More Marcio Fonseca »"/>More Marcio Fonseca »" /> Marcio Fonseca - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Marcio Fonseca

Compartilhe conhecimento

O músico, cantador e produtor musical gaúcho Marcio Fonseca começou sua carreira musical aos 10 anos de idade.

Como compositor de melodias, participou de vários festivais de música do estado do rio Grande do Sul.

Já em 2005 começou a produzir outros artistas em seu Home Estúdio junto com sua esposa Luciana, onde trabalham também com suas produções. Luciana tem um papel muito importante na sua influência musical, na sua vida pessoal e profissional.

De 2020 para cá, vem realizando um trabalho de mistura de culturas, gaúcha e nordestina, gravando músicas de grandes nomes da música brasileira.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Marcio Fonseca para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 18.11.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Marcio Fonseca: Nasci no dia 08/07/1978 em Dom Pedrito – RS. Registrado como Marcio Arlênio Pinheiro Da Fonseca.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Marcio Fonseca: Ganhei um violão dos meus pais (Vasco e Maria) aos 5 anos de idade, aos 10 anos e pela primeira vez toquei em um palco e foi no Festival Gaúcho das Escolas Pedritenses, onde toquei percussão.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Marcio Fonseca: Não tenho formação musical, atualmente trabalho como técnico de gravação, edição e mixagem em estúdio.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Marcio Fonseca: Minha família, meus pais (Vasco e Maria) e irmãos (Jean e Ricardo) foram a minha influência, ouvindo o que eles ouviam. Com o passar do tempo alguns artistas começaram a chamar a minha atenção, entre eles meu amigo e irmão de estrada Nelcy Vargas, músico, arranjador e produtor musical, César Passarinho, Miguel Marques, Elba Ramalho, Alceu Valença, João Paulo Jr, Fagner, Zé Ramalho, Jessé, Sandro Coelho, Roupa Nova. O jazz, através de Miles Davis e Blues com B.B. King, e os mantenho até hoje.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Marcio Fonseca: Comecei em 1988 no festival de música nas escolas com dez anos de idade, logo depois parei e fui trabalhar em um supermercado. E, quando saí do supermercado, eu montei um estúdio de gravação fiquei apenas produzindo outros artistas, mas sempre gravando algumas coisas que gosto, sempre como músico em festivais de música. Cheguei a lançar um álbum com alguns convidados, mas sem intenção de seguir cantando. A partir do ano de 2020 comecei a gravar meus trabalhos como cantador.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Marcio Fonseca: Lancei apenas um álbum com convidados em 2010, todas as músicas nativistas, gênero este dos festivais do Rio Grande do Sul.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Marcio Fonseca: Não tenho estilo musical, gosto de ouvir músicas que passam sentimentos nos poemas, e também música instrumental, onde o instrumento canta através das notas.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Marcio Fonseca: Não, mas faço alguns exercícios.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Marcio Fonseca: Nunca estudei técnica vocal. É importante a técnica e o cuidado com a voz, mas cada caso é um caso. Tem pessoas que cantam a noite inteira e no outro dia estão tranquilas, outros, precisam de repouso para recuperar a voz.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Marcio Fonseca: Whitney Houston, Aretha Franklin, Nina Simone, Dionne Warwick, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Lara Rossato, Loma Pereira, Elvis Presley, Guns ‘N’ Roses, Dire Straits, Bruce Springsteen, Flávio José, Santana o Cantador, João Paulo Jr, Sandro Coelho, Fabio jr, Miguel Marques, Cicero Goulart, Vitor Silva, Jessé, Raul Seixas, entre outros.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Marcio Fonseca: Sou compositor de “melodias”, e não tenho um processo específico, a melodia surge ao natural, depende do dia e da inspiração.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Marcio Fonseca: Não tenho parceiros definidos para compor, a música abre muitos caminhos e a cada dia surgem novos parceiros. Fiz melodias para letras e poemas de Getúlio Santana Silva, Cláudio Souza, Matheus Costa, Milton Freire, Marcos Amaral, Marco Soares, Zé Renato Daudt, Leonardo Borges, Sérgio Roberto Vieira, Sérgio Lopes, Ilson Limas, Nerilson Buscapé. Já compondo melodia em parceria, tenho algumas com Alexson Massagão, Milton Fontoura, Alex Umpierres, Ilson limas, entre outros.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Marcio Fonseca: A vantagem é que você tem liberdade de escolher o caminho, você se governa, e com isso o trabalho se torna mais natural. O contra, é que você é o faz tudo, e as vezes isso pode atrapalhar no desenvolvimento do trabalho, onde você divulga e administra. No meu caso, tenho pessoas que ajudam nessa parte, uma destas pessoas é Rui Alencar.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Marcio Fonseca: Não tenho planejamento em palco, ainda não faço shows ao vivo, por ser início de trabalho. Preciso fazer as coisas um passo de cada vez e com segurança. Fora do palco, tenho meu Home estúdio onde trabalho com produção musical.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Marcio Fonseca: Neste momento apenas gravando e divulgando as músicas nas rádios, you tube e plataformas digitais. Meu trabalho é recente e ainda analisando a melhor forma de desenvolver a carreira solo.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Marcio Fonseca: A internet hoje é o maior meio de comunicação mundial e se cair ali, você é visto. O ponto negativo é que tenho dificuldades de lidar com ela, e a cada dia surge uma novidade. Outro ponto negativo é que o artista independente conseguia vender seus discos, CDs, hoje, depende dos seguidores para obter “algum” retorno financeiro.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Marcio Fonseca: Para mim é espetacular, tenho meu home, faço as gravações e produções aqui, recebo material de outros colegas para as minhas produções, no geral creio que veio para facilitar o mundo da música.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Marcio Fonseca: O diferencial e único que conheço é mantendo minha identidade, meu jeito. O diferencial é ser você mesmo.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram? Perguntas difíceis, e no momento prefiro não citar nomes.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Marcio Fonseca: Tocar e não receber.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Marcio Fonseca: Feliz com as pessoas que chegam e somam com o trabalho como os compositores Júnior Vieira, Rodrigues Bastos, Nerilson Buscapé e Jaime Willians, que nos brindam com seus poemas. Os músicos, quando chamados fazem um trabalho com muita qualidade. E as pessoas que acompanham o nosso trabalho enviando mensagens de carinho e apoio.

Triste em ver tantos artistas com trabalhos espetaculares que não tem portas abrindo a sua frente e vivem, alguns deles, até mesmo na miséria.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Marcio Fonseca: Existe o Dom musical. Nasceu músico, nasceu cantor, nasceu com a musica na veia.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Marcio Fonseca: Ter a capacidade de criar na hora um solo, um riff ou até mesmo uma melodia.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Marcio Fonseca: Existe sim, mas não tenho conhecimento para dar uma resposta concreta, depende de cada músico e sua capacidade de criação.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Marcio Fonseca: Não conheço os métodos, não tenho como responder à pergunta.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Marcio Fonseca: Não estudei harmonia, não possuo conhecimento técnico, por isso não tenho como responder pergunta.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Marcio Fonseca: Meus trabalhos rodam em várias rádios brasileiras e nunca paguei para isso e nunca irei pagar. Para mim essa prática é injusta, já que o artista independente depende da divulgação e muitos destes artistas não tem dinheiro para gravar suas músicas, ainda mais pagar as rádios.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Marcio Fonseca: Seja você mesmo e corra atrás, mas com humildade e respeito, e se possível, ouça quem tem estrada e quer te ajudar.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Marcio Fonseca: Sim, e a cada dia se faz mais necessário os festivais de música, mas, infelizmente o movimento diminui com o passar dos anos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Marcio Fonseca: Creio que a cultura musical merece mais do que é apresentado diariamente, digamos assim.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Marcio Fonseca: São espaços importantes, sei que são muito concorridos, mas nunca entrei nesses espaços e não tenho maiores detalhes sobre eles.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Marcio Fonseca: No momento penso no presente, seguir em frente com meu humilde trabalho que vem abrindo portas nesse caminho que venho percorrendo, o futuro, a Deus pertence.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Marcio Fonseca: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/marciofonsecacantador_oficial

Canal: https://www.youtube.com/@marciofonsecaoficial/about

A Natureza das Coisas – Marcio Fonseca e Vitor Silva (Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=cqM9uRgB-XI

Jogo Aberto – Marcio Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=k1fd64X3gWo

Seu Aconchego – Marcio Fonseca e Cristina Amaral: https://www.youtube.com/watch?v=FCKyQ0TX5OE

Caco de Telha – Marcio Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=YeOiuoCiVVw


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.