More Pedro das Gerais »"/>More Pedro das Gerais »" /> Pedro das Gerais - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Pedro das Gerais

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O violeiro mineiro Pedro das Gerais canceriano do dia 30 de junho de 1956 e que até 1974 após mais de 22 mudanças de lugar já morou na zona rural de Ituiutaba – MG, Guaíra – SP, Caçu – GO.

Em 1975 serviu no Exército Brasileiro em Uberlândia – MG e ficou por três anos por ser semianalfabeto com apenas o segundo ano do ensino fundamental era impossível seguir carreira militar.

Trabalhou em algumas empresas de Frigorífico em Uberlândia e casou no início dos nos 80 e em 1984 com oito mês de escola começou a cursar Matemática na Faculdade Uberlândia – MG se formando em 1989 e tornando-se especialista em matemática e aposentou em 2018 com professor de matemática e com sua esposa Rosana criaram os três filhos: Wiliam, Erika, Yusley e seis netos: Eduarda, Lucas, Frederico, Guilherme, Henry, Isabella.

Em 2010 fundou a ONG Sementinha do Cerrado onde dar aula de viola, catira e canto para cerca de 60 crianças. Em 2015 teve uma ajuda do programa do Caldeirão do Luciano Hulk, que deu uma grande estrutura para seu projeto e para ONG Sementinha do Cerrado onde tinha 60 alunos passou para mais de 200 alunos, nunca teve apoio dos políticos ou empresários de Uberlândia – MG. Em 2015 idealizei o maior encontro de violeiros do mundo em Uberlândia.

Em 2022 voltou as origens, na roça, agora só para curtir e descansar e tocar sua viola e construir instrumentos musicais.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Pedro das Gerais para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01.01.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Pedro das Gerais: Nascido no dia 30 de junho de 1956 de Ituiutaba – MG. Registrado como Pedro Fernandes Evangelista. Filho de José de Vida Evangelista e de Maria Etelvina Evangelista e registrado como Pedro Fernandes Evangelista.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música. 

Pedro das Gerais: Em 1969 fiz a primeira composição nesta época tinha os grandes nomes da música caipira e morava em Guaíra – SP e passavam muito circos na cidade e conheci 99% dos grandes artistas da época e eu era muito fã de Leo Canhoto e Robertinho.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Pedro das Gerais: Sou Formado e especialista em Matemática. Autodidata em música e Viola e Violão. Sou também luthier construindo Viola, Violão, Cavaquinho, Rabeca e Violoncelo.

05) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Pedro das Gerais: Nos anos 60 conhecia praticamente todos os grandes artistas da época: Tonico e Tinoco, Zico e Zeca e seus irmãos e primos, Leo canhoto e Robertinho e por último Pena Branca e Xavantinho.

06) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Pedro das Gerais: Em 1969 em Goiás escrevi a primeira música, depois ganhei um violão em uma rifa na quermesse. E comecei a compor música no estilo de Amado Batista e depois comecei a escrever música regional nas mesmas falava muito sobre o Nordeste, pois em 1975 em Ituiutaba – MG tinha muitos amigos recém-chegados no Nordeste e depois fui morar em Uberlândia – MG. 

Em 1975 servir o Exército Brasileiro e casei em 1979 em Uberlândia e deixei a música de lado até 1999.

Depois já formado e dando aula de matemática comecei a fazer parodia usando a matemática, e nesta época existia festival de música do servidor no qual comecei a participar e fui gostando da coisa, mas mudei meu estilo musical que era no Brega e comecei a escrever música regional falando de minha terra, de minha gente e suas maneiras e jeito de ser.

Enveredei para músicas folclóricas, ciranda de roda, e com o tema sobre criança, pois era e sou muito preocupado com crianças e adolescentes.

E a partir daí comecei a pesquisar a cultura mineira viajando por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo, etc participando de festivais de música e ouvindo história da cultura popular brasileira e mineira. Como pesquisador cultural cheguei a andar 11 mil quilômetros só dentro de Minas Gerais.

Em 2005 fiz um grande projeto nas escolas municipais de Uberlândia – MG, onde havia várias oficinas eu ministrava aulas de violão, viola, percussão e coral, mas este projeto acabou em 2009.

Em 2010 levei todas as crianças para minha casa e fundei a ONG Sementinha do Cerrado onde dava aula de viola, catira e canto para cerca de 60 crianças.

Em 2015 tive uma grande ajuda do programa do Caldeirão do Luciano Hulk, que me deu uma grande estrutura para meu projeto e minha ONG Sementinha do Cerrado onde tinha 60 alunos passou para mais de 200 alunos, mas nunca tive apoio dos políticos ou empresários de Uberlândia – MG.

De 2013 eu administrava os dois projetos culturais, os da minha ONG Sementinha do Cerrado e da Prefeitura Municipal de Uberlândia através da Secretaria Municipal de Educação, deixei de dar aula de matemática e comecei a levar cultura popular nas escolas, mas isto separado do meu projeto Sementinha do Cerrado.

Em 2018 visitei todas as 12 Faculdades de Uberlândia, e 20 escolas do Estado de Minas Gerais e 120 escolas municipais, por não ter ajuda fiquei muito endividado devendo mais de 100 mil reais dividi a despesa em 120 parcelas de mais de 1200,00 reais, e ainda falta mais de 80 parcelas.

As escolas me convidam para ei visitar as escolas, quando posso vou, mais fica muito caro para mim, e eu já fiz vários projetos junto a Prefeitura e a secretaria de educação e a Secretaria de cultura, mas sou ignorado. Nunca valorizou meu trabalho. Em 2015 idealizei o maior encontro de violeiros do mundo em Uberlândia.

07) RM: Quantos CDs lançados?

Pedro das Gerais: Em 2008 gravei o álbum – “Mutirão” fui surpreendido pela desistência de duas pessoas, gravei músicas de ciranda de roda, folia de Reis, músicas educativas para crianças e adolescentes.

08) RM: Como você se define como Violeiro?

Pedro das Gerais: Existem dois tipos de violeiros: violeiros interpretes e violeiros “folclóricos” que defendem uma das seguintes linhas musicais: Pagode de Tião Carreiro, Reisado, Congado, Catira, Moda caipira, música regional, folclórico.

Sou violeiro Regional que representa a sua região e falando de sua gente, maneira de ser, entrando para o lado folclórico assim como Folias de Reis, Cirandas, músicas educativas, músicas ecológicas, brincadeiras de roda, brincadeiras de perguntas e respostas etc. Usando suas próprias músicas e sempre retratando as coisas boas em seu dia a dia.

09) RM: Quais afinações você usa na Viola?

Pedro das Gerais: Sempre uso os cebolões, Mi, Sustenido e ré, e alguma vesse o rio abaixo.

10) RM: Quais as principais técnicas o violeiro tem que conhecer?

Pedro das Gerais: Costumo falar que sou um violeiro que apenas uso a viola para entoar com as minhas músicas, ou seja, sou um entoador de viola e assim componha minhas melodias e canto minhas músicas.

11) RM: Quais os violeiros que você admira?

Pedro das Gerais: Admiro muito os violeiros Pereira da Viola, Bilora, Chico Lobo, Pena Branca e Xavantinho todos de minas gerais.

12) RM: Como é seu processo de compor?

Pedro das Gerais: O tema vem em mente procura uma sequencias de acordes que de uma melodia adequada.

13) RM: Quais as principais diferenças técnicas entre a Viola e o Violão?

Pedro das Gerais: Com entoador de viola eu uso tanto o violão ou a viola para compor, mas para cantar eu prefiro a viola por ser mais melodioso.

14) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Pedro das Gerais: Em meu caso que sou pesquisador cultural faço o meu trabalho de composição de acordo com as coisas pesquisadas, se eu achar que falta isso então vou trabalhar em cima da tal coisa.

Mas não e fácil, pois que manda na cidade quando se trata de cultura e o prefeito, e com mesmo não está preocupado com a cultura e sim com a mesmice e o pensamento da massa manipulada culturalmente.

15) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Pedro das Gerais: O cantador de música regional tem uma grade diferença do interprete, o interprete canta o que pede e o violeiro regional através de suas pesquisas canta suas músicas que ele mais gosta e o público já tem conhecimento de tudo que vai ouvir e com certeza será contemplado com algumas músicas novas.

16) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Pedro das Gerais: Em Uberlândia destes 2009 eu sempre me escrevo na lei de incentivo à cultura, mais já fui negada por 15 vezes, fiz vários projetos para trabalhar a cultura popular em minha cidade mais fui ignorado, não me dão a atenção e em valorizam o meu trabalho e por isto estou abaixando as cortinas para fazer algum trabalho de gravação eu tenho que fazer algumas viola e vender para as despesas de gravação etc.

17) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Pedro das Gerais: Com a internet ocorre o seguinte, nossa gente e muito pobre culturalmente, mais nossa cultura e muito rica, mais o povo gosta e do que está na mídia, mais tem a turma que curtem e gosta mais em pequena quantidade.

18) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Pedro das Gerais: Ficou muito fácil gravar uma música com o advento do home estúdio. mas primeiro tem que saber a usar o aparelho que na minha idade não e fácil, mas tenho colega que tem em sua casa e lá vou eu gravar minha música.

19) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar o CD não é mais o grande obstáculo. Mas concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Pedro das Gerais: Faço o meu trabalho não procurando agradar o mercado e sim agradar aquelas pessoas que pensa igual a mim e curtem o meu trabalho.

20) RM: Como você analisa o cenário da música Sertaneja Caipira/Raiz. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Pedro das Gerais: Nas últimas décadas não ouve revelação porque para ter revelação tem que fazer sucesso. E para fazer sucesso tem que fazer shows, mas tudo isso e negado ao artista regional aqui em minas gerais pois aqui quem faz a cultura e o prefeito que sempre quer agradar a massa já manipulada através da grande mídia. E assim se tornando as mesmas mesmices das músicas brasileira.

21) RM: Como você analisa o cenário da música Sertaneja pop. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Pedro das Gerais: Ouve um crescimento sem qualidade musical uma música totalmente comercial que agrada a grande massa.

22) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Pedro das Gerais: No meu caso como pesquisador cultural e violeiro de músicas regional.  Fico muito feliz com diversidade cultural em nosso país e onde tem cultura e lá estou eu. E por outro lado fico muito triste por não ter reconhecimento das autoridades competentes de Uberlândia e região.

23) RM: Quais os outros instrumentos musicais que você toca?

Pedro das Gerais: Toco violão, mas minha dedicação é exclusivamente a viola caipira. Em 2008 pesquisando o google construí a primeira viola caipira e hoje estou confeccionando a de número 381, mas também um violão, dois cavaquinhos, um violoncelo, violinos e algumas rabecas.

24) RM: Quais os vícios técnicos o violeiro deve evitar?

Pedro das Gerais: Evitar em usar a apostilha na hora de cantar. Cantar de memória.

25) RM: Quais os erros no ensino da Viola?

Pedro das Gerais: Querer aprender tudo de uma só vez, vai devagar e sempre aprendendo coisas novas, uma após outra.

26) RM: Tocar muitas notas por compasso ajuda ou prejudica a musicalidade?

Pedro das Gerais: Tocar muitas notas trazem mais qualidade musical ao violeiro.

27) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Pedro das Gerais: O violeiro tem que ter a sua identidade própria.

28) RM: Quais os principais erros na metodologia de ensino de música?

Pedro das Gerais: E pensar que sabe de tudo. Sempre tem alguma coisa para aprender.

29) RM: Existe o Dom musical? Qual a sua definição de Dom musical?

Pedro das Gerais: Existe dom, tudo vai de acordo com o seu gosto e convivência musical.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia do cenário musical brasileiro?

Pedro das Gerais: A grande mídia nada faz ou nada contribui para a nossa cultura popular e sim uma grande manipuladora de conteúdos musicais relacionada ao consumismo.

31) RM: Qual a importância de espaço como SESC, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Banco do Brasil Cultural para a música brasileira?

Pedro das Gerais: Em Minas Gerais em especial minha cidade Uberlândia as coisas são meios direcionados à mesmice. Vejo uma diferença muito grande com os SESC de São Paulo, por exemplo os encontros de violeiros realizados no SESC Uberlândia os violeiros são sempre os mesmos há mais de dez anos e não dá oportunidades a todos participarem dos eventos. Aqui tem um grande número de violeiros e orquestras de violas, eu já cheguei a ter mais de 300 alunos de viola, sendo 150 em minha ONG e 150 na Prefeitura de Uberlândia – MG.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Pedro das Gerais: A mais de 50 anos fazendo cultura popular e 15 anos como pesquisadora cultural, está difícil fazer alguma coisa, pois tudo tem gasto e desde 2009 venho tentando algo junto as leis de incentivos à cultura. Mas sou eliminado pela prefeitura de Uberlândia, tinha um sonho em fazer um grande evento em Uberlândia, mas minha cidade quem faz cultura, manda e faz acontecer ignora o meu trabalho, mas todos conhecem o meu trabalho conforme as fotos mostradas.

Em Uberlândia existem dois grandes grupos folclóricos que fazemos algumas apresentações em suas sedes etc, são o Grupo de percussão Tabinha e o grupo folclórico Balaio de Chita: com músicas e danças folclóricas, Ciranda de roda, cantigas de roda, cantigas de perguntas e resposta, músicas ecologias e educativas. E tem alguns grandes músicos que participam de eventos comigo.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Pedro das Gerais: (34) 98829 – 2876 | [email protected]

Canal: https://www.youtube.com/@PedrodasGerais 

CTC Sementinha do Cerrado Pedro das Gerais: https://www.youtube.com/@ctcsementinhadocerradopedr2128

Mutirão = Pedro das Gerais: https://www.youtube.com/watch?v=MGNh0II0XMg

Sementinha do Cerrado recebe o Caldeirão em Minas Gerais – 29/08/2015: https://globoplay.globo.com/v/4429912/ 

Algumas apresentações e pesquisa – No Fantástico – TV Globo: https://www.youtube.com/watch?v=ZeqIJ2ZEomU 

Sonhos de Natal da Família Brasileira – musica nas escolas: https://www.youtube.com/watch?v=ILB-tdzHJy8 

Sementinha do Cerrado. Um ano sem ATIVIDADE POR FALTA DE APOIO: https://www.youtube.com/watch?v=dq8qQhWRvHo 

Bate bola com Gabi falando de cultura popular: https://www.youtube.com/watch?v=uVVcWgzkZ9I 

Obras de um poeta – Maria Julia e Jose Viola: https://www.youtube.com/watch?v=wirR0pWVEIc 

Cultura Popular e a história de um povo -Salve!!! salve!!! a nossa história: https://www.youtube.com/watch?v=Kp76c8-Bl3Q 

Ao Prefeito Municipal da cidade de Uberlândia: https://www.youtube.com/watch?v=J-gKlL-igb4 

GENTE SERVINDO GENTE – Pedro das Gerais cria projeto para ensinar viola e moda caipira para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=mFERMlZDJYQ 

Oh Senhora do Rosário que nos cobre com seu manto: https://www.youtube.com/watch?v=QywmJmASOAw 

Batucando com a viola verso 4: https://www.youtube.com/watch?v=9ykuyufdiRs 

Minha chegado em Boa Família – Muriaé em 19 julho de 2021: https://www.youtube.com/watch?v=uAYWuJUwi8s 

CULTURA POPULAR BRASILEIRA E MINEIRA PARTE 2 DE 2 POR PEDRO DAS GERAIS: https://www.youtube.com/watch?v=a7GN3J3FEQU

Ciranda na Roda do Jatoba e apresentações: https://www.youtube.com/watch?v=GNEj0uBB0Sw 

A Ciranda do Saci Perere por Pedro das Gerais: https://www.youtube.com/watch?v=geJ2v1UopV4


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Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.