More Celso Galvão »"/>More Celso Galvão »" /> Celso Galvão - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Celso Galvão

Celso Galvão
Celso Galvão
Compartilhe conhecimento

O cantor e compositor paulista Celso Galvão é de família de músicos e artistas plásticos, iniciou seus estudos de música aos quatro anos de idade, através do piano, mas aos 12 anos de idade, quando conheceu o Violão, é que realmente se dedicou a essa arte.

Começou a participar de festivais aos 14 anos, desde então obtendo ótimas colocações. Musicou e participou da peça “Romance do Vilela”, baseada em Literatura de Cordel, com o grupo TEPO – Teatro Experimental Policursos (Mogi das Cruzes – SP).

Essa peça foi apresentada em várias cidades do interior do Estado de São Paulo. Em 1982 participou como compositor do disco de “SAMBAS DE ENREDO DE GUARATINGUETÁ” com a música pra “Dinheiro que dinheiro” em parceria com Cesinha Carvalho ganhando o estandarte de ouro desse ano.

E ganhou o estandarte de ouro em 1983 e 1984 na cidade de Cachoeira Paulista – SP pela escola de samba “Flor de Lis” como compositor. Em 1982, “colocou o pé na estrada”, e encarou a profissão de músico, e a apresentou-se por toda a região do Vale do Paraíba, Sul de Minas, Litoral, São Paulo e cidades do Rio de Janeiro, Paraná, Brasília (Distrito Federal). Em 1985 a 1989, abriu o “Bar do Celso“. Em 1987 ele iniciou a gravação do disco “CLARIDADE”, produção independente, com composições próprias e a participação de amigos e lançado em 1988.

O disco tem músicas em vários estilos como: baião, country, balada, rock, funk. Em junho de 1995 apresentou-se em alguns países da Europa como: França (Paris e Grenoble), Itália (Florença), Bélgica (Bruxelas) e Alemanha (Berlim). Participou do concurso “Novos Talentos” do programa do Faustão na Rede Globo ficando entre os 100 finalistas dos 30 mil inscritos.

Seu repertório é eclético: MPB e Internacionais (Rock, Pop, Blues, etc…). Em 2000 lançou seu primeiro CD – “Sementes de Luz”. E contou com a participação dos músicos Dinarte Lemes, Lauro de Almeida, Ricardo Leão, Levy Barreto, Renato Rangel, Aldair Soares e Luiz Cláudio Bartollini. A programação visual é de Celso Faria.

CD – “RECOMEÇO”, seu terceiro trabalho, tem o apoio da lei de incentivo a cultura de Goiás (Lei Goyases) lançado em setembro de 2005 e um outro CD com produção própria, “SIMPLICIDADES” (independente – 2005). E Celso desde maio de 2001 mora em Anápolis-Goiás, apresentando-se por toda região e outros Estados. Participou do 1º Festival de Música de Anápolis (12/2002) chegando ao 1º lugar com a música: “Vaga-lume” entre 600 músicas concorrentes.

Segue abaixo uma entrevista exclusiva com Celso Galvão para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 06.08.2008:

01) RitmoMelodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Celso Galvão: Nasci no dia 07 de dezembro 1958 em Cachoeira Paulista – SP. Registrado como Antonio Celso de Carvalho Galvão.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Celso Galvão: Desde pequeno a música faz parte de meu universo. O meu pai toca vários instrumentos e meus tios também, minha casa sempre foi um verdadeiro palco. Meu primeiro contato oficial com a música foi aos quatro anos de idade, quando minha mãe me colocou pra aprender piano.

03) RM: Qual a sua formação musical e\ou acadêmica (teórica)?

Celso Galvão: Tive aulas de Piano dos quatro aos dez anos de idade e em relação ao Violão e a gaita sou autodidata.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Celso Galvão: No passado: o pessoal do Clube da Esquina, Beatles, Cat Stevens, Chico Buarque, Almir Sater, etc… E no presente: Paulinho Moska, Lenine, Zeca Baleiro, etc… E nenhum deixou de ter importância.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Celso Galvão: Comecei nos Festivais de Música aos 14 anos de idade. E tocando na noite comecei em Guaratinguetá – SP em 1982 tocando em bares, festas, bailes, etc…

06) RM: Quantos CDs gravados?

Celso Galvão: Gravei quatros discos, O primeiro foi Claridade (LP) em 1988. As músicas que se destacaram: “Claridade” e “E lá vou eu”. Os músicos que participaram foram: Rique de Carvalho – vocal, guitarra, violão ovation, guitarra sintetizada, percussão; Júlio Ricarte – teclados; Zé Zóio – bateria e percussão. O segundo: Sementes de luz (CD) em 2000.

As músicas que se destacaram: “Beato da fé”, “Mãe” e “Sol nascente”. Os músicos que participaram foram: Ricardo Leão: violões; Celso Faria: percussão (mãe); Lauro Alves: teclados e programação; Luiz Cláudio Bartollini: guitarra e violão aço (vibração); Levi Barreto: percussão; Renato Rangel: back vocal (beato da fé); Dinarte Lemes: baixo; Aldair Soares: sax (vibração); Marcelo “Tapu” Almeida: bateria (sol nascente).

O terceiro: Simplicidades (CD) em 2005, As músicas que se destacaram: “Feitiço mineiro”, “Colibri”, “Amiga” e “Rio Paraíba”. E os músicos que participaram foram: Lauro Almeida: teclados e programação (bateria, percussão e baixo), back vocal. O quarto: Recomeço (CD) em 2006. As músicas que se destacaram: “Recomeço”, “Aconteceu você”, “Nosso canto”, “Sweet friend” e “Why?”.

E os músicos que participaram foram: Guilherme Bicalho: teclado; Front JR: guitarra e violão; Lauro de Almeida: piano; Leandro Carvalho: guitarra e violão; Gleyson Andrade: guitarra e violão; Geovani Fernandes: guitarra, Dênio de Paula: guitarra; Josué Santos: trompete; Marquinhos: baixo; Fred Valle: bateria e percussão.

07) RM: Como você define seu estilo?

Celso Galvão: Eu componho em inglês e espanhol e por tocar na noite eu acabei adotando vários estilos, mas minha maior marca é a MPB.

08) RM: Quais são seus principais parceiros musicais?

Celso Galvão: Ricardo Leão, Júlio Ricarte e Beto Mi.

09) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Celso Galvão: Os prós: você não tem ninguém dizendo grave isso, ou faça dessa forma… E com um trabalho bem feito através da internet você consegue bons resultados. Os contras: não tem uma mídia dirigida, falta de apoio financeiro, problemas com distribuição, enfim falta de apoio técnico.

10) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Na sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Celso Galvão: Como já cantou Caetano Veloso, “… da força da grana que ergue e destrói coisas belas”. Infelizmente a qualidade das canções que estão na mídia está de mal a pior. E, tem sempre aquela história, não precisa qualidade, o que precisa é vender.

Mas em contra partida existem ótimos músicos se lançando no cenário independente e tendo a ajuda de algumas emissoras de rádio que primam pela qualidade. Quanto às revelações das duas últimas décadas eu incluo: Paulinho Moska, Lenine, Ana Carolina, Chico Pinheiro, Vander Lee, Mônica Salmaso, Zeca Baleiro e creio eu que todos tem uma obra consistente.

11) RM: Nos apresente a cena musical de sua cidade?

Celso Galvão: Estou morando em Anápolis – Goiás há seis anos. Existem alguns projetos culturais interessantes por aqui, e diria que há um grande interesse dos governantes em promover essa cultura, através de festivais, encontros e leis de incentivo a cultura.

As diversidades musicais são várias. Existem muitas bandas de garagem, e estilos que vão do blues ao pop/rock, do regional a música sertaneja de raiz e a comercial. Tem rádios aqui que a cada quatro músicas que tocam, uma é daqui da região.

12) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical?

Celso Galvão: São 26 anos de carreira musical, daria pra escrever um livro. Aliás, é o que estou fazendo nesses últimos anos reunindo essas histórias em um diário que poderá se tornar, digamos num livrinho (risos).

13) RM: Como é o seu processo de compor?

Celso Galvão: A noite é minha grande parceira, juntamente com meu violão velho de guerra. A composição pode partir de uma frase apenas. Muitas vezes é a letra que sai primeiro pra depois a melodia. Outra vez a letra e a melodia nascem juntas.

14) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Celso Galvão: Sou formado em eletrônica e por alguns anos trabalhei nessa área. E foi justamente numa promoção que eu tive que rever meus conceitos e me fazer uma pergunta: esse é o trabalho que eu quero realmente pra minha vida? Foi ai que resolvi pegar a estrada musical.  E minha família, meus amigos acharam que eu estava maluco (risos). Hoje eu posso responder que sou mais feliz com esse trabalho, pois a música me levou a conhecer muitos lugares do Brasil e alguns países da Europa. E outras coisas interessantes, inclusive eu conheci minha esposa através da música. O lado triste talvez seja o de não estar fazendo com mais freqüência o meu trabalho autoral.

15) RM: O que você diria para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Celso Galvão: Estude muito, tenha a mente sempre aberta para as novidades. E pesquise e ouça tudo o que puder e procure ser autêntico, original e não desanime.

16) RM: Quem são os músicos conhecidos que você se espelha como um padrão de criatividade e profissionalismo?

Celso Galvão: Gosto muito do trabalho do Paulinho Moska e do Lenine.

17) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Celso Galvão: Acredito, pois desde 1988 quando lancei meu primeiro trabalho, minha música tem tocado em algumas rádios do Brasil e sem pagar o famigerado “jabá”.

18) RM: Quais os projetos futuros?

Celso Galvão: No momento estou trabalhando nos arranjos e nas últimas composições de um CD de Sambas e Bossa Nova que será gravado em 2008 em Goiânia – GO.

18) RM: Celso Galvão, Quais os seus contatos?

Celso Galvão: (62) 3099 – 6759 | 98419 – 2746  –  [email protected] 

youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Wj-UL6bnubA


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.