More Desastre a ser evitado – Lei de Direito autoral »"/>More Desastre a ser evitado – Lei de Direito autoral »" /> Desastre a ser evitado - Lei de Direito autoral - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Desastre a ser evitado – Lei de Direito autoral

Lei de Direito autoral
Lei de Direito autoral
Compartilhe conhecimento

Mais um ano se passou e a Lei de direito autoral com pouca coisa a festejar. Recentemente li que um determinado canal de TV a cabo foi condenado a pagar ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), uma dívida pela utilização de obras de autor em sua programação que fizeras sem pagar os direitos autorais aos verdadeiros titulares.

Canal de TV a cabo e a Lei de direito autoral

Mas o tal canal de TV a cabo já buscou recursos em Tribunais Superiores objetivando escapar da condenação. Vamos ficar de olho. Sabemos que muitos veículos de comunicação (rádios e TVs), principalmente aqueles que pertencem a políticos – que é a maioria dos veículos de comunicação, –  também fazem o mesmo, ou seja, utilizam obras de autor e não pagam por essa utilização e buscam todas as brechas e artimanhas da Lei para não pagar nunca.

O poder público é também um dos grandes devedores desses direitos

Prejudicando a vida do criador (compositores, autores), e o fazem em nome do direito público que deve ter prioridade frente ao direito do particular. Nesse diapasão, todos se arvoram no direito de lesar o autor, de lesar ao titular de direitos autorais.

O que vemos é que desde o fonógrafo de Thomas Edison, ou mesmo desde a imprensa de Gutemberg no século XV, que se vêm lesando tais direitos. E agora recentemente a internet vem portando definitivamente a coroa de rei dentre os lesadores de direitos autorais. Mas essas novidades e invenções tecnológicas na comunicação exigem dos legisladores a criação de leis próprias para proteger as obras intelectuais. Leis que regulem a utilização dessas obras.

O novo século que está em início, tem a responsabilidade de buscar mecanismos que protejam a obra de autor. Nesses momentos de globalização a questão autoral caiu no meio de uma série de debates nos mais altos fóruns de nossa civilização. Nós os autores não podemos ficar inertes ao aparecimento de tecnologias como o MP3 e outras formas de captar, de baixar obras sem autorização e sem que o autor tenha algum proveito, num desrespeito à Lei.

Hoje com o uso indiscriminado de obras em todos os cantos do mundo cabe ao direito buscar soluções para que os autores recebam o que lhes é devido pelos seus direitos de autor. Não havendo esse esforço dos legisladores, haverá graves conseqüências para a vida do autor. Há que se conseguir pelos meios legais uma alternativa capaz de corrigir tais problemas praticados na internet. Devem ser colocado em prática instrumentos e ações previstas em novas leis capazes de regulamentar tais situações factuais.

O que se vê no momento é um crescimento da economia e isso cria um conjunto de fatores que potencialmente podem gerar a produção de maiores tecnologias e da utilização de todas as facilidades que esta nos proporciona e entre elas haverá ainda mais a utilização de obras de autor e esses ainda não dispõem de medidas que possam salvaguardar seus direitos constitucionais (art. 5º XXVIII), para resguardar a utilização indiscriminada de suas obras sem o pagamento dos direitos autorais.

O autor tem o direito a uma justa recompensa financeira pela utilização e exploração econômica de sua obra, assim como a defesa de seus direitos morais. E é isso que devemos buscar de nossos legisladores. Vamos ficar de olho, porque só assim poderemos fiscalizar e incrementar os direitos autorais já conquistados e exigir o cumprimento da Lei que temos.

Mais em Mercado Musical

*Jorge Mello – Cantor, compositor, produtor e advogado.

Contatos: (11) 5612 – 2390 / 9311 – 0497  – E-mail e site:[email protected] / www.myspace.com/jorgemello /www.jorgemello2.hpg.ig.com.br


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.