More Festival Villa-Lobos ganha espaço no programa O Modernismo em Minas Gerais do Palácio das Artes »"/>More Festival Villa-Lobos ganha espaço no programa O Modernismo em Minas Gerais do Palácio das Artes »" /> Festival Villa-Lobos ganha espaço no programa O Modernismo em Minas Gerais do Palácio das Artes - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Festival Villa-Lobos ganha espaço no programa O Modernismo em Minas Gerais do Palácio das Artes

Compartilhe conhecimento

Festival Villa-Lobos ganha espaço no programa O Modernismo em Minas Gerais do Palácio das Artes

Nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2022, às 19h, o programa “O Modernismo em Minas Gerais” do Palácio das Artes apresenta o Festival Villa-Lobos em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Serão exibidos vídeos produzidos pelo Selo Karmim para a realização do Festival Villa-Lobos, em homenagem ao maestro, pelos seus 135 anos.

Há 100 anos, artistas de diversas áreas como pintores, escultores, escritores e músicos se reuniam no Theatro Municipal de São Paulo para o marco oficial do Modernismo no Brasil. Na música brasileira, Heitor Villa-Lobos é, sem dúvida, o capítulo mais importante desta história. Ele soube captar toda a gama de influências folclóricas e populares de nossa cultura e aplicá-la em sua música.

A influência de Villa-Lobos na música mineira

Para falar sobre a influência do maestro Villa-Lobos na música mineira, teremos um bate-papo com a musicista e idealizadora do Festival Carminha Guerra e o violonista Celso Faria, que vão falar sobre o período em que Villa-Lobos morou em Minas Gerais e como absorveu a cultura musical mineira.

Para mostrar a influência de Villa-Lobos na literatura musical mineira, a exposição contará com homenagens de músicos mineiros ao maestro Villa-Lobos. “A proposta desse trabalho é mostrar a comunhão que existe musicalmente na esfera entre os antigos, a influência dos mestres para o Villa-Lobos, e o Villa com seus amigos, tais como, Cartola, Pixinguinha e vários outros. Inclusive, a influência que ele teve de Minas Gerais no tempo que morou aqui. E o pós-Villa, que trouxe grande influência para Tom Jobim e vários artistas da música contemporânea”.

Além de Celso Faria, teremos apresentações de vídeos, como os violonistas Gilvan de Oliveira e Fernando Araújo, os flautistas Mauro Rodrigues e contrabaixista Enéias Xavier, os pianistas Túlio Mourão, Marcelo Magalhães Pinto, Patrícia Valadão e o violoncelista Lucas Barros. Também teremos a presença da professora, escritora, filósofa Maria de Lourdes Gouveia que irá ministrar uma palestra sobre MODERNIDADE.

Um pouco sobre Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Foi maestro e compositor brasileiro, considerado um expoente da música erudita no Brasil. Tornou-se, também, conhecido na Europa por meio da obra “Prole do Bebê”, executada por Arthur Rubinstein, o maior pianista da época. Em suas primeiras obras, Villa-Lobos viajou para o nordeste, onde compôs “Os cantos Sertanejos”. Em 1945, fundou a Academia Brasileira de Música e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque. Villa-Lobos deixou mais de 700 composições. Conheça um pouco mais da história do músico Villa-Lobos: https://www.youtube.com/watch?v=Lsu6PTQta0A

Informações do Festival Villa-Lobos: Data: 05, 06 e 07 de abril, de 2022
Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Palácio das Artes
Horário: 19h – Entrada gratuita

Programação:

05/04/2022 – Terça-feira/19h

– Exibição do vídeo “A influência de Villa-Lobos na música mineira”.  Será exibido o vídeo com as obras executadas por Celso Faria, de compositores mineiros em homenagem ao mestre. Celso Faria bate um papo com o público presente sobre o encontro de Villa- Lobos com as Gerais.

Villa-Lobos: Schottish Choro, por Celso Faria (Violão)
Carlos Alberto Pinto Fonseca – Estudo nº 3 l Homenagem a Villa-Lobos l Celso Faria (violão)
Garoto: Pot-Pourri- Obras de Ary Barroso l Celso Faria (violão)
Villa-Lobos: Prelúdios l Fernando Araújo l (exibição de vídeo)
Villa-Lobos e seus amigos (exibição de vídeo)

Gilvan de Oliveira interpreta “As rosas não falam,” de Cartola e ” Lamento” de Pixinguinha e ainda o clássico: O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos.

06/04/2022- quarta-feira, às 19h

– Bate-papo com o flautista Mauro Rodrigues e o violinista Eliseu Barros sobre a influência de Villa-Lobos na música contemporânea.

Exibição dos vídeos abaixo:
Villa-Lobos: O canto do Cisne Negro I Patrícia Valadão/piano I Lucas Barros /cello
Villa- Lobos: Prelúdios das Bachianas Brasileiras nº 4 l Túlio Mourão/piano
Villa- Lobos – A lenda do caboclo l Renata Xavier / flauta I Willian Barros / viola I Lucas Barros / cello I Eliseu Barros / violino.
Tom Jobim: Eu sei que vou te amar l Mauro Rodrigues e Eneias Xavier (flauta e contrabaixo).

07/04/2022- quinta-feira, às 19h

Exibição do Vídeo “Panorama” sobre Villa-Lobos
Palestra MODERNIDADE com a filósofa Maria de Lourdes Gouveia
Maria de Lourdes Gouveia é escritora, professora aposentada do Departamento de Filosofia e Teologia da PUC/MG. Autora da série “A matéria da memória”, publicou os volumes sobre o Palácio da Liberdade, Cemitério do Bonfim, Praça da Liberdade, Mercado Central e o Bairro da Lagoinha.

O Festival Villa-Lobos é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (PBH) e patrocinado pelo Hermes Pardini.

Ficha técnica:

Idealização: Carminha Guerra

Identidade Visual: Adriano Alves

Edição e produção dos vídeos: Adriano Alves

Direção artística: Carminha Guerra

Assessoria de Imprensa: Studium Eficaz Comunicação

Produção: Selo Karmim

Parceria cultural: Palácio das artes

Programa: O Modernismo em Minas Gerais

Assessoria de imprensa: Studium Eficaz Comunicação – (31) 9. 9968-0652


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.