More A Sinergia Entre Inteligência, Ritmo e o Cérebro: Novas Perspectivas por um Neurocientista »"/>More A Sinergia Entre Inteligência, Ritmo e o Cérebro: Novas Perspectivas por um Neurocientista »" /> A Sinergia Entre Inteligência, Ritmo e o Cérebro: Novas Perspectivas por um Neurocientista - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

A Sinergia Entre Inteligência, Ritmo e o Cérebro: Novas Perspectivas por um Neurocientista

Compartilhe conhecimento

A complexa relação entre o Quociente de Inteligência (QI) e as preferências musicais tem sido objeto de estudo e fascínio. No epicentro dessa investigação, o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, pós-PhD em Neurociências e um assumido metalhead, tem vindo a aprofundar a compreensão de como a nossa mente, e em particular o cérebro, interage com a música que escolhemos ouvir.

Em estudos por ele publicados, o Dr. Fabiano de Abreu, em coautoria com a PhD e Psicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, revelou insights notáveis sobre o gosto musical de indivíduos com alto QI. A pesquisa, que envolveu uma amostra de 50 voluntários com QI comprovadamente elevado (alguns deles membros da Mensa, Intertel, ISI e Triple Nine Society), concluiu que a maioria desses participantes manifesta uma preferência acentuada pelos estilos 

Rock, seguido de perto pelo Heavy Metal. Curiosamente, para momentos que exigem concentração e estudo, a mesma população de alto QI tende, em parte, a optar por música clássica, instrumental e até mesmo o Heavy Metal mais rápido. Estas descobertas sugerem que pessoas mais inteligentes podem gravitar em direção a géneros musicais que são percebidos como mais elaborados e ricos em complexidade teórica.

A Aceleração Frontal: Um Fio Condutor Neurocognitivo

Para o Dr. Fabiano de Abreu, a predileção por géneros intensos como o Heavy Metal em mentes inteligentes não é aleatória, mas pode estar neurobiologicamente ligada a um conceito de “aceleração frontal”. Este fenómeno, caracterizado por uma atividade mais rápida ou intensa no lobo frontal do cérebro, é um ponto de convergência intrigante entre a superdotação e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Conforme análises do Projeto Gifted Debate do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito, liderado pelo próprio Dr. Fabiano de Abreu, é fundamental entender que, embora a maioria das pessoas com TDAH não seja superdotada e poucos superdotados apresentem TDAH, existe uma área cinzenta de comportamentos que podem ser confundidos devido a essa aceleração frontal comum. Ambos os grupos, de formas distintas, processam informações e respondem a estímulos de maneira única.

É neste ponto que a música, especialmente com batidas mais rápidas e estruturas complexas, pode desempenhar um papel crucial. O Heavy Metal, até mesmo a música eletrônica, com a sua intensidade e dinamismo, pode fornecer a estimulação necessária para mentes que operam em “alta velocidade”, seja pela profundidade da superdotação ou pela necessidade de foco do TDAH. As batidas e ritmos rápidos e complexos desses géneros musicais podem alinhar-se com a forma como esses cérebros funcionam, oferecendo um ambiente sonoro que é não só apreciado, mas potencialmente benéfico para o engajamento cognitivo.

O cérebro é um órgão incrivelmente adaptável, e a música atua como um poderoso catalisador. As investigações do Dr. Fabiano de Abreu, aliadas às suas observações sobre a aceleração frontal e as nuances entre TDAH e superdotação, abrem novas portas para compreender não apenas o porquê de certas preferências musicais, mas também como a música pode ser uma ferramenta de interação e estimulação cerebral para diversos neurotipos. A melodia, o ritmo e a harmonia do Heavy Metal, para muitos, são mais do que apenas sons, são a linguagem de uma mente que opera numa frequência diferente.

Créditos: Divulgação / iMF Press Global Fonte: https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/154/149


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.