More RENEGADOS Além dos Rótulos »"/>More RENEGADOS Além dos Rótulos »" /> RENEGADOS Além dos Rótulos - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

RENEGADOS Além dos Rótulos

Compartilhe conhecimento

 

RENEGADOS Além dos Rótulos é uma banda de Rock, Blues, Jazz Fusion, World Music, tendo nas suas composições, elementos da música de várias partes do mundo, especialmente da música brasileira com raízes nordestinas.

Sempre antenada com os acontecimentos atuais, a banda tem influência direta das épocas áureas do Rock dos anos 50, 60 e 70, com as características da pulsação, criatividade e energia das artes daquele período. Tendo um cuidado especial com a timbragem dos equipamentos e instrumentos, os músicos procuram usar sempre amplificadores valvulados para guitarras e contrabaixo.

A bateria possui timbres variados e efeitos de percussão. Também são usados instrumentos como violão, harmônica, teclado e outros. Os efeitos de guitarra, que dão um toque experimental, progressivo e psicodélico ao som, vêm de pedais analógicos, tipo: Phaser, Flanger, Delay e Wah Wah, usando também distorção Over-Drive do amplificador. Contrabaixo com equalizador e distorção Bass Drive.

Além da parte instrumental, a banda traz fortes letras que abrangem variados temas sociais, políticos e poéticos. Junto com o repertório autoral, a banda faz uma viagem pelo universo musical de vários artistas e grupos musicais como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Cream, Santana, The Doors, Raul Seixas, Luiz Gonzaga, entre outras diversas influências.

A RENEGADOS Além dos Rótulos está na estrada desde 1993 e lançou em 2001 seu primeiro álbum, intitulado “SEM FRONTEIRA”, gravado durante apresentações no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e Alforria Bar em Fortaleza – CE.

O segundo álbum, “A ESSÊNCIA”, foi gravado durante shows realizados no Centro Cultural Dragão do Mar, no Centro Cultural Banco do Nordeste e no interior do Ceará. Foi mixado e masterizado em estúdio em julho de 2003.

O terceiro álbum “ALÉM DOS RÓTULOS”, foi gravado em estúdio e apresentações ao vivo entre 2007 e 2011, sendo lançado em 2012.

Convidada para vários eventos, a banda participou de festivais como: Ceará Music, Vida e Arte, Mostra Sesc Cariri de Cultura, Feira da Música, Mostra de Teatro de Guaramiranga, mostra Jazz e Blues, Festival Pró-Cultura e encontros de motociclistas, como o I e II Fortaleza Motorcycle com a participação de Moto Clubes de vários estados. E também apresentações em projetos literários, teatrais e educativos em inúmeras escolas de Messejana e outros bairros de Fortaleza – CE, buscando em suas atividades intervenções com elementos da cultura popular contemporânea.

 

Em setembro de 2013, a banda se apresentou no Parque Belenzinho e no Centro Cultural SP em São Paulo, também em dezembro do mesmo ano a banda comemorou 20 anos de trajetória com um show no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza – CE no projeto POLIFONIAS juntamente com os convidados Manasses de Sousa, Felipe Cazaux, Débora Maciel, Mimí Rocha, na ocasião do evento foi gravado um DVD.

Começou 2014 com um show histórico realizado no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga em parceria com o projeto Casa do Blues e Depois de inúmeras apresentações no decorrer desse ano, em dezembro de 2015 lançou o DVD – Banda RENEGADOS Além dos Rótulos AO VIVO.

Em 2017, lançou o álbum “PRA SE SENTIR VIVO” e segue na estrada com novos projetos. RENEGADOS Além dos Rótulos, pulsa uma poética musical atual e com sabor de Classic Rock.

Marcelo Renegado é o cantor, compositor, guitarrista e fundador da banda e suas composições alimentam a vertente Rock da banda, além de mostrar o seu contato com outros gêneros musicais a influenciar sua escrita sonora. A maneira de perceber o universo musical que o rodeia gerou a possibilidade de registrar seu olhar nos álbuns gravando.

Algumas de suas composições foram lançados videoclipes: “Navegante do Amanhã”, “Sertão da Alma”, “Gente que Sente”, “Ataque Blues”, sendo o terceiro em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes através de um trabalho desenvolvido com base na troca de experiências com os alunos dos cursos de formação técnica em Áudio Visual.

Escrever e tocar são o universo de Marcelo. Além do violão, da guitarra, a gaita, as teclas também lhe fazem companhia… Munido de letras e músicas, percorre o Ceará divulgando seu trabalho e mostrando o valor da música produzida em sua terra natal. Também participando de eventos em outras regiões do Brasil.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Marcelo RENEGADO da banda RENEGADOS Além dos Rótulos para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 23.01.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Marcelo Renegado, nasci no dia 26 de julho de 1972 em Limoeiro do Norte – Ceará. Registrado como Marcelo Pinheiro Rocha. A banda é formada por Marcelo RENEGADO na voz e guitarra, meu irmão Ricardo Pinheiro Rocha na bateria e vocais (nasceu no dia 16/10/1974), Romualdo Filho no contrabaixo (nasceu no dia 29/08/1981), Celso Silva na percussão (nasceu no dia 14/02/1957).

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

RENEGADOS Além dos Rótulos: Meus primeiros contatos com a música foram ainda bem criança, através de discos de vinil que eu ouvia numa pequena vitrola da minha mãe e através das difusoras de parques e circos que eram montadas por temporadas em um terreno baldio em frente à minha casa em Tabuleiro – CE.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Vivo dentro da arte desde o início de minha existência, não tenho formação acadêmica. Sou músico e cantor autodidata, compositor e também fundador da banda RENEGADOS Além dos Rótulos, junto com meu irmão Ricardo Pinheiro Rocha (baterista e vocal).

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Minhas influências e dos músicos da banda RENEGADOS Além dos Rótulo são inúmeras… Escutamos  desde música tribal à música clássica, passando pelo Rock, Blues, Música Brasileira e de diversos outros lugares do mundo… Nada deixou de ter importância em nossa formação, pelo contrário, isso reflete hoje intensamente em nosso trabalho autoral, não como uma grande salada ou uma mistura de liquidificador, mas sim em porções e pitadas alquímicas.

Claro que a vertente principal, a espinha dorsal do nosso trabalho está firmada no Rock e no Blues, mas também recebe influências de poesia e de várias linguagens artísticas. Temos influências tanto da música Regional nordestina como do psicodelismo, do progressivo, do Jazz Fusion Latino, da música árabe e de escalas indianas, dos antigos druidas, ciganos e etc.

Enfim, as influências vão desde os ponteios dos violeiros nordestinos à música celta e outras mais. Mas evidentemente tudo isso sempre buscando manter a pulsação e irreverência do bom novo e velho Rock “and” Roll das raízes.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Como quase todas as bandas de Rock começamos a tocar na garagem por brincadeira e depois o negócio foi ficando sério. Nessa época nós ensaiávamos de 7 horas da manhã à meia-noite todos os dias. Os vizinhos adoravam, só uma vez teve uma reclamação via telefone, então como “bons adolescentes rebeldes” aumentamos em uma hora os ensaios, aí nunca mais reclamaram (risos).

Bom, brincadeiras à parte, depois dessa etapa no início dos anos 90 começamos a tocar em vários bares e casas de shows da cidade. O primeiro show foi um local em Messejana – CE chamado Bar IP (Irmãos Pinheiro), que foi feito em homenagem a outro Bar de mesmo nome já existente em Mossoró – RN, fundado pelo nosso Avô Hercílio Pinheiro (que era repentista cantador de viola) em sociedade com seus dois Irmãos Joaquim e João Pinheiro.

Nesse novo Bar que começamos a tocar em Messejana rolaram diversas festas com bandas de Rock e também festivais de cantoria com muitos poetas repentistas, inclusive em uma dessas ocasiões com a presença do poeta Patativa do Assaré que também conhecia o nosso avô…

06) RM: Quantos CDs foram lançados?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Lançamos quatro CDs. Em 2001, lançamos o primeiro CD: “SEM FRONTEIRA”, gravado ao vivo, durante a abertura de três shows da banda Blues Etílicos em um Bar chamado Alforria e no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza – CE, funcionou como uma espécie de disco DEMO e virou uma edição para colecionadores.

Os outros três são: Em 2003, o CD – “A ESSÊNCIA”, disco híbrido com gravações ao vivo e estúdio.

Em 2012, o CD – “ALÉM DOS RÓTULOS”. Em 2017, o CD – “PRA SE SENTIR VIVO”, gravado totalmente em estúdio.

Em 2013, gravamos um DVD ao vivo no show comemorativo dos 20 anos da banda no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar. Esse DVD e outras imagens de diversas de entrevistas, mini Doc e outras apreciações estão em nosso canal oficial RENEGADOS Além dos Rótulos no YouTube.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Embora costume dizer que a essência da linguagem é Rock and Roll, o próprio nome da Banda já nos define como: “Além dos Rótulos”…

08) RM: Você estudou técnica vocal?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Não estudei técnica vocal, embora hoje em dia já tenha assimilado algumas noções técnicas que fui adquirindo empiricamente ao longo do tempo…

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Sem dúvida é de extrema importância o estudo da técnica vocal, tanto pelo cuidado com a saúde vocal para não se machucar como para proporcionar um melhor desempenho sonoro…

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Marcelo Renegado: Há, são tantos e tantas que ao citar nomes aqui vou acabar fazendo injustiça com vários nomes (risos). Mas vamos lá,
Elvis Presley, Luiz Gonzaga, Jim Morrison, Robert Plant, Janis Joplin, Etta James, Elis Regina, Maria Bethânia, Luiz Carlos Porto, Ian Gillan e etc… São muitos os cantores e muitas cantoras, não dá para citar sem deixar de fazer jus a um bocado de gente boa…

11) RM: Como é seu processo de compor?

RENEGADOS Além dos Rótulos: O processo é variado, às vezes componho sozinho, às vezes em parceria… Algumas vezes a letra vem antes da melodia, outras vezes a melodia, em outras ocasiões as duas acontecem ao mesmo tempo. Algumas composições são feitas de uma vez só, mas também acontece de uma parte ser feita em um tempo e depois a outra parte ser concluída com vários anos depois. É um processo muito diverso, só procuro deixar que seja espontâneo. Claro que tem que haver empenho, dedicação e trabalho, mas sempre partindo do ponto inicial do desejo de inspiração para depois passar para a parte da transpiração e elaboração mais detalhada da obra…

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Tenho várias composições solitárias, mas também tenho algumas com meus primos Ezio Pinheiro e Gonzaga Pinheiro e algumas outras com alguns poucos parceiros amigos.

Já os arranjos, trabalhamos em conjunto na banda, sendo: Eu na guitarra e voz, meu irmão Ricardo Pinheiro Rocha na bateria e vocais, Romualdo Filho no contrabaixo e Celso Silva na percussão.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

RENEGADOS Além dos Rótulos: “Os contras” são: que você tem que vencer várias feras por dia, trabalhando em várias posições, sendo o próprio promoter, segurança, motorista, técnico de áudio, carregador de caixa. E acumular mais diversas outras funções além do ofício especificamente artístico e ainda encontrar quem pergunte: “Você é músico, mas trabalha mesmo com o quê”? Aí quando estou com paciência respondo: eu trabalho em todas essas funções citadas e que normalmente seriam remuneradas com salário, férias e outros direitos, mas recebo apenas por uma, às vezes quando não tentam nos dar calotes (risos).

Quanto aos prós, além de estar “livre do pentelhamento” de produtores, de gravadoras tentando ditar o que é certo e errado, o assim e o assado para sua carreira. As coisas boas são: a dádiva de viver fazendo o que gostamos de fazer, o que nos dá tesão, motivação para continuar, o que nos mantém vivos. Essa é a verdadeira Fonte da Juventude, se sentir bem com o que realiza durante a vida!

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Cumprir com dignidade e responsabilidade todos os compromissos e metas assumidas.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Marcelo Renegado: Realizamos um trabalho com consciência e consistência artística, fazemos produções independentes. E também participamos de editais com diversos projetos, fazemos divulgação nas redes de internet e algumas rádios e TVs locais. E já fizemos trilha sonora para abertura de festival de cinema, peças de teatro e abertura de exposição de artes plásticas, transitando assim entre várias linguagens artísticas.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: A internet como tudo, tem no mínimo os dois lados da moeda. Ao mesmo tempo que de certa forma democratizou o acesso à mídia, principalmente para os artistas independentes, que passaram a ter o poder de lançar sua arte para o mundo inteiro, mesmo estando no mais longínquo lugar do Sertão, por outro lado também tem a enxurrada de informação, muitas vezes de qualidade duvidosa e esse mesmo mecanismo que facilitou por um lado o registro de gravação e divulgação, também fez com que acabassem as vendas de discos físicos por exemplo… Mas no geral acho que mais ajudou do que prejudicou, embora cada dia mais esteja funcionando apenas com tráfego pago para ter um alcance maior das postagens e dos produtos apresentados…

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

RENEGADOS Além dos Rótulos: A vantagem, é que hoje em dia, você com um equipamento de qualidade razoável com uma boa captação e bom senso e talento pode produzir um trabalho que não deixa a dever ao de nenhuma grande gravadora! A venda de discos físicos praticamente acabou e as plataformas digitais ainda funcionam de forma que o retorno financeiro demora a chegar e as informações contidas na obra também são muito limitadas na parte de ficha técnica e etc. Essas são coisas que ainda têm que ser bastante melhoradas…

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Além de apresentar um trabalho consistente, estamos cada dia mais procurando aperfeiçoar nossas mídias digitais. Esse é o novo caminho para os artistas independentes e inclusive para os antigos e renomados que hoje estão também sem gravadoras e tendo que andar com suas próprias pernas fazendo sua própria promoção mais direta com o público em geral.

19) RM: Como você analisa o cenário do Rock no Brasil? Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Acho que hoje, como em todas as épocas tem muita gente interessante, só que estão em sua maioria fora da grande mídia. Basicamente o que modificou foi a direção do foco aplicado pelos interesses de mercado que determinam o processo de massificação cultural. Quanto aos artistas antigos, não sei se regrediram, acho que é mais uma questão de estarem fora de foco mesmo! Gosto bastante do Chico César, por exemplo, já outras “ditas revelações” mais recentes, sinceramente não me chamam muita atenção!

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Ah, nesses 30 anos já foram muitas situações e algumas citadas na pergunta. Desde chegar no local do show marcado e não ter nenhum equipamento de som para tocar. Tentativas de intimidação com o uso de arma de fogo por parte de produtores caloteiros.

E até uma “perseguição digna de filme de ação” para recuperar instrumentos roubados pelo empresário de uma grande artista nacional. Não convém citar o nome, até porque a pessoa já não está mais nesse plano e também por achar que o fato não ocorreu com a conivência do conhecimento dela. Mas esse caso se deu quando deixamos nosso equipamento no escritório do diretor do clube e um dos produtores de um festival com 12 horas de música sem parar. E quando voltamos na manhã seguinte para pegar nosso equipamento estavam faltando duas guitarras fender e um contrabaixo que foram levados por essa equipe de produção, depois de uma discussão e desavença na hora do pagamento de seu respectivo cachê (que depois pelo que apuramos) não queriam aceitar que fosse pago uma parte em cheque.

Resumindo a história, recuperamos os instrumentos já no aeroporto com polícia e tudo mais… Dois dos instrumentos já tinham rolado na esteira de bagagens e uma das guitarras estava nas costas de um dos carregadores e quando foi dado voz de prisão e que abriram o case. O bolso estava cheio de panfletos nossos com o nome Banda RENEGADOS… E essa foi a prova para que pudéssemos recuperar os instrumentos!

“Além das censuradas”, foram muitas e muitas dessas estripulias e histórias nesses 30 anos de estrada, mas ainda bem que a maioria das lembranças foram de coisas boas, excitantes e prazerosas…

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: O que me deixa mais feliz é dar vida às criações, é esculpir as formas nos arranjos das composições, é o trabalho de lapidação das músicas no estúdio. E um dos grandes prazeres é o estado de quase transe, a experiência quase que transcendental na hora das apresentações em palco com um equipamento bom, bem equalizado e com um público quente e participativo…

O que me deixa triste é a falta de reconhecimento por parte de pessoas insensíveis aos esforços hercúleos para se fazer e viver de arte no Brasil

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Acho que existem pessoas com aptidões mais aguçadas, que podem ser chamadas de “Dom” (seja a explicação, por motivos espirituais ou informações genéticas), de qualquer forma, para essas aptidões serem aprimoradas é preciso muita transpiração e muito trabalho para evoluir…

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Penso que a improvisação musical requer antes de tudo sensibilidade, liberdade, coragem e uma certa dose de subversão da ordem tradicional, mas claro que também é necessário pelo menos um mínimo de conhecimento técnico para a execução, evidentemente!

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Acredito que a improvisação existe, mas é claro que é mais fácil navegar os mares com uma bússola e os mapas na mão, além das estrelas no céu, obviamente…
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Sou músico autodidata, nunca segui muito os métodos! Conhecimento sempre ajuda e raramente atrapalha. Por exemplo: acho fantástico quando alguém lê uma partitura e de bate pronto sai tocando uma música desconhecida. Eu já vi casos de bons músicos ficarem meio que apavorados e perdidos quando as folhas escritas voaram da estante à sua frente! Claro que o conhecimento teórico é fundamental, mas devemos sempre buscar não ficar atrelados somente a uma parte dele, por isso devemos exercitar também a prática empírica e a versatilidade da emoção…

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Saber os caminhos harmônicos, “de onde vem e pra onde vai” facilita consideravelmente as coisas.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Algumas rádios mais Independentes tocam nossa música, mas infelizmente as “grandes corporações do mercado musical” têm seus lobbys mapeados e controlados…

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Primeiro de tudo tem que gostar muito do que faz e acreditar na consistência e na verdade do seu trabalho! Tem que ter sangue no olho pra enfrentar as dificuldades e prosseguir. E com dignidade tem que honrar os compromissos assumidos…

29) RM: Festivais de Música revelam novos talentos?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Ao longo da história ficou provado que os festivais de música revelaram diversos talentos de alta qualidade. Mas particularmente não gosto de festivais competitivos, prefiro formatos de “mostras”.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

RENEGADOS Além dos Rótulos: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é extremamente restrita aos interesses do mercado. Não resta nenhuma dúvida de que se fosse feito um trabalho ampliado na grande mídia o cenário cultural do país melhoraria consideravelmente!

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

RENEGADOS Além dos Rótulos: De certo que ajuda bastante na vazão cultural e artística, mas acho que os intercâmbios poderiam ser bem mais acentuados e ampliados entre os Estados no país inteiro. Os artistas que estão longe do eixo Rio – São Paulo ficam meio que ilhados em suas respectivas regiões e se pudessem contar com o apoio desses órgãos e instituições governamentais esses acessos poderiam ser muito mais democratizados…

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

RENEGADOS Além dos Rótulos: Estamos planejando para 2023 vários eventos comemorativos pelos 30 anos de carreira da RENEGADOS Além dos Rótulos, onde pretendemos registrar em áudio e vídeo uma espécie de documentário musical…

33) RM: Quais seus contatos para shows e para os fãs?

RENEGADOS Além dos Rótulos: (85) 98608 – 5710 | [email protected] | [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/marcelorenegado

Canal Oficial no YouTube: RENEGADOS Além dos Rótulos https://youtube.com/@bandarenegadosalemdosrotul6159

Playlist de vídeos clipes: https://www.youtube.com/watch?v=xD3BKil0Cdw&list=PLZIjQ733GJGcpyWfsouf_d1AW14YXYnk-

Show da RENEGADOS: https://www.youtube.com/watch?v=cDyKx6lIUxQ&list=PLZIjQ733GJGcMlKPpQ7ssTpHk0b5UYWz9

Mini Doc e Entrevistas: https://www.youtube.com/watch?v=WZ1P6VzBvPc&list=PLZIjQ733GJGdHKn_O7vIBB9WopMLxhOtX


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.