O cantor, compositor e violonista maranhense Glad Azevedo começou a cantar em festivais e no primeiro que participou, (FESTA do colégio Santa Tereza) em São Luis, ganhou o prêmio de melhor interprete.
Aos 9 anos de idade começou a estudar violão e aos 18 anos, decidiu morar no Rio de Janeiro, para estudar música e seguir a carreira artística.
Estudou Harmonia no Centro Musical CIGAM, fundado em 1987 pelo professor Ian Guest. Fez aulas de canto com o professor Paulo Barcelos.
Tem três CD’s e um LP gravados: Inocência – 1989 – Independente, Marcas – 1994 – Independente, Por Inteiro e o Quase Tudo – Mills Records – 2005, Canto de Lá – Mills Records – 2012.
Atualmente está em estúdio, na produção de canções inéditas e autorais, com produção do próprio Glad Azevedo. A nova música de trabalho “Sala de Estar” (Glad Azevedo/Mano Borges), criada na pandemia e lançada em abril de 2022 em todas plataformas digitais pela Mills Records.
A música “METRÔ”, lançada nas plataformas digitais em 2021, entrou na programação das rádios do Brasil. “Aquela”, música de Glad Azevedo, em 2012 recebeu o Prêmio Universidade FM, de melhor música do ano.
“Canto de Lá” (Mills Records), terceiro álbum de Glad Azevedo, tem repertório todo dedicado a compositores maranhenses. “Minha História” de João do Vale, “Oração Latina” de César Teixeira e “Namorada do Sol” de Nonato Buzar, são algumas das canções escolhidas, o álbum resgata pérolas de diferentes épocas, como a música “O Bonde” do saudoso compositor, cantor e percussionista Papete, do disco Água de Coco de 1968 e finaliza em grande estilo, interpretando o poema “Traduzir-se” do poeta conterrâneo Ferreira Gullar.
Glad Azevedo foi violonista acompanhante do cantor, compositor e violinista Jorge Mautner por dois anos. Glad Azevedo também é integrante fundador do grupo Voluntários da Pátria, um coletivo de arte contemporânea que reúne música e poesia sempre acompanhada de debates em ações públicas de alto impacto, combinando de maneira original entretenimento com responsabilidade social, no que é chamado pelo grupo de “Circuito de Música, Poesia e Reflexões Coletivas”.
Glad Azevedo foi curador musical fundador do Corujão da Poesia, única vigília poético/musical da América Latina, que teve início em 2006 em uma livraria aberta 24h do Leblon. Um sarau com microfone aberto. Trabalhou como diretor artístico por 7 meses no projeto Terça Demo, realizado pela Oi Futuro.
Glad Azevedo é idealizador e produtor artístico do Sarau Criar, ao lado do compositor e produtor, Omar Marzagão. O Criar é um encontro de compositores e músicos no Rio de Janeiro que tem como objetivo valorizar o compositor e sua obra, a música e seus artistas, criando espaço e oportunidade para novos compositores, intérpretes e músicos.
“O encantamento provocado pela obra dos artistas Glad, Mano Broges e César Nascimento, que conheço a pouco tempo, é um fenômeno natural do Maranhão, que vem se repetindo ao longo dos tempos” por Ferreira Gullar / Caderno B / Jornal do Brasil.
“Eu ouvi o cd todo, é maravilhoso! Fiquei feliz com o trabalho, feito com carinho, com amor, os arranjos estão bonitos e numa simplicidade com coisas que eu gostaria de ter feito. A primeira música, Minha História de João do Vale, Glad interpretou com uma emoção muito grande” por Jorge Ben Jor – Vídeo Release do álbum “Canto de Lá”.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Glad Azevedo para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 18.10.2023:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Glad Azevedo: Nasci no dia 2 de julho de 1972 em São Luís – MA. Completei 51 anos esse ano, virei cachaça! (risos). Registrado como Gleidson Penha Azevedo.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Glad Azevedo: Meu primeiro contato com a música foi ouvindo minha avó (Odicléa Cecília) e minha mãe (Tereza) cantarem em casa clássicos de Maísa, Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves… Também frequentava, ainda criança, saraus com meus pais na casa de amigos e parentes. Comecei a ter aulas particular de violão aos 9 anos de idade e aos 11 anos ganhei o prêmio de melhor intérprete no festival do meu colégio.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Glad Azevedo: Sou na verdade um autodidata, mas fiz aulas de canto e estudei até o segundo período de Harmonia no SIGAM – Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical no Rio de Janeiro (moro no Rio de Janeiro desde 1995). Sempre fui muito curioso musicalmente e estudo violão em casa todos os dias. Sinto que hoje toco bem melhor e de forma mais independente.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Glad Azevedo: Sempre ouvi de tudo, desde as músicas e cantores (as) da década de 50 e 60, passando pela Bossa Nova e seus grandes compositores, até os grandes Festivais de Música das décadas de 70 e 80, onde conheci a obra de: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Elis Ivan Lins, Wilson Simonal, Milton Nascimento, Belchior, Geraldo Vandré, Geraldo Azevedo, entre outros grandes compositores brasileiros e maranhenses, como João do Vale, Nonato Buzar, César Teixeira, Josias Sobrinho, Gerude, César Nascimento, Betto Pereira, Jorge Thadeu. Sou fã do Tim Maia, Cauby Peixoto, Cartola, Cazuza e Luiz Gonzaga. Minha maior influência é a música brasileira. Nenhum desses artistas deixaram de ser importantes pra mim e pra minha formação como cantor e compositor.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Glad Azevedo: Comecei em festivais da escola, com apenas 15 anos de idade já tocava em bares e casas de shows em São Luís -MA. Com 17 pra 18 anos, gravei em1989 meu primeiro disco, o LP “Inocência” de forma independente – paitrocínio(risos)… meu pai (Antônio José) sempre foi meu maior incentivador e sempre serei grato a ele por isso!
06) RM: Quantos CDs lançados?
Glad Azevedo: Tenho um Long Play e três CDs lançados: “Inocência” (1989), “Marcas” (1994), Por Inteiro e o Quase Tudo (Mills Records-2005) e o Canto de Lá (Mills Records-2010). Este último é um disco só como Intérprete, uma homenagem a compositores maranhenses.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Glad Azevedo: Sou um cantor e compositor popular, de música popular brasileira.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Glad Azevedo: Estudei com um professor no Rio de Janeiro e fiz algumas aulas de canto.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Glad Azevedo: Aperfeiçoamento e cuidado com a voz, acho que o estudo vocal serve pra isso. A melhor coisa pra voz é água natural e dormir bem.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Glad Azevedo: Os que eu mais admiro como cantor e cantora são: Milton Nascimento e Elis Regina. Todos dois por conta da dicção, emoção e técnica! Também amo os timbres e a forma de cantar da Gal Costa, Gilberto Gil e do jeito rebelde vocal do Cazuza.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Glad Azevedo: O processo é natural, às vezes vem a melodia e letra juntos, às vezes vem a letra ou poema primeiro, às vezes vem a melodia primeiro. Não me forço a compor, deixo a inspiração vir naturalmente. Ela sempre vem, até em sonho! (risos).
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Glad Azevedo: Atualmente meu principal parceiro se chama Flayom Rodrigues, a música nova AR, é com ele. Mas também tenho parcerias com Nosly, Mano Borges, Betto Pereira, João Marcus, Gerude, Tavinho Paes, Edu Planchez, Carlos Mills, Sandra de Sá, Macau, Gleyser Azevedo e Glendel Azevedo (meus irmãos).
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Glad Azevedo: Os prós, é ser dono da própria obra e é quem toca e decide por sua carreira e próximos passos que vai dar. Os contra, é a falta de grana mesmo! (risos). Como diz o grande e admirável poeta/compositor César Teixeira, “sem grana não dá”.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Glad Azevedo: Hoje em dia, busco focar nos editais e estudo muito em casa, pra estar sempre preparado e afiado antes de subir nos palcos da vida. O palco é o lugar pra gente se divertir com seriedade. Todo trabalho de um artista é solitário e em casa antes!
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Glad Azevedo: Tenho investido em equipamentos, atualmente em fase de montagem de um home-studio pra gravar tudo de forma independente.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Glad Azevedo: Acho que a internet ajuda mais que prejudica. Antes a gente tinha que gravar uma música numa fita cassete e tentar fazer alguém ouvir ou dar atenção. Com o advento da Internet, hoje lançamos uma música de forma independente, sobe para as plataformas digitais por conta própria e consegue chegar num bom número de ouvintes rapidamente.
As pessoas te dão um feedback imediato sobre o interesse pela sua música, se gostaram, compartilham… Só acho de ruim ainda as questões relacionadas a direitos conexos e autorais, e também sobre créditos nas plataformas digitais. Esse sistema de streaming deve ser aperfeiçoado pra contemplar ainda mais autores, intérpretes e músicos. Sou daqueles que gostam de conferir a ficha técnica, que infelizmente as plataformas não fornecem.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Glad Azevedo: As vantagens, é podermos produzir e gravar o próprio trabalho, poder burilar até ficar bom, ter acesso a plug-in’s interessantes e novas sonoridades, tudo de forma digital e às vezes até gratuita. Acho que a única desvantagem é a pessoa não saber usar o programa de áudio, não se preparar pra conhecer sobre como gravar bem, mixar e etc… pra isso precisamos investir tempo e dinheiro e ter bons equipamentos pra chegar numa boa sonoridade. Tudo isso custa caro!
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Glad Azevedo: Acho que o diferencial de cada artista está na sua personalidade musical, nas suas influências, suas raízes musicais. Tenho a sorte de ser do Maranhão e ter na bagagem as influências e ritmos da minha terra.
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Glad Azevedo: O cenário está e sempre esteve sempre em ebulição, costumo dizer que quem diz que não existe renovação na música brasileira, não anda comigo. Conheço muita gente fazendo música boa nesse país e que só precisa de mais oportunidade. Não vou citar nomes, nem para o bem e nem para o mal, pra não magoar e ser injusto. Respeito toda forma de manifestação musical, artística e cultural.
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?
Glad Azevedo: Todas as situações citadas na pergunta, eu já vivi de alguma forma, teve um show em praça pública, que o técnico me sacaneou, o som estava horrível, os músicos abandonaram o palco, mas eu me mantive firme e cantei só no “gogó” pro público presente. Fui ovacionado e saí de lá carregado!
21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Glad Azevedo: Minha música só me faz feliz, sem música a vida não faria sentido pra mim. Claro que tristezas existem, como em toda profissão: as decepções, tentativas, fracassos, mas quando eu decidi investir na carreira de cantor e músico, já sabia dos altos e baixos que é ser artista no Brasil. No final o que conta mesmo é sua trajetória, o reconhecimento, sua história e as parcerias que você faz durante a caminhada.
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Glad Azevedo: Não acredito em “Dom”: acho que 50% é inspiração, pela observação das coisas e do mundo ao redor e 50% é transpiração, estudo e dedicação. Acho que assim qualquer pessoa pode desenvolver um trabalho artístico.
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Glad Azevedo: Estudo diário e conhecer os atalhos, ter afinidade com seu instrumento. Os mestres dizem que pra sermos um bom músico, precisamos conhecer seu instrumento e deixar ele sempre a vista fora da sacola.
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Glad Azevedo: Acredito que existe improvisação sim, o próprio nome já define (tocar de improviso) e só se conquista essa espontaneidade e independência no instrumento, com estudo, conhecimento, exercício diário e dedicação.
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Glad Azevedo: Um bom professor e um bom método. Uma das bíblias pra mim é o livro de Harmonia e Improvisação do grande professor e guitarrista Nelson Farias.
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Glad Azevedo: O pró é o aluno ter o acompanhamento de um bom professor e o contra é não ter. Não existe método sem escola e nem escola sem método. O que vale também é a disposição do aluno pra estudar só, acho que o mais importante é ouvir muito música.
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Glad Azevedo: Felizmente algumas rádios já tocam minhas músicas sem jabá e outras só tocam se tiver jabá, infelizmente.
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Glad Azevedo: Consciência, conhecimento, dedicação, persistência e resiliência. Principalmente, amar o que faz!
29) RM: Festival de Música revela novos talentos?
Glad Azevedo: Sim, sempre revelou novos talentos!
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Glad Azevedo: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é feita de muito “conchavo” e jabá. Muita gente boa tá fora da grande mídia por conta disso, o que é uma pena! Toda grande mídia deve ser usada a nosso favor. Na teoria, toda grande mídia é uma concessão pública que existe para fomentar cidadania, ser um canal de informação, com o intuito de levar conhecimento, arte e cultura ao espectador e não existir pra acumular riqueza e capital.
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Glad Azevedo: Espaços importantíssimos, eu mesmo já toquei bastante nos Sescs, quando acompanhei, como violonista, o cantor e compositor Jorge Mautner. São janelas que se abrem e precisamos estar atentos a abertura de editais pra não perder a oportunidade de apresentar seu trabalho ao público com qualidade e suporte que esses espaços fornecem.
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
Glad Azevedo: Estou no momento gravando um EP dedicado ao reggae, acabei de lançar a música “AR” que é o primeiro single desse EP, que vai se chamar “Só Me Reggae”. Também estou preparando outro projeto autoral pra inscrever em editais de cultura e pretendo fazer um vol. 2 do disco “Canto de Lá”, onde homenageio compositores maranhenses. Estou preparando um projeto de uma oficina musical aqui no Rio, que já roda por cidades do Maranhão e quero trazer pra cá.
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Glad Azevedo: (21) 98660 – 8527 | [email protected]
| https://www.instagram.com/gladazevedo
Canal: https://www.youtube.com/@GladAzevedo
Sala de Estar – (Glad Azevedo/Mano Borges): https://www.youtube.com/watch?v=iww9DUiC8rY
Glad Azevedo “METRÔ” – Clipe Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=vEsTnNc8R28
NAMORADA DO SOL – GLAD AZEVEDO: https://www.youtube.com/watch?v=vCxgkrUM5ag
ERVA SANTA – GLAD AZEVEDO: https://www.youtube.com/watch?v=DbWcV-raYUM
DIVERDADE – GLAD AZEVEDO: https://www.youtube.com/watch?v=7j5PH-sdkNk
PONTEIRA – GLAD AZEVEDO: https://www.youtube.com/watch?v=ljMiZSGXvPA
Aquela – Glad Azevedo – no Festa Nacional da Música: https://www.youtube.com/watch?v=FL0TD17xXs8
São Luis Cultural: Live Glad Azevedo #prefeiturasaoluiz #secult #saoluiscultural #leialdirblanc: https://www.youtube.com/watch?v=89yvOeCLnKw
GLAD AZEVEDO NO PROGRAMA HISTÓRIA DA MÚSICA 1ª PARTE COM ULYSSES GASPAR: https://www.youtube.com/watch?v=-Loz-MFtjXY
GLAD AZEVEDO NO PROGRAMA HISTÓRIA DA MÚSICA 2ª PARTECOM ULYSSES GASPAR: https://www.youtube.com/watch?v=8k3Hr447gpg
GLAD AZEVEDO NO PROGRAMA HISTÓRIA DA MÚSICA 3ª PARTE COM ULYSSES GASPAR: https://www.youtube.com/watch?v=xpp88WDrL_E
Excelente entrevista, meu músico favorito! TE AMO! TETÊ.