More Sônia Andrade »"/>More Sônia Andrade »" /> Sônia Andrade - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Sônia Andrade

Compartilhe conhecimento

A cantora, compositora, professora de canto e técnica vocal Sônia Andrade mineira, de Conselheiro Lafaiete e morou de 2002 a 2018 em São Paulo, de 2019 a 2022 voltou para Conselheiro Lafaiete e desde 2022 mora em Belo Horizonte – MG.

Sônia Andrade iniciou sua carreira em 1986, cantando em casa noturnas de Belo Horizonte. Nesses 36 anos de carreira, entre música, teatro, cinema, televisão e preparação vocal, Sônia aperfeiçoou seus estudos e seu trabalho artístico.

Esteve sempre presente na cena musical de Minas Gerais onde fez parte do Projeto “Antes Arte do que Tarde” da Fundação Clóvis Salgado, dirigido por Cláudia Cimbleris, ao lado de grandes nomes como Toninho Horta, Flávio Venturini, Lô Borges, entre outros. 

Morou dois anos no Canadá e outros dois na França. No Canadá participou de vários festivais de música e cantou ao lado de nomes como: John Johnson e Rick Lazar. Na França, foi convidada por Gilberto Gil a dar uma canja no seu show na cidade de La Grande Motte.

Em 1998, lançou seu primeiro CD, “Brasil de Dentro para Fora”, o registro de um trabalho que uniu a pesquisa e o resgate dos sons e ritmos nacionais à influência do Hip Hop e do FUNK. Com direção musical de Toninho Horta.

Em 1999, a cantora, numa turnê pelas cidades do interior de Minas Gerais, divulgou o álbum “Brasil de Dentro pra Fora”. No ano de 2000, produziu o espetáculo cênico-musical “No Camarim das Memórias”, que intercala lembranças, canções e introduz um gênero artístico popular na França e nos Estados Unidos: o café-teatro.

Em 2001 a cantora apresentou o espetáculo “O Samba Mandou me Chamar”, com composições de grandes sambistas de raiz como Adoniram Barbosa, Ataulfo Alves, Ary Barroso, Noel Rosa, Cartola e composições próprias com temporada no Bar Brahma e vários shows pelo interior de São Paulo e Minas Gerais pelo Projeto “Trilha da Cultura” da Fundação Belgo Mineira.

Em 2004, grava seu segundo álbum “De fora Pra Dentro”, onde a cantora e compositora Sônia Andrade, mistura clássicos franceses ao ritmo do samba e também lança composições de vários artistas mineiros e dela própria. Resgatando a formação do samba de raiz sem perder a modernidade, com participação especial da banda “La Rue Ketanou”. 

Chegou também aos palcos do teatro, trabalhando junto a Cia PicNic de Teatro, onde atuou por dez meses de setembro de 2002 a junho de 2003, no espetáculo teatral “Panos e Lendas” de Wladimir Capella e José Geraldo Rocha, com direção de Chico Cabrera.

Em 2009 o musical “Nos campos de Piratininga” com direção e Imara Reis. Fez vários trabalhos de preparação vocal, entre eles: O “O Cravo e a Rosa” de Xico Abreu, preparou o ator Caco Ciocler para o filme de Alain Fresnot, “Família Vende Tudo” e a atriz Vivianne Pasmanter pra o a peça “Dois irmãos” com direção de Roberto Lage.

Como produtora e idealizadora do Show “Piaf, Amores e Canções”, histórias de Edith Piaf, e o show Pelas montanhas de Minas Gerais, clássicos da música mineira, se apresentou em grandes projetos da cena musical de São Paulo e Belo Horizonte.

Em 2013, registra e lança lançando seu terceiro disco solo independente, Intitulado “Daqui pra frente”, o terceiro álbum que reúne 12 composições em ritmos variados, fundindo diferentes gêneros e autenticando a diversidade e a riqueza da chamada MPB. Muitos trabalhos de publicidade, cinema e preparação vocal além dos shows nesse ínterim.

Está de volta à cena artística de Minas Gerais, onde já se apresentou na última Festa Francesa dia 14 de julho e no Bentealtas musical Bar dia 03 de agosto de 2019, Café com letras em 2020, com o show “Piaf, amores e canções”. De volta à cena mineira após pandemia, fez o show “Pelas esquinas de Minas” dia 20 de abril de 2022 no Bar do Museu Clube da Esquina.

Se apresentou também nas casas Allettare, Casa Outono, 21ª festa francesa e Café com letras, mina jazz bar entre outros, nos últimos dois anos.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Sônia Andrade para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 25.09.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Sônia Andrade: Nasci no dia 01/08/1966 em Conselheiro Lafaiete – MG. Registrada como Sônia Maria de Andrade.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Sônia Andrade: Sempre ouvia meus pais (Lacy Ribeiro de Andrade e Mercedes de Souza Andrade) cantarolarem em casa, rádio e coroação na igreja.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Sônia Andrade: Estudei música na Fundação Clóvis Salgado, curso técnico e participei do projeto Antes Arte do que tarde na Orquestra da Escola.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Sônia Andrade: Não tenho esse ou aquele nome de artista. Gosto de tudo que é bom e o que é bom me influência.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Sônia Andrade: Comecei dando anda nos bares aos 16 anos de idade (1982), aos 20 anos (1986) estava cantando no projeto da minha professora de canto (Mary Armendani) e no mesmo dia fui contratada pela casa faz tempo.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Sônia Andrade: Lancei três álbuns: “Brasil de dentro pra fora” (1998). “De Fora pra dentro” (2003). “Daqui pra frente” (2013).

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Sônia Andrade: Eclético.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Sônia Andrade: Sim. Tive sorte de ter Mary Armendani, Bill Vincent (Canadá) na minha vida. Hoje sou preparadora vocal.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Sônia Andrade: Diria que essencial o estudo da técnica vocal para o cantor profissional. Estudar seu instrumento e no meu caso é a voz.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Sônia Andrade: Tantos: difícil de dizer. Gosto dos bons intérpretes. Aqueles que cantam com a alma.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Sônia Andrade: Nem me considero compositora, pois sou inspirada. Vem a letra, a melodia, harmonia tudo junto (riso).

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Sônia Andrade: Tive algumas experiências com pessoas que admiro, meu pai (Lacy Ribeiro de Andrade), Marcos Bassul, Jorge Fernando dos Santos, Sanducka, André Lima.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Sônia Andrade: Vivo da minha arte desde que me assumi como cantora. Bom fazer o que ama e viver da sua arte. Difícil ter que batalhar por isso, porque somos bombardeados com muitos nãos.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Sônia Andrade: Sempre tive que fazer acontecer. Então desde que comecei eu escolho meu repertório, produzo, fecho shows e tudo mais.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Sônia Andrade: No momento uso muito as redes sociais para divulgação da minha obra. Sigo sempre estudando e buscando algo interessante para mostrar.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Sônia Andrade: Não sei se a internet prejudica ou ajuda realmente. Tudo é uma questão de oportunidades.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Sônia Andrade: Eu gosto muito da gravação de música a moda antiga, sair pra ir trabalhar, fazer uma gravação, estar no ambiente de estúdio, fazer uma produção.  Sou suspeita pra falar. Óbvio que é cômodo fazer tudo isso em sua casa com um home estúdio. Ainda não tive essa experiência de fazer de casa.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Sônia Andrade: Hoje realmente as coisas estão mais fáceis para gravar músicas.  Temos uma grande variedade de artistas. A diferença é saber mesmo quem você é. Sempre faço o que eu gosto e não o que o “mercado” quer que eu faça.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Sônia Andrade: Muita gente boa na Música Popular Brasileira que ainda não chegou ao conhecimento do público com certeza. De 1986 a 1992 cantava em casas de shows em Belo Horizonte – MG. Era maravilhoso. A MPB a partir daí teve uma queda enorme devido a outros tipos de segmentos que começaram a ser comercializados em alta escala. Eu fiquei de 1992 a 1994 em Toronto – Canadá e de 1995 a 1997 em Montpellier – França) e quando voltei o cenário musical brasileiro estava pior. Hoje em dia não dá tempo nem de ver o que está acontecendo. Acho que é melhor nem falar. 

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Sônia Andrade: Aconteceram comigo tudo que foi citado na pergunta e muito mais e o pior que ainda hoje segue acontecendo.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Sônia Andrade: Eu amo cantar, sigo feliz pelo meu talento. Triste é não haver respeito pelo meu trabalho.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Sônia Andrade: Prefiro chamar dom de talento. E é preciso aperfeiçoá-lo.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Sônia Andrade: Improvisar é estar ciente da harmonia e ser livre pra correr entre ela.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Sônia Andrade: Os dois formatos de improvisação.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Sônia Andrade: Sempre bom saber improvisar. Quando se trata de método, fica melhor ainda. Há os que se adaptam e outros não. Vejo os prós, não vejo os contras.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Sônia Andrade: Só posso dizer sobre os prós. O estudo de Harmonia é necessário demais.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Sônia Andrade: Rádios já tocam minha música, mas são web rádio. Realmente não sei, se sem pagar o jabá as rádios de grande audiência tocariam minha música ou de outro artista (risos).

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Sônia Andrade: Seja verdadeiro com sua arte.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Sônia Andrade: Acho que Festival de Música revela novos talentos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Sônia Andrade: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é baseada no pagamento do Jabá.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Sônia Andrade: Acho bons esses espaços, mas precisava ser mais amplo, pois vejo que se repetem artistas nas suas programações. Precisava ter abertura para novos artistas.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Sônia Andrade: Montando um novo show… segredo ainda. Continuar fazendo meus trabalhos e dando minhas aulas.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Sônia Andrade: (31) 99516 – 4841 | [email protected]  

| https://www.instagram.com/soniaandrade 

Canal Sônia Andrade: https://www.youtube.com/@cantorasoniandrade 

De dentro pra fora – Sônia Andrade: https://www.youtube.com/watch?v=ynoc0DRFG-A 

Queria – – Sônia Andrade: https://www.youtube.com/watch?v=Orcmj6HrvTk 

Playlist Paris, Samba e Canção por Sônia Andrade: https://www.youtube.com/watch?v=ekK808kgUwc&list=PLmlWfCQ2XqVr5MSp-uHDsrM8xi3RGYNe4 

Playlist Piaf cover Sônia Andrade: https://www.youtube.com/watch?v=bbErZxEVoiw&list=PLmlWfCQ2XqVrV17RtqkcILIt5oL7gclpQ 

Playlist pelas Montanhas de Minas por Sônia Andrade: https://www.youtube.com/watch?v=no43E_dt3xQ&list=PLmlWfCQ2XqVrhxukoEzjfsoWYrKK4IKMj

Álbum Daqui pra Frente – Sônia Andrade: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3TRDSg9VeFrbhabl2LoEjv?si=uHJDZI7WSt6H3TyyqgxFbQ&utm_source=whatsapp&utm_medium=whatsapp&context=spotify%3Aalbum%3A3TRDSg9VeFrbhabl2LoEjv&nd=1&_branch_match_id=1146196903451445709&_branch_referrer=H4sIAAAAAAAAA8soKSkottLXLy7IL8lMq9TLyczL1k%2FNDCn2NA6oSHNJAgCsc%2FYqIAAAAA%3D%3D 

Álbuns – Sônia Andrade: https://soundcloud.com/sonia-andrade?ref=clipboard&p=a&c=1&si=58e892f703a7405c88f8aa8a0d199a2e&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing


Compartilhe conhecimento

Comments · 4

  1. Parabéns, você é uma Mestra merece todo respeito, infelizmente a grande mídia não dá espaço para outros grandes, só quer grana e não arte.Brigado pelo conselho, de ser verdadeiro com nossa arte…

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.