Por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa
A letra de duplo sentido: maliciosa, satírica, critica ou jocosa sempre dividiu opiniões, seja qual for o estilo musical (Rock, Forró, Samba e outros). Uns achando imoral, música de baixo nível. Outros achando inteligente e bem humorada.
Até o Rei do rock Elvis Presley cantava letra que tinha duplo sentido e na música popular brasileira está presente há muito anos, mas teve seu auge no final da década de 60 com alguns cantores e compositores nordestinos. Clemilda e Genival Lacerda iniciaram uma trajetória de popularidade com esse estilo e os ritmos da música nordestina vestia essas letras. Muitos forrozeiros tradicionais não gostavam dessas letras, o rei do baião Luiz Gonzaga se colocou contra. Mas alguns compositores começaram a se destacar e ter músicas de sucesso. Depois do sucesso da música “Severina Xique-Xique”, que colocou Genival Lacerda em evidência nacional, composição do futuro rei do Duplo Sentido o paraibano João Gonçalves, ele cedeu a pareceria da música à Genival sob a condição do artistas gravá-la. Outras composições de João Gonçalves que se destacaram: “Mato Véio”; “Pescaria em Boqueirão” (João Gonçalves – Messias Holanda), “Locadora de Mulher” (João Gonçalves), “Galeguin do Zoi Azul”, “Empregada Doméstica”, “O bode comendo a caba”, “O Véi Dançou” (Renato Aragão também gravou). No período da Ditadura Militar (1964-1985), nos anos 80, João Gonçalves teve seus discos retirados das lojas e foi proibido de fazer shows na Paraíba pela Polícia Federal.
A letra de duplo sentido usa ambiguidade da colocação das palavras em concordâncias pouco usual; usa cacofonia para mudar o sentido e situações colocando em situação de ridículo: pessoas, costumes ortodoxos. A letra de duplo sentido expressa o que algumas pessoas pensam e gostariam de ter a coragem de dizer, mas a etiqueta e ética os impedem. É o pensamento do povo que trata com humor o que os acontecimentos do cotidiano, suas desventuras, aventuras e alegrias. Existe letra de duplo sentido que falaram em prol da liberdade de expressão como, “Apesar de Você”; “Cálice” e outras canções de Chico Buarque e compositores que combatiam com versos a Ditadura Militar, esses compositores usaram o duplo sentido e metáforas para soltar o verbo crítico e ácido.
Algumas letras (Pornográficas e preconceituosas) do FUNK carioca não são de duplo sentido, elas expressão literalmente o que pensam sobre a mulher, o crime, a ostentação além dos muitos erros gramaticais. Diferente do verso que dizem: “O bode comendo, acaba”. Que cantada pode ser entendida como: O Bode comendo a cabra. “Ela deu o rádio…” que o subconsciente entende: Rabo. “Ô Pai vende o Bode de tio João, a Vaca de tia Maria e o Porco do Francisco e me dê o dinheiro para eu gravar um Disco”.
A Letra de Duplo Sentido não passa de uma forma criativa dos compositores brincarem com os vários sentidos das palavras e divertirem as pessoas. Não é atentado ao pudor, mas um soco no bucho mau humor. Temos em todos os ritmos musicais letras mais fúteis que provocam nem boas gargalhadas, são péssimas piadas musicais.