora paraense Cibelle Donza. A regência é do maestro Daniel Guedes.

A turnê terá apresentações na Sala São Paulo e no Theatro Avenida, em São Paulo, na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, e no Theatro Municipal de São João Del Rei, em Minas Gerais. A maior parte das apresentações são gratuitas (Confira abaixo toda a programação e informações sobre ingressos).

Outras informações: A Academia Jovem Concertante é uma das iniciativas da Brasil Classical, criada em 2009 pela pianista Simone Leitão com o objetivo de incentivar e apoiar atividades musicais independentes e a realização de recitais e concertos. A AJC é realizada por meio da Lei Rouanet do Governo Federal, através do patrocínio master da Redecard e da Fazenda Nova Cintra em ES do Pinhal.

A pianista mineira Simone Leitão tem destaque internacional e realiza concertos nas Américas, Europa e Ásia. Já esteve quatro vezes no Carnegie Hall, em Nova York. Leitão já foi solista com a Filarmônica de Minas, Miami Symphony, OSB entre outras e gravou para as rádios BBC 3, Danish, Southern California, Classical e MEC. Simone Leitão tem Doutorado em Piano Performance e Musicologia pela University of Miami e Mestrado em Performance pela Norwegian Academy of Music em Oslo, foi aluna de Ivan Davis, discípulo de Horowitz.

SERVIÇO – TURNÊ CONCERTOS ORQUESTRA JOVEM CONCERTANTE:

Espírito Santo do Pinhal – SP

Data: 08/06/2024 – Horário: 18h – Local: Theatro Avenida – Endereço: Av. Oliveira Mota, 50 – Centro, Espírito Santo do Pinhal. Ingressos gratuitos. Retirada através do link: https://theatroavenida.byinti.com/#/event/academia-jovem-concertante 

São Paulo – SP

Data: 09/06/2024 – Horário: 11h – Local: Sala São Paulo – Programação Matinais. Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo. Ingressos gratuitos. Obs.: Disponibilizados uma semana antes, dentro do site da Sala São Paulo – https://salasaopaulo.art.br/salasp/pt , como ocorre com todos os Matinais.

Rio de Janeiro – RJ

Data: 11/06/2024 – Horário: 19h – Local: Sala Cecília Meireles Endereço: R. da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro. Ingressos: R$40 inteira / R$20 meia entrada. Link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/e1b0d11f32cb862799e1e0c210150b10069abdf2

São João del Rei – MG

Data: 13/06/2024. Horário: 19h. Local: Theatro Municipal de São João del Rei. Endereço: R. José Gomide, S/N – Centro, São João del Rei – MG.  Ingressos gratuitos: Retirada através do link:  https://www.sympla.com.br/evento/academia-jovem-concertante/2462682

ASSESSORIA DE IMPRENSA ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE: Larissa Coelho | [email protected] | (21) 99713-9252


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.