Um mapeamento dos artistas de Forró de todos os cantos do Brasil.
Ao considerarmos a importância do Forró, como patrimônio Cultural e símbolo inquestionável da Cultura nordestina especialmente na Região Sudeste, buscamos criar um projeto, que trouxesse à comunidade Forrozeira informações relevantes sobre sua história e sua jornada ao longo de todo seu processo de instalação na região sudeste,a amplitude e importância da valorização das suas tradições. São Paulo, considerada a Capital do Forró, traz em seu DNA a Cultura e alegria de um povo determinado, trabalhador e de criatividade ímpar, que ao longo dos anos sofreu, e ainda sofre muito preconceito das mais diferentes formas, Ao valorizarmos a cultura de um povo reafirmamos suas raízes e podemos definir melhor os “caminhos” e objetivos através de escolhas e distante de influências de modismo. Ao traçarmos esse perfil biográfico e publicarmos nas mais diferentes mídias, buscamos permitir acesso a tais informações e potencializar a autoestima e criatividade da comunidade forrozeira e do público interessado em geral. Para além disso, ainda, promoveremos o acesso a coletânea da produção musical dos forrozeiros pesquisados, através de chave de acesso para audição em streamming. Também realizaremos palestras sobre Carreira Musical e Mercado Musical, dialogando sobre a importância do protagonismo dos artistas e economia criativa.
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Referências do Forró
Daniel Gonzaga, Joquinha Gonzaga, Maria Lafaete, Carmélia Alves, Sivuca e Gloria Gadelha, Marinês, Anastácia, Dominguinhos, Autores da biografia de Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Antonio Barros e Cecéu, João Gonçalves, Alcymar Monteiro, Nando Cordel, João Paulo Jr., Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Flávio José, Ton Oliveira, Del Feliz, Flávio Leandro, Adelmario Coelho, Targino Gondim, Santanna – “O Cantador”, Amazan, Edson Duarte, Biliu de Campina, Marcus Lucenna, Quinteto Violado, Antonio José, Aracílio Araújo, Jurandy da Feira, Tereza viúva de Accioly Neto, Junior Vieira, Israel Filho.
O Forró do Chão de Barro à Industria Cultural
Baião, Xote, Arrasta-pé, Marcha são sazonais até no berço materno
O bando do Gonzagão
Os Sentidos do Duplo Sentido
Mini Biografia de Luiz Gonzaga do Nascimento
Respeite meu Fole
Oswaldinho do Acordeon, Trio Sabiá, Joquinha Almeida, Enok Virgulino, Trio Virgulino, Valdir do Acordeon, Marcos Farias, Luizinho Calixto, Mestrinho, Chambinho do Acordeon, Zé do Norte, Adelson Viana, Raimundinho do Acordeon, Jó Silva, Terezinha do Acordeon, Rosemere do Acordeon, Adriana Sanchez, Nanda Guedes, Maria Fulô, Cicinho Silva, Clayton Gama, Fernandinho do Acordeon, Duka Santos, Cosme Vieira, Marquinhos Café, Luizinho de Serra, Fábio Carneirinho, Paulinho do Acordeon, Rodrigo Ramalho, Sharllyn Acordion, Jarbas do Acordeon, Basto do Acordeon, Elmo Oliveira, Roninho do Acordeon, Rodrigo Araújo, Chico Ceará, Carneiro do Acordeon, Luiz Amorim, Kelvin Diniz, Ananias do Acordeon, Grupo CaSoando.
Quem é mais importante na música: o Ritmo, a Melodia ou os Acordes?
O Forró no Ritmo, na Melodia e nos Acordes do Acordeon
Flores do Mandacaru
Glorya Ryos, Bernadete França, Diana do Sertão, Marlene Andrade, Neide Gara-pé, Grupo As Bastianas, Jaqueline Alves, Grupo Clã Brasil, Grupo Fulô Mimosa, Grupo Maria Sem Vergonha, Banda Forró Xinelo Rasgado Pé de Serra, Maria Fulô, Maria Dapaz, Cristina Amaral, Waalkyria Mendes, Thaís Nogueira, Juliana Lima, Jaidete Varjão, Neidinha Rocha, Deusa Nordestina do Forró, Antônia Amorosa, Lucymar, Ladja Betania, Sabrina Vaz, Ana Paula Nogueira, Francine Maria, Bia Marinho, Sheila Borges, Cristina Abreu do CTN – Centro de Tradições Nordestinas, Fátima Marcolino, Sandra Belê, Ana Vick.
Mulheres em um ambiente Machista, Hostil, Inóspito do Forró.
Flores do Mandacaru: a voz feminina no Forró
A Monocultura Musical é nociva e criminosa
Qual será a postura dos músicos brasileiros após a pandemia do covid-19?
Qual a utilidade do crítico ou influenciador musical?
O desafio é conseguir que alguém escute a sua música
Single é uma solução ou um tiro no pé do músico!
O Bar é o cemitério do músico?
É legal cobrar o Couvert Artístico?
São Paulo é Forró do Gogó Vol.1
Falamansa, Miltinho Edilberto, Banda Bicho de Pé, Janayna Pereira, Luiz Wilson, Fúba de Taperoá, Gereba, Tiziu do Araripe, Léo Poeta, Fatel Barbosa, Zé da Lua, Cacá Lopes, Pedro do Cordel, Rafael Beibi, Will Santos.
Assis Ângelo, Mano Véio e Mano Novo, Elizabeth Christina de Andrade Lima, Leo Rugero, DJ Ivan Dias, DJ Tudo, Professor Vagner Sousa, Evandro Paz.
Fabiano Santana, Eduardo Macedo, Arleno Farias, Denis Ferreira, Derico Alves, Eliano Bráz
São Paulo a capital do Forró – “do gogó ao mocotó”
Movimento do “Forró Universitário”: início, meio e hoje…
A música feita no Brasil no século 21
O que faz um mau caráter escolher a Arte como profissão?
Não confunda Artista Ativista com “Hiena Oportunista” de movimento
São Paulo é Forró do Gogó Vol.2
Zé Duarte, Rafael Beibi, Will Santos, Chica Brother, Antonio Freire e Banda da Feira, Zé da Guia, Dantas do Forró, Marcos Giva, Bando de Seu Pereira, Krakatoa Trio, Bahianinho e sua gente, Scurinho Zabumbada, Trio Amizade, Bill Ramos, José Amaro, Robson Brito.
Joana Alves, Salatiel D’Camarão, Sandrinho Dupan, iris De franco, Vanu Rodrigues, Banda Caacttus | Alfranque Amaral, Silvério Pessoa, Eli Moura.
Beto Camará, Tarciso Alves, João Araújo, Caio Caboclo, Cainã Araújo, Vitor Mariá, Felipe Hostins
Artistas
Autor do projeto: Antônio Carlos Barbosa da Fonseca
Criador e Editor responsável pela revista digital RitmoMelodia desde 2001, jornalista, músico, poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa, propaga a diversidade musical brasileira através de entrevistas e artigos.
Jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (1996 a 2000) que lançou um livro de poesia em 1998 e seus poemas ganharam melodias gravadas em três álbuns concluindo a trilogia “reggae baseado em poesia” no seu projeto musical Reggaebelde.
Unindo a sensibilidade do poeta, músico com o senso crítico do jornalista e pesquisador musical colocado em prática em uma revista que Canta o Brasil.