More Trio Gaviões do Nordeste »"/>More Trio Gaviões do Nordeste »" /> Trio Gaviões do Nordeste - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Trio Gaviões do Nordeste

Compartilhe conhecimento

Gaviões do Nordeste é um Trio de Forró Pé de Serra, formado em 1987 e ao longo dos anos passou por várias formações, estiveram na sua primeira formação: Biu Machado, (acordeon e vocal), Gavião (zabumba e vocal) e Jordão (triângulo e vocal). E gravou oito álbuns e passando por várias gravadoras: Arca Som, C.M.A. Discos, Somaj Discos, M.C.K.

Após o falecimento do acordeonista Biu Machado (Benedito Dias de Lima, Rio Largo – Alagoas) e Lagoinha da Zabumba (José Mauro dos Santos, Maribondo – Alagoas), O Trio Gaviões do Nordeste, é liderado pelo cantor, compositor e percussionista Ailton Martins, que é acompanhado pelos músicos: Djacir do Acordeon (Francisco Djacir da Silva de Sousa); Zé Wilson (José Fagundes Irmão) na zabumba e voz e Guia do Cavaco (Cezar Augusto Dias Leal).

Ailton Martins começou sua vida artística em Caruaru, cidade pernambucana de grande riqueza cultural. Os artistas que o influenciou: Azulão de Caruaru, Jorge de Altinho, Jacinto Silva, Onildo Almeida, etc. Enquanto morou em Caruaru participou de programas de calouros e de festas culturais. Em 1983 mudou-se para São Paulo e continuou seu trabalho de divulgar o Forró Pé de Serra em diversos espaços: Casa de Forró, Centros Culturais, Festas, etc.

O Trio já se apresentou em Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. No CTN – Centro de tradições nordestinas de São Paulo e em muitos outros salões que acolhem o Forró, além de programas de rádio e de televisão regionais. O trio interpreta grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Os 3 do Nordeste, além do seu próprio repertório que é vasto. Alguns álbuns do Trio Gaviões do Nordeste estão disponíveis no http://www.forroemvinil.com/tag/gavioes-do-nordeste/

Segue abaixo entrevista exclusiva com Ailton Martins do Trio Gaviões do Nordeste para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 22.04.2021:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Nasci no dia 20.06.1964 em Agrestina – PE, onde passei minha infância e no início da adolescência fui morar em Caruaru – PE. E fui registrado como Ailton Herculano Martins. A formação atual do Trio: Ailton Martins (voz e triângulo). Djacir do Acordeon (Francisco Djacir da Silva de Sousa, nasceu no dia 27.08.1964, em Boa Viagem – Ceará), Zé Wilson na zabumba e voz (José Fagundes Irmão, nasceu no dia 20.01.1951 em Lagarto – SE) e Guia do Cavaco (Cezar Augusto Dias Leal, nasceu no dia 16.08.1966 em São Paulo – SP).

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Meu primeiro contato com a música foi em um programa de calouros, Expresso da Alegria, na extinta Rádio Difusora de Caruaru, onde hoje se encontra o Jornal do Comércio.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Fui metalúrgico em uma fábrica de parafusos e fixadores metálicos em geral, por 34 anos em Diadema – SP.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Azulão de Caruaru, Jorge de Altinho, Jacinto Silva, o rei Luiz Gonzaga e outros do segmento do Forró.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Comecei em 1983 em São Paulo participando de Trios de Forró tocando Triângulo e no vocal, na década de 80. Eu trabalhava na metalúrgica na semana e tocava nos finais de semanas, em Casas de Forró.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  O Trio Gaviões do Nordeste que hoje represento já teve várias formações, iniciou com Biu, no acordeon/sanfona e vocal; Jordão, no triângulo e vocal; Gavião, no zabumba e compositor. Em 1987 o primeiro álbum. Em 1988 o álbum “Forró de ouro”. Em 1990 o álbum “Dando olé no forró”.

Em 1993 o álbum “Pintando o sete”.  Em 2000 o álbum “Dona do meu coração”.

Em 2002 o álbum “No forró ninguém fica sem amar”.  Em 2008 o álbum “Os Grandes Sucessos”. Em 2009 o álbum “Em Dose Dupla”. Os álbuns tiveram participações: Geraldo Sanfoneiro, Bastinho Calixto, Edson Duarte, Trio Juazeiro, entre outros.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  No início foi na prática e com o passar do tempo fiz aulas de canto.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Mais técnica para cantar e recursos vocais.

10) RM: Quais as cantoras(es) que você admira?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Luiz Gonzaga, Flávio José, Marinês, Azulão de Caruaru, Roberto Carlos, Trio Nordestino, etc.

11) RM: Como é o seu processo de compor?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Inspiro-me em fatos do passado e do presente e histórias que escuto para criar minhas músicas.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Minhas composições não têm parcerias.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Não têm interferência na escolha do repertório, porém temos que usar nossos próprios recursos financeiros.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Procuro fazer o meu melhor, para agradar a todos.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Divulgação em rádio, TV e redes sociais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  A internet é uma mão na roda, só ajuda. 

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  A vantagem é praticar mais para chegarmos no melhor resultado quando vamos gravar.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Procuro fazer uma música autêntica, raiz o que a diferencia e agrada o público amante do Forró Pé de serra.

19) RM: Como você analisa o cenário do Forró. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  O cenário do Forró autêntico é mais rígido, por isso são poucas as revelações, porém consistente e não vai acabar jamais. 

20) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Dominguinhos, Osvaldinho, Mestrinho, Sivuca, meu amigo Heleno dos 8 baixos, entre outros.

21) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para o show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Já aconteceu de tudo citado na pergunta. Tocar e não receber, falta de condições técnicas para o show, brigas, etc.

22) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  O que me deixa feliz é fazer o que gosto, tocar e cantar. E fico triste com os baixos cachês e calotes.

23) RM: Quais os prós e contras do Movimento do “Forró Universitário” no Sudeste?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  É um movimento que traz os jovens para o Forró com sanfona, zabumba e triângulo. E festivais de Forró com muita alegria é o que falta no Nordeste.

24) RM: Quais os prós e contras do Movimento do Forró de Banda dos anos 90?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  As bandas de Forró contribuíram com o Forró tradicional, porque atraíram os jovens, criaram novas coreografias e tocaram músicas dos grandes mestres.

25) RM: Quais os prós e contras do Movimento do Forró Estilizado dos anos 2000?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  É um estilo que se diferencia do Forró tradicional, têm seu público, porém acredito ser modismo, usa o nome de Forró, mas é passageiro.

26) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Depende da rádio.

27) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Digo que o Sol nasce para todos, se está no sangue, é estudar, acreditar e seguir em frente.

28) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Os prós de Festival de Música é oportunidade para se promover e os contras é promover quem não merece.

29) RM: Hoje os Festivais de Música revelam novos talentos?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Quase sempre não.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Depende de quanto se pode pagar de jabá.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  É um espaço maravilhoso para os artistas apresentarem seus trabalhos.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins:  Dar continuidade ao grande projeto iniciado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

33) RM: Quais seus contatos para o show e para os fãs?

Trio Gaviões do Nordeste | Ailton Martins: (11) 95479 -3175 | [email protected]

| https://web.facebook.com/ailton.herculanomartins

| www.instagram.com/ailton.herculanomartins 

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCj-IQMxmnGqNAMCF5JjXMQw

Live Solidária Gaviões do Nordeste em live solidária em 31 de março de 2021 Diadema – SP: https://www.youtube.com/watch?v=4uaQmPWTGMA

Live Solidária Gaviões do Nordeste em live solidária em 31 de março de 2021 Diadema – SP: https://www.youtube.com/watch?v=QW0GQ3UeZRI  

Live Solidária Gaviões do Nordeste em live solidária em 31 de março de 2021 Diadema – SP: https://www.youtube.com/watch?v=CQ1zFcyoXa0

Resto de Amor (Cecéu) por GAVIÕES DO NORDESTE (Biu, Lagoinha e Ailton Martins): https://www.youtube.com/watch?v=oxtVQ_0CzGk

Gaviões do Nordeste participação especial Edson Duarte: https://www.youtube.com/watch?v=KOySx6oyeKs

Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=NJ3zqTum0oo&list=PLMhNGLmrp1HIlXnsIbdnuvpHntbuHyK3T 

Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=jCXqKIoaNJI&list=PLMhNGLmrp1HL-d45oupLtH9Vo8IGdKoX0

Gaviões do Nordeste 1987 Lp Completo: https://www.youtube.com/watch?v=vCnd0V_Dsco

Programa Espalha Brasa #9 – Gaviões do Nordeste (ao vivo): https://www.youtube.com/watch?v=fZkgyOgEXsQ

LP Gaviões do Nordeste de 1987: https://www.youtube.com/watch?v=vCnd0V_Dsco

Trio Juazeiro 1993 A volta do Trio Juazeiro Lp Completo: https://www.youtube.com/watch?v=-EiNYa60Xho

https://www.youtube.com/watch?v=vCnd0V_Dsco

 

 

 


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.