More Como o músico deve se relacionar com a mídia? »"/>More Como o músico deve se relacionar com a mídia? »" /> Como o músico deve se relacionar com a mídia? - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Como o músico deve se relacionar com a mídia?

Compartilhe conhecimento

O relacionamento do músico com a mídia pode ser harmonioso ou com ruídos. Alguns músicos e jornalistas entram em rota de colisão por conta da fogueira da vaidade e do egocentrismo, uma vala comum da inutilidade. O trabalho jornalístico existe em função da obra do músico e o músico precisa da imparcialidade e seriedade do jornalista no momento de avaliar a sua estética musical. A obra fala pelo artista.

Desde 2001 como editor/repórter da revista RitmoMelodia criei formas de me relacionar com o músico em que ambos ficassem felizes com o resultado. Existe o músico que faz o passo a passo da simplicidade e tudo dá certo. O músico entra em contato comigo por e-mail, redes sociais e WhatsApp. Eu peço para enviar o release ou biografia da sua trajetória por e-mail, pois, como meu trabalho tem um perfil de pesquisa, escuto a obra musical de quem entrevistei.  Os álbuns físicos quem sabe no futuro, além da audição ou possa servir para uma exposição sobre o trabalho da RitmoMelodia.

Envio as perguntas da entrevista sem prazo de entrega, mas quando entregar que seja com o máximo de informações, ao contrário de alguns meios de comunicação na RitmoMelodia tem espaço ilimitado para conteúdo. Não é simples o processo? Mas tem os que complicam. Tem o músico que questiona todo o processo citado acima, já que estamos em tempo de comunicação rápida.  Cada meio de comunicação (Revista, Jornal, TV e Rádio) tem a sua forma de se relacionar e publicar baseada no seu formato e editorial, não existe um único padrão. O músico pode não aceitar o processo proposto pelo meio de comunicação. Mas, não pode esperar que o meio de comunicação se adapte à sua necessidade.

É comum, o músico, após, enviar a entrevista respondida, ficar ansioso para que a mesma seja publicada imediatamente. Cada meio de comunicação tem a sua periodicidade e a sua “fila” de publicação. Pedi uma previsão da publicação é razoável, mas se chatear por não ser na data que gostaria, é imaturidade.

O jornalista escolhe quem quer entrevistar e é legítimo o músico não querer ser entrevistado. Mas, é deselegante aceitar e depois desistir sem avisar. Atenda a todos os meios de comunicação da mesma forma. Você pode um dia precisar no presente de quem esnobou no passado.

Após ter a entrevista ou matéria publicada, divulgue e mantenha o contato com o jornalista; gentileza gera gentileza. Quem ignora, um dia pode ser ignorado.  Quando o jornalista entra em contato com o músico, e ele passa “a bola” para o seu assessor ou produção acompanhe o processo. E se por acaso, o assessor for demitido, entre em contato com o jornalista. Assessor que atrasa prazo não adianta e se deslumbrado passa uma imagem negativa do Artista.

Existe curso de Media Training para artista que orienta o mesmo como se relacionar com os meios de comunicação. Vale a pena investir neste aprendizado. A oferta de quem quer ser entrevistado é maior que a procura dos meios de comunicações e tudo que o músico puder fazer para que a sua obra seja bem recebida é valido para sua carreira.


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.