More Banda Made In Roots »"/>More Banda Made In Roots »" /> Banda Made In Roots - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Banda Made In Roots

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, guitarrista Arlisson Reis da banda Made In Roots, iniciou sua trajetória musical mesmo sem saber, onde reciclava algumas latas no lixo improvisando sua bateria e fazendo seus ensaios no quintal de casa, como já era cultura de outras crianças naquela comunidade.

Chegando na sua adolescência foi apresentado por um amigo chamado “Fio” (em memória), um estilo musical diferente do que se ouvia na época entre amigos, era o “REGGAE MUSIC”, na época escutou em fita K7 uma coletânea de Bob Marley conhecida como: TALKIN BLUES e foi arrebatado pelas trilhas sonoras.

No final dos anos 90 a 2000, em visita a ensaios de banda de reggae foi convidado a participar de uma das bandas como backvocal, onde adquiriu experiência e conhecimento musical. Assim, teve oportunidade de participar de alguns festivais e tocar ao lado de algumas bandas do cenário nacional e internacional como: Edy Vox, Adão Negro, Diamba, e o cantor jamaicano: Siddy Ranks, entre outros.

No final de 2009, iniciou um novo projeto com seu amigo Robson Reis, companheiro de algumas composições o qual na época seria o vocalista, mas por motivo de força maior, tiveram que dar uma pausa no projeto. Por incentivos de alguns amigos, que conheciam algumas composições, Arlisson Reis se posicionou como vocalista.

Em 13 de Janeiro de 2018, em parceria com KêStudio iniciaram a gravação do single Quem me protege não dorme, que começou a ser tocada por algumas rádios FM e Web. A música teve novo arranjo, com Nido Brown (Ivanildo) no contrabaixo, Robert e Luiz nos teclados, Márcio Reis no trompete, Rodrigo no trombone e backvocal, Pedro Ivo no Saxofone, Paulinho na guitarra, Moab na bateria e Arlisson Reis no vocal e guitarra base. A música teve a participação de Edy Vox, uma das referências musicais de Arlisson Reis. Em 12 de outubro de 2019 foi lançado o álbum Lembranças com 12 músicas autorais.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Arlisson Reis da banda Made In Roots para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01/0/2025:

01) Ritmo Melodia: Qual a data de nascimento e cidade natal dos músicos da banda?

Banda Made In Roots: Arlisson Reis (vocalista e guitarrista), nasceu no dia 18/04/1983 em Mata de São João – BA. Robert Nunes (Tecladista), nasceu no dia 16/01/1996 em Mauá – SP. César Romério (Tecladista), nasceu no dia 23/03/1978 em Salvador – BA. Ivanildo Lopes (Baixista), nasceu no dia 27/10/1993 em Dias d’Ávila – BA. Arlisson Adrian (Baterista), nasceu no dia 14/12/2011 em Mata de São João – BA.

02) RM: Fale do primeiro contato com a música dos músicos da banda.

Banda Made In Roots: Arlisson Reis começou aos quatro anos de idade tocando no fundo do seu quintal uma bateria improvisada com latas. Robert Nunes iniciou-se tocando teclado aos seis anos de idade. César Romério e Ivanildo Lopes começaram com violão na adolescência. Arlisson Adrian iniciou com apenas seis anos de idade tocando bateria, inspirado pelo exemplo do pai (Arlisson Reis).

03) RM: Qual a formação musical e/ou acadêmica fora da área musical dos músicos da banda?

Banda Made In Roots: Nenhum dos integrantes tem formação acadêmica dentro ou fora da música, todos são autodidata na música.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Banda Made In Roots: Foram várias influências, porém Bob Marley foi minha primeira, em que eu (Arlisson Reis) fui apresentado na época através de uma fita K7 o álbum Talkin Blues. E com Edy Vox tive a primeira experiência de curtir uma banda de Reggae ao vivo. Todos as nossas influências foram importantes, pois cada um tem sua própria originalidade.

05) RM: Quando, como e onde você começou a banda? Qual o significado do nome?

Banda Made In Roots: Em 2009, foi criado o projeto Made In Roots e se firmou em dois de novembro de 2017. A banda nasceu após o fim de um projeto anterior e floresceu com uma nova proposta. Formada na Comunidade do Alto do Cruzeiro em Mata de São João – BA. Made In Roots significa: fabricar ou produzir da raiz.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Banda Made In Roots: Em 2019, lançamos o álbum – Lembranças com 12 músicas autorais. Na música Quem me protege não dorme tive a honra de ter a participação de Edy Vox.

07) Como vocês definem o estilo musical da banda na cena reggae?

Banda Made In Roots: Trazendo elementos de outros ritmos e fazendo Reggae com alma brasileira e raízes profundas.

08) RM: Arlisson Reis, você estudou técnica vocal?

Banda Made In Roots: Sim. Através de curso on-line (Origem e Formação, Influências e Estilo, Técnica Vocal e Composição).

09) RM: Qual a importância do estudo vocal e do cuidado coma voz?

Banda Made In Roots: Preservação da saúde vocal.

10) RM: Quais cantoras (es) vocês admiram?

Banda Made In Roots: Bob Marley, Edy Vox, Edson Gomes, Jauperi, Tim Maia, Saulo Fernandes, entre outros.

11) RM: Como funciona o processo de composição (letra e melodia) na banda? Quem são os compositores da banda?

Banda Made In Roots: Eu (Arlisson Reis), lidero a criação das letras, com contribuições de Moab Santos, Márcio Reis, Nido Brown, Robson Reis, Jairo Silva, Genivaldo Santos. Os arranjos são coletivos.

12) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Banda Made In Roots: Os Prós: liberdade artística e relação direta com os fãs. Os contras: alto custo inicial e exige múltipla habilidades.

13) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Banda Made In Roots: Dentro do palco: aprimoramento técnico e repertório estratégico e fora do palco: planejamento com Metas e Networking nas redes sociais e parcerias.

14) RM: Quais ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Banda Made In Roots: Promovendo eventos e participando de projetos Culturais.

15) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Banda Made In Roots: Eu vejo a internet como um lado positivo, um meio gratuito que facilita para levar a música para outras regiões.

16) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Banda Made In Roots: Não vejo desvantagem com o uso de home estúdio. Eu acompanho a evolução quando fazíamos uma gravação ao vivo usando o cartão MD e hoje com a tecnologia, podemos gravar por pista podendo oferecer mais qualidade nas músicas.

17) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Banda Made In Roots: Nos diferenciamos fazendo uma música originalizada da Jamaica com elementos da música Nacional.

18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Banda Made In Roots: Já passamos por tudo citado na pergunta. Mas passei uma situação inusitada gratificante, eu (Arlisson Reis) fui ao show de Edy Vox como fã, no Pelourinho na Bahia e fui surpreendido ao ser convidado a subir no palco e cantarmos juntos duas canções. Foi um momento marcante!

19) RM: O que mais te deixa feliz e o que mais entristece na carreira musical?

Banda Made In Roots: Deixa-me feliz conseguir transmitir algo positivo através da música, e o que me entristece é a desvalorização e falta de espaço para cultura reggae, carreira e mercado musical.

20) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Banda Made In Roots: Sim! Porque tivemos oportunidade de tocar em algumas rádios com parceria e indicação de amigos por apreciar a nossa música.

21) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Banda Made In Roots: Eu digo para estudar e se doar a carreira musical.

22) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Banda Made In Roots: A grande mídia foca em um ou dois ritmos e se esquece que o Brasil é amplo na cultura e diversidade musical, não abre espaços para outros ritmos.

23) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Banda Made In Roots: Não tenho como falar, pois nunca participamos de nenhum evento custeado por esses espaçoss.

24) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Banda Made In Roots: Até hoje vejo pouco espaço para o Reggae no Brasil e as bandas que tiveram oportunidades e se mantiveram no cenário não puxam outras bandas para dentro da cena. Existem muitas bandas de qualidade e poderíamos aprender com o cenário da Música Sertaneja.

25) RM: Vocês são Rastafáris?

Banda Made In Roots: A Banda não segue o rastafarianismo, mas respeita suas raízes no Reggae.

26) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como vocês analisam tal afirmação?

Banda Made In Roots: Acreditamos que o estilo pode ser verdadeiro mesmo fora da Jamaica, desde que seja feito com verdade. Acho que qualquer pessoa pode fazer o Reggae verdadeiro, desde que entregue além de verdade, seriedade e respeito a música.

27) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?

Banda Made In Roots: Talvez pelo trabalho que a grande mídia tem como reportar os ritmos brasileiros.

28) RM: Como vocês enxergam a relação entre o reggae e o uso da maconha?

Banda Made In Roots: Eu (Arlisson Reis) vejo essa ligação fortemente relacionada com a influência histórica da Cultura Rastafári.

29) RM: Como vocês veem a ligação entre reggae e a cultura Rastafári?

Banda Made In Roots: Eu (Arlisson Reis) vejo essa ligação como: profunda, simbólica e histórica.

30) RM: Quais são os projetos futuros da banda?

Banda Made In Roots: Dar continuidade em trabalhos culturais e conexão com público.

31) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Banda Made In Roots: (71) 98295 – 1742 | [email protected] | https://www.instagram.com/arlisson_madeinroots | https://www.facebook.com/bandamadeinroots

Canal: https://www.youtube.com/@BandaMadeinRoots.oficial

Banda Made in Roots no Bonfim 2025: https://www.youtube.com/watch?v=WzHClH7VMhg

Banda Made in Roots música Obra majestosa: https://www.youtube.com/watch?v=UQhnb59PwvE

Banda Made in Roots música Quem me protege não dorme: https://www.youtube.com/watch?v=AGQgfQd8ucs

Show Made in Roots: https://www.youtube.com/watch?v=qrhTDm3kWFw

Show Made in Roots: https://www.youtube.com/watch?v=VLB038fC8WU


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.