More Carlos Mahlungo »"/>More Carlos Mahlungo »" /> Carlos Mahlungo - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Carlos Mahlungo

Carlos Mahlungo
Carlos Mahlungo
Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, violonista mineiro Carlos Mahlungo com uma carreira artística apurada. Ele tem 20 anos de carreira ganhando significativo destaque nos shows em Clubes, Bares e Saraus, em São Paulo e cidades do interior do Estado. Ele vive uma fase muito feliz na carreira, sendo ovacionado pelo publico presente nos seus Shows e recebendo críticas favoráveis ao repertório e performances no Palco cantando as músicas dos seus quatro CDs e clássicos da MPB em diferentes, tais como Reggae, Blues, Samba e música regional mineira.

Ele atribui à aprovação do publico e da crítica à maturidade que conquistou ao longo de uma carreira “feliz”, que proporciona alegria indescritível, mas que não é nada fácil; com as dificuldades vividas pela maioria dos artistas de carreira independente e DEPENDENTE, que dispõe de estrutura modesta.

Carlos Mahlungo é um artista competente nas duas funções que escolheu para sua vida: compor e interpretar a boa música, além de ser uma pessoa simples, apaixonado por boas causas. Ele confessa-se um idealista e um militante da cultura e dos direitos humanos.

Segue abaixo entrevista exclusiva de Carlos Mahlungo para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01.09.2015:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e sua cidade natal?

Carlos Mahlungo: Nasci no dia 13 de Setembro de 1948 em Água Comprida em Uberaba – MG.  Fui registrado como Sebastião Carlos da Silva.

02) RM: Como foi o seu primeiro contato com a música.

Carlos Mahlungo: Minha Mãe que cantava e meu Pai que tocava acordeon, ai comecei.

03) RM: Qual a sua formação musical e acadêmica fora música?

Carlos Mahlungo: Fiz aula de Violão em alguns Conservatórios. E fiz dois anos na UNINOVE – SP o curso de Pedagogia.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente? Quais deixaram de ter importância?

Carlos Mahlungo: Da música Sertaneja Raiz até a música japonesa. Nos Saraus ouve-se muita coisa de qualidade. A música de época, tipo de Discoteca.

05) RM: Quando, como e onde  você começou a sua carreira musical?

Carlos Mahlungo: Na escola no Colégio em Uberaba – MG, lá também nos Festivais de Música da Escola.

06) RM: Quantos discos lançados e quais os anos de lançamento(quais os músicos que participaram das gravações)? Qual o perfil musical de cada álbum? E quais as músicas que você acha que caíram no gosto do seu público?

Carlos Mahlungo: O primeiro disco – “Fato Consumado” em 1978 com a música: “O Profeta”. Em 1982 o segundo disco – “Canto Livre” com quatro músicas. Em 1995 o terceiro disco “Terra Mãe”. Em 2013 quarto disco – “Seres”.

07) RM: Como você define o seu estilo musical? 

Carlos Mahlungo: MPB, Reggae e Romântica.

08) RM: Como você se define como cantor/intérprete?

Carlos Mahlungo: Tento aprender ouvindo outros cantores e interpreto as músicas que componho.

09) RM: Quais os cantores(as) e cantoras que você admira?

Carlos Mahlungo: São vários e várias, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Nina Simone, Mercedes Sosa, Alaíde Costa. Os cantores são: Djavan, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, etc.

10) RM: Como é seu processo de compor? Quem são seus parceiros de composição?

Carlos Mahlungo: Eu sempre só compunha. E meus parceiros; gente da melhor qualidade como: Antonio Carlos, Messina Messina, Júlio C. Costa, Costa Senna, Márcia Gamba, Nicanor Jacinto,  Frederico Barbosa, Pedro Osmar e mais alguns.

11) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro? Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Carlos Mahlungo: O Cenário está nas mãos de alguns comerciantes da Cultura. Nos últimos tempos pouca coisa apareceu. E revelação: eita palavrinha difícil, não é? Tudo é de repente, aparece e logo some.

12) RM: Qual ou quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Carlos Mahlungo: Aqui em Sampa é complicado fazer contato com eles, Agnaldo Timóteo, Toninho Nascimento.

13) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical?

Carlos Mahlungo – Gafes, eu acho que não cometi ainda, mas tocar e não receber ou demorar receber, isso já aconteceu.

14) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Carlos Mahlungo: Feliz é quando alguém canta comigo a minha música. Triste: Procuro entender as pessoas, mas se elas não me querem, então não querem.

15) RM: Nos apresente a cena musical na cidade que você mora?

Carlos Mahlungo: São Paulo têm os cantores de rua, acho isso maravilhoso. Eles saem por aí mostrando suas músicas, querendo ouvir ou não, eles cantam.

16) RM: Quais os músicos ou/e bandas que você recomenda ouvir?

Carlos Mahlungo: Uma banda de músicos amigos meus que faz JAZZ, são eles Denis Cristian, Manoel Cruz e Doglas Las Casas.

17) RM: Quais os cantores e cantoras que gravaram as suas canções?

Carlos Mahlungo: Cantores (as) ainda não gravaram. Mas alguns dos meus parceiros músicas já gravaram. O mais recente é o meu parceiro musical Antonio Carlos, que gravou a nossa parceria “A Canção Comuna” no segundo álbum da Reggaebelde Project.

18) RM: Quais os prós e contra de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Carlos Mahlungo – Os prós é ter liberdade de cantar o que quer, gosta e acredita, ou seja, fazer sua história. Os contras é que fica mais difícil na divulgação, na Rádio o Locutor compra o horário, e faz o que quer, ou seja, escolhe a Programação. Fazer um CD e encaminhar material para divulgação demanda custos altos. E ainda ter que fazer música mais Comercial.

19) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira musical dentro e fora do palco?

Carlos Mahlungo: Meu planejamento fora do palco é trabalhar nos Correios, já que fica muito corrido tocar na noite, já que os Bares estão sem espaço para música autoral. No palco eu quero tocar e cantar músicas que eu sempre gostei, grandes sucessos da música Brasileira, principalmente da música Nordestina. 

20) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Carlos Mahlungo: Minha principal estratégia hoje é melhorar na divulgação na Internet, que é minha parte fraca, hoje em dia a internet ajuda na divulgação, eu preciso melhorar, e vou melhorar.

21) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Carlos Mahlungo: A internet é muito rápida, em tempo real. Agora ela prejudica quando simplifica as informações em excesso, mas teremos que conviver com ela, ela veio para ficar, temos que aprender a usá-la.

22) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso a tecnologia de gravação( home studio)?

Carlos Mahlungo: Em qualquer situação da vida, temos vantagens que chegamos mais rápido nas pessoas e as desvantagens também é a rapidez, mas temos que aprender com o que é o novo. E ficou mais barato para gravar.

23) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para ser diferenciar dentro do seu nicho musical?

Carlos Mahlungo: Na verdade eu procuro está lendo a poesia dos amigos mais próximos ou nem tão próximos, saber de seus assuntos, suas histórias, seus quereres.

24) RM: Como você analisa o papel da grande mídia em relação ao mercado musical?

Carlos Mahlungo: A grande mídia no Brasil fica assim colocada, quem paga tem a preferência, então não tem nenhum respeito pela cultura musical brasileira. O dono da emissora compra ou vende o horário, e aí a população fica a reboque do que tem ou não qualidade. E mídia não se preocupa em buscar o que vale ou tem qualidade…

25) RM: Quais as suas principais críticas a mídia?

Carlos Mahlungo: Não gosto da palavra crítica, mas observação, respeitar o artista, ouvi-lo.

26) RM: Qual a motivação em criar e/ou cantar canção com letra relevante com a propagação e popularização nas Rádios e TVs de música de letra descartável ou banal?

Carlos Mahlungo: Quando eu ouço uma música quero ouvir novidade, qualidade não importando se Brasileira ou não. O que vale é a qualidade, ou respeito aos meus ouvidos e das pessoas…

27) RM: Qual a importância de Festival de Música para a carreira musical? Você já participou? Você acredita que ainda revela novos talentos?

Carlos Mahlungo: O Festival de Música é muito importante para nossa carreira, ajuda a divulgar para outro público, a música sendo analisada de outra maneira. Os Festivais são uma coisa boa, eu gosto para estar em contato com outros músicos.

Já Participei e gostei muito, e quero participar outras vezes, na medida do possível. A forma de revelar novos talentos está um pouco diferente de outros tempos, mas é sempre bom, para revelar outras maneiras de compor, gosto muito… Hoje estou um pouco parado sem me inscrever em Festivais.

28) RM: Você acredita que sem o pagamento do Jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Carlos Mahlungo: Eu tenho um amigo que faz o Programa “Solo Tango” na Rádio Trianon já fiz várias entrevistas com ele. E dia 03 de Agosto de 2014 participei com ele do aniversário do programa na “Casa de Portugal”.

29) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Carlos Mahlungo: A pessoa tem que gostar do que faz. E se enturmar, se juntar.

30) RM: Quais os seus projetos futuros?

Carlos Mahlungo: Divulgar o novo CD – SERES. E gravar mais e mais minhas músicas. Eu tenho muitas músicas boas e parceiros bons.

31) RM: Carlos Mahlungo, Quais os seus contatos para show e para os fãs?

Carlos Mahlungo: (11) 3313 – 0185 | 98547 – 9503 | [email protected] | www.facebook.com/cmahlungo


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.