A cantora paulista Jéssica Reis, participou do programa “Altas Horas”, onde revelou ter poucas memórias do pai (João Paulo) devido à sua pouca idade na época do seu falecimento. Ela mencionou que revê vídeos antigos para sentir-se mais próxima de João Paulo.
Formada em Medicina Veterinária, Jéssica inicialmente dedicou-se ao cuidado de animais em uma fazenda, trabalhando com cavalos, ovelhas e gado. No entanto, ao viver a experiência dos palcos nos últimos anos, decidiu seguir os passos musicais do pai, iniciando uma carreira como cantora e vem se preparando para isso
Durante cerca de dois anos, Jéssica se apresentou ao lado de Daniel, antigo parceiro musical de seu pai, em shows que celebraram a trajetória da dupla João Paulo & Daniel. Essas performances emocionaram o público, mantendo vivo o legado de João Paulo.
Além de sua carreira musical, Jéssica compartilhou em entrevistas os desafios emocionais que enfrentou após a perda do pai, incluindo períodos de depressão. Ela atribui à fé e aos estudos a força para superar essas dificuldades.
A primeira vez de Jéssica Reis em um palco cantando com Daniel foi em 2017, em Brotas – SP, em show no Cine São José: “quando ele me convidou eu fiquei em dúvida sobre aceitar, mas depois quis homenagear meu pai com essa participação”, diz Jéssica.
Anos depois, já em 2023, novamente o convite surgiu para a gravação do DVD que comemorava 40 anos de carreira do cantor, celebrando a dupla João Paulo & Daniel. Interpretando a música “Minha estrela perdida” (Monalisa Nunes / Sérgio Mazurega), Jéssica não só participou do DVD como também seguiu em turnê por dois anos ao lado de Daniel em todo o Brasil.
Em 2025, com o fim da turnê ao lado de Daniel, vem dedicando-se a carreira profissional na música, com aulas de técnica vocal e violão.
Em 8 de agosto de 2025, Jéssica emocionou o público ao se apresentar ao vivo no programa “Encontro com Patrícia Poeta”, na TV Globo com o lançamento oficial de sua carreira musical com a canção “Meu Grande Parceiro”, composição especial em homenagem a João Paulo e ao Dia dos Pais.
A música e o clipe vêm carregados de emoção e memórias afetivas com o uso de Inteligência Artificial, que simula João Paulo falando diretamente com a filha, reforçando a herança artística que Jéssica carrega no sangue.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Jéssica Reis para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 27/08/2025:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Jéssica Reis: Eu nasci no dia 08/07/1991, em Brotas – SP. Filha única do cantor João Paulo, da dupla João Paulo & Daniel, e de Roseni Barbosa dos Santos Reis. Eu tinha apenas 6 anos quando meu pai (José Henrique dos Reis, nasceu 28 de julho de 1960 em Brotas – SP e faleceu no dia 12 de setembro de 1997 em Franco da Rocha – SP, após um acidente de carro. Registrada como Jéssica Renata dos Reis.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Jéssica Reis: Meu pai (João Paulo) sempre foi minha maior referência na música. Desde que nasci o contato com os palcos esteve presente, até a sua partida no dia 12 de setembro de 1997, quando eu tinha 6 anos. Mas seu legado através da história e das composições que deixou, sempre foi muito presente em minha vida. Então considero que a música sempre fez parte de mim. Já minha primeira vez cantando em um palco foi a convite do Daniel em 2017. Quando ele me convidou primeiro eu fiquei em dúvida sobre aceitar, mas depois quis homenagear meu pai com essa participação.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Jéssica Reis: Eu sou formada em Medicina Veterinária, área na qual inicialmente eu me dediquei a animais de grande porte, trabalhando por cerca de 7 anos. Comecei a estudar música depois dessa primeira apresentação em 2017, com aulas de técnica vocal e violão.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Jéssica Reis: Sem dúvidas meu pai (João Paulo) é um grande influenciador na minha carreira musical, e um dos principais motivos de eu ter dado início a essa trajetória na minha vida. Eu encontrei na música uma forma de me aproximar das poucas lembranças que tenho dele, de me conectar com o que ele representou na vida de tantas pessoas por esse mundo.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Jéssica Reis: A minha carreira musical começou oficialmente em 2025, com o lançamento da música “Meu Grande Parceiro” (Monalisa Nunes / Sérgio Mazurega) que é uma homenagem ao meu pai. Mas minha carreira tem sido desenvolvida há alguns anos, principalmente depois que eu fui convidada pelo parceiro do meu pai, o Daniel, a realizar as apresentações na sua Turnê de 40 anos de carreira, celebrando João Paulo & Daniel, e, desde então, tem sido muito especial estar envolvida nisso.
06) RM: Você estudou técnica vocal?
Jéssica Reis: Eu tenho tido acompanhamento e aulas de técnica vocal e violão durante a minha rotina nesses últimos anos e isso tem sido muito importante e para essa carreira musical que eu busco trilhar, o estudo da técnica vocal tem sido fundamental.
07) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Jéssica Reis: A internet foi um lugar onde encontrei o apoio de fãs de João Paulo e Daniel, pessoas que me incentivaram e estiveram comigo desde quando eu comecei a trilhar esse caminho musical. Eu considero a internet um dos meios mais importantes no desenvolvimento da minha carreira, principalmente pelo apoio que eu sempre tive de tantas pessoas, inclusive sou muito grata por isso.
08) RM: O que te deixa mais feliz na carreira musical?
Jéssica Reis: Sou muito feliz em poder representar o legado e a memória que meu pai (João Paulo) deixou para os seus fãs, por ter me encontrado nesse caminho tão bonito e também por poder contar com parceiros tão especiais, o afeto do público, o apoio da minha mãe, dos meus amigos e dos meus familiares.
09) RM: Quais seus contatos?
Jéssica Reis: [email protected] | (17) 99704 – 5510 (Giana Rodrigues – Assessoria de Imprensa) | https://www.instagram.com/jessicareiscantora | https://distro.ffm.to/meu_grande_parceiro
Canal: https://www.youtube.com/@jessicareiscantora
Jéssica Reis – Meu Grande Parceiro (Monalisa Nunes / Sérgio Mazurega) – [Clipe Oficial]: https://www.youtube.com/watch?v=kzzLvSbpiXw
Sobre João Paulo: registrado como José Henrique dos Reis era filho de Henrique Neri dos Reis e Faraildes dos Reis, teve uma infância humilde e chegou a trabalhar como pedreiro e carpinteiro.
Em 1980, junto com Daniel (José Daniel Camillo) começaram a carreira na cidade de Brotas, interior de São Paulo, adotando seu nome artístico de João Paulo em busca do sucesso em um segmento que ainda sofria muitos preconceitos. Separadamente, eles já possuíam alguma experiência: João Paulo formava com o irmão mais velho Francisco a dupla Neri e Nerinho e Daniel tocava e cantava em rodas de viola e festivais desde os 5 anos de idade.
O curioso da história da dupla é que os dois eram rivais nas apresentações que faziam em circos, praças e festivais. João Paulo cuidava do gado nas fazendas do pai de Daniel enquanto cantava com o irmão mais velho Francisco. Mas essa dupla não foi muito longe. Logo os dois amigos estavam cantando juntos, primeiro como José Neri e Daniel, com o objetivo de gravar um disco, o que aconteceu pela gravadora Continental (Chantecler). Estava pronto Amor Sempre Amor, lançado em 1985.
A dupla já como João Paulo e Daniel começou uma busca intensa e incessante pelo sucesso, divulgando o trabalho nas rádios e nas cidades do interior paulista. Porém o mercado fonográfico nacional só começou mesmo a aceitar a dupla, que sofreu inclusive o preconceito racial, em 1992.
Em 1996, com o lançamento de João Paulo & Daniel Vol. 7, a dupla finalmente se consagrou. O CD trazia a canção romântica “Estou Apaixonado”, versão para “Estoy Enamorado”, de Donato & Estefano, que fez muito sucesso nas emissoras de rádio e na televisão, tendo sido tema da novela Explode Coração, da TV Globo. Outra canção da dupla entrou na trilha sonora da novela O Rei do Gado, a toada caipira “Pirilume”.
No dia 12 de setembro de 1997, João Paulo voltava para Brotas – SP, onde morava, depois de um show realizado em São Caetano do Sul junto de seu amigo e segurança Paulo César Pavarini, dirigindo pela Rodovia dos Bandeirantes. Por volta de 2h30 da madrugada, no quilômetro 40,5 em Franco da Rocha, seu carro capotou por várias vezes e o cantor ficou preso às ferragens, não conseguindo sair do veículo que se incendiou em seguida, Paulo César conseguiu escapar com ferimentos, João Paulo morreu carbonizado, decretando assim, o fim da dupla que estava no auge da carreira.
Discografia: Amor Sempre Amor (1985), Planeta Coração (1987), João Paulo & Daniel Vol. 3 (1989), 1992: João Paulo & Daniel Vol. 4, João Paulo & Daniel Vol. 5 (1993), João Paulo & Daniel Vol. 6 (1995), João Paulo & Daniel Vol. 7 (1996), João Paulo & Daniel Vol. 8 (1997), Ao Vivo (1997).
Curiosidades: A placa do BMW de João Paulo era CJP-0008, iniciais do cantor; o número 0008 era uma referência ao oitavo – e último – disco da dupla.
Daniel revelou, certa vez, que a música preferida de João Paulo era ‘Poeira da Estrada’, composição dele e de Rick Sollo, então integrante da dupla Rick & Renner.
No início da carreira a dupla sofreu várias dificuldades; uma delas foi o preconceito racial, pelo fato de João Paulo ser negro.
Importante a revista mencionar artistas com diversas trajetórias e formações. Sei da importância da técnica, mas acredito muito no talento, no dom, para cantar.