More Susie Mathias »"/>More Susie Mathias »" /> Susie Mathias - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Susie Mathias

Compartilhe conhecimento

A cantora e compositora paulistana Susie Mathias, iniciou sua carreira artística em 1981, se apresentando em bares e festivais pelo interior de São Paulo e Minas Gerais.

Foi por 11 anos (1998 até 2009) cantora do grupo de música étnica Mawaca, onde interpretava músicas finlandesas, japonesas, indígena, africanas etc. e, teve sua música em parceria com Oswhaldo Rosa, “ACOMETADO” (Gabriel Levy / Oswaldo Rosa / Susie Mathias), gravada pelo grupo no CD – “Pra Todo Canto”.

Pesquisou os ritmos brasileiros oriundos do lundu, viajou para várias regiões brasileiras em busca dos tambores e das manifestações populares. Dançou com sua gente, comeu sua comida e ouviu suas histórias. Desta pesquisa nasceu o CD – “Canção das Moças”, gravado pela gravadora Paullus em 2006.

Conheceu e fez parte do grupo “Gafieira na Casa” e gravou o EP – “Samba de Fino Traço”, tendo como tema o olhar feminino no universo desta vertente do Samba.

Seu trabalho antes da pandemia do covid-19, foi conceber e apresentar no Teatro Folha o show PRA NÃO DIZER QUE ME ESQUECI DAS FLORES, inspirado no Painel A VERDADE AINDA QUE TARDIA de Elifas Andreato.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Susie Mathias para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 07.12.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Susie Mathias: Nasci no dia 30 de outubro de 1961 em São Paulo – SP. Registrada como Suzi Regina Mathias.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Susie Mathias: Na infância:  quando ganhei uma pequena sanfona e toquei Asa Branca (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), meu pai (Paulo Otaviano Mathias) foi cantor de rádio na cidade dele e minha mãe (Maria Antônia Soares Mathias) adorava cantar Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Elizete Cardoso… Havia muita música em casa.

Na adolescência: quando iniciei aulas de violão e meu professor me convidou para cantar na sua orquestra onde comecei a cantar profissionalmente.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Susie Mathias: Minha formação acadêmica: Musicoterapia.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Susie Mathias: No passado: Waldemar Henrique, Luiz Gonzaga, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Rita Lee, Mestre Verequete

No presente: Nilson Chaves, Walter Freitas, Rafael Lima e Celso Viáfora, entre outros.

Aqueles e aquelas que me influenciaram continuam muito presentes em minha vida

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Susie Mathias: Em 1981, primeiramente na orquestra do meu professor de violão em bailes da saudade e em bailes jovens, logo depois passei a cantar em algumas bandas em bares, clubes e teatros. Após isso, iniciei carreira solo cantando em projetos da prefeitura, praças, bibliotecas, teatros e Sescs.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Susie Mathias: Durante onze anos fui cantora do grupo de word music Mawaca (https://mawaca.com.br) onde participei de seis CDs.

Em carreira solo, gravei o CD – Canção das Moças e o EP – Samba de Fino Traço.

Participei de gravação de vários CDs como convidada: por exemplo: de Paulo Bira – Brasileirinhos, de Paulo Barroso – As Marés, de Alcides Neves – Doutor LoukAmérica, do poeta Rogério Nóia da Cruz – Pequeno Ensaio de Um Poeta em Construção.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Susie Mathias: Música brasileira.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Susie Mathias: Sim. Com as professoras Cida Moreira e Linda Martinelli.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Susie Mathias: A técnica vocal melhora o desenvolvimento de seu instrumento musical, ou seja, a própria voz, como também sua qualidade como dicção e clareza. O cuidado com a voz é salutar tanto física quanto psicologicamente.

10) RM: Quais as cantoras(es) que você admira?

Susie Mathias: Marisa Monte, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Elis Regina, Yma Sumac, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Jane Duboc

11) RM: Como é seu processo de compor?

Susie Mathias: Eu faço melodia. Presto atenção aos sons que estão ao meu redor; à primeira e segunda notas do canto de um pássaro dou continuidade, criando uma melodia; ou quando estou ao piano; ou quando me encomendam uma melodia para uma letra.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Susie Mathias: Oswhaldo Rosa e Jairo Cechim.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Susie Mathias: A única coisa a favor na carreira independente é a liberdade de criação, entretanto, a falta de estrutura, a falta de apoio, a invisibilidade na grande mídia, a multitarefa (produção, divulgação…) são os empecilhos que muitas vezes se tornam intransponíveis para muitos de nós.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Susie Mathias: Primeiramente, determino o propósito da realização do trabalho; exemplos: apresentação de canções de determinado povo e ou etnia, canções de determinada região ou época, exploração de ritmos, etc. Depois, seleção de músicas para o Repertório. Convidar músicos que se identificam com o trabalho, através da exposição do projeto.

Alocação de espaços para ensaios. Apresentar o projeto para produtores de espaços culturais e agendar apresentações. Com base no fechamento da agenda, trabalhar a divulgação. Em palco: figurino, cenografia, iluminação, som e interpretação.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Susie Mathias: Como descrevi acima, faço toda parte de produção. Sempre dependi de auto patrocínio. Mesmo tendo alguns projetos aprovados por leis de incentivo fiscal, nunca consegui captar recursos financeiros de empresas. Mas, tenho meu próprio estúdio (Casa Pluri), onde são realizados gravações, ensaios e eventos não só meus, mas também de outros artistas.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Susie Mathias: A internet ajuda nas divulgações de eventos, na difusão das minhas composições, porém, interferiu de modo irreversível na venda de CDs (mídia que se tornou obsoleta).

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Susie Mathias: Como vantagem posso dizer sobre independência em relação à indústria fonográfica, acesso a um público maior e “infiltração” no mercado. Quanto a desvantagem, a falta de infraestrutura que a própria indústria fonográfica possui.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Susie Mathias: Crio projetos culturais que apresento a Secretarias de Cultura, Sescs e, às vezes, alugo teatro para apresentações.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira? Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Susie Mathias: Roberta Sá, Maria Gadú, Jorge Vercillo, Tulipa Ruiz. Todos são muito bons, entretanto, Maria Gadú e Jorge Vercillo são os que têm maior consistência. Não tenho opinião alguma sobre quem regrediu.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

 

Susie Mathias: Fui agarrada por um fã, no palco da Choperia do Sesc Pompéia. Fui socorrida pelos seguranças.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Susie Mathias: O que me deixa mais feliz: o carinho do público. O que me deixa mais triste: o desinteresse das grandes mídias falada, escrita e televisiva.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Susie Mathias: Sim, existe. Uma combinação física e química, orgânica e mental, o Dom musical é um diamante bruto, com o qual a gente nasce com ele ou não. E, como diamante, precisa ser lapidado para ser desenvolvido e aprimorado através da prática e do exercício das técnicas vocais.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Susie Mathias: Arte de compor e inventar uma melodia, uma harmonia, um solo, um ritmo a partir de uma célula ou uma frase.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Susie Mathias: Sim, existe. Porém, a improvisação exige conhecimento de harmonia, ritmo, melodia. Improvisa-se a partir de uma música já existente dando-lhe uma nova “vestimenta” ou através da criação imediata de outra música.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Susie Mathias: Como disse acima, a improvisação exige conhecimento e criatividade. Criatividade esta que permite transcender quaisquer métodos, mesmo que, na improvisação, se desvie da temática inicial.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Susie Mathias: Não sou musicista, não toco nenhum instrumento, mas, sei que a Teoria Musical ou o Estudo da Harmonia significa entender formas de acordes, relação de acordes e relação entre acordes e escalas.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Susie Mathias: Sim. Programas como “O Samba Pede Passagem” de Moisés da Rocha, “Sons do Brasil” de Serginho Sagitta, da Rádio USP, tocam minhas músicas sem este apelo.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Susie Mathias: Estudar, estudar e estudar.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Susie Mathias: “Se não fossem os festivais de música, ninguém conheceria Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, nem mesmo eu” – disse Milton Nascimento, em entrevista à TV Cultura.

Os festivais revelaram porque havia interesse da indústria cultural. Hoje, não mais. Tenho amigos que ganharam festivais de TV, em primeiro e segundo lugares, e continuam na mesma batalha sem serem revelados.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Susie Mathias: Eu prefiro não comentar.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Susie Mathias: São espaços abertos apresentação de artistas independentes (no caso do Sesc, em palcos alternativos como praças de convivência), com divulgação nas mídias próprias dessas instituições a seu público assíduo. Os palcos principais são específicos para artistas, mesmo independentes, que já tenham bastante visibilidade e público suficientemente grande.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Susie Mathias: Retomar o projeto que é a menina dos meus olhos: Samba de Fino Traço (ótica feminina sobre o universo da gafieira), gravar e fazer shows. Afora realizar projeto de canções infantis.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Susie Mathias: (11) 97130 – 8550 | [email protected] | [email protected]

| https://www.instagram.com/susiemathiascantora

| https://www.facebook.com/OswRosa

| https://www.instagram.com/oswhaldorosa

Canal: https://www.youtube.com/@SusieMathias 

Susie Mathias em PRA NÃO DIZER QUE ME ESQUECI DAS FLORES, interpreta ANGÉLICA, de Chico Buarque: https://www.youtube.com/watch?v=JSY_JPHpVik 

Acometado (Gabriel Levy / Oswhaldo Rosa / Susie Mathias) Mawaca: https://www.youtube.com/watch?v=Qf8jUnjcry8 

Álbum Canção das Moças: https://www.youtube.com/watch?v=q15cscHPoKw 

Susie Mathias interpreta ROSA DOS VENTOS (Chico Buarque) CARTOMANTE (Ivan Lins-Víctor Martins): https://www.youtube.com/watch?v=_g5Jd45OiYM 

Playlist de shows: https://www.youtube.com/watch?v=JSY_JPHpVik&list=PLwcm9w_0f8Lsd-4GT96Z9OIGpmQzRYvJ_ 

Susie Mathias, interpreta O QUE FOI FEITO (Milton) e PEQUENA MEMÓRIA (Gonzaguinha): https://www.youtube.com/watch?v=pxnVrjCZC50 

O QUE VIER EU TRAÇO: https://www.youtube.com/watch?v=vI0N5YbdV90

ENTREVISTA COM SUSIE MATHIAS 2: https://www.youtube.com/watch?v=MwFD0Espi64&t=1068s


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.