More A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró »"/>More A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró »" /> A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró

Compartilhe conhecimento

“Se avexe não / Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada / Se avexe não / Que a lagarta rasteja até o dia em que cria asas / Se avexe não / Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa / Se avexe não / Amanhã ela para na porta da sua casa Se avexe não / Toda caminhada começa no primeiro passo / A natureza não tem pressa, segue seu compasso / Inexoravelmente chega lá / Se avexe não Observe quem vai subindo a ladeira / Seja princesa ou seja lavadeira / Pra ir mais alto, vai ter que suar” – A Natureza das CousasJosé Accioly Cavalcante Neto

Eu fui para a solenidade escutando essa música que é uma síntese dos 21 anos de existência e resistência da revista RitmoMelodia. Quando chegava dezembro, eu pensava em parar com a atividade da revista, mas chegava em janeiro, uma bela entrevista que fazia eu continuar tomando a minha “cachaça”. Uma revista sem um nicho (Rock, Forró, Samba, Sertanejo, Reggae, etc), mercadologicamente morre no parto. Mas eu acreditava na diversidade musical brasileira e na sua antropofagia musical. No dia 21/10/2022 será publicada a milésima entrevista e após duas décadas, a afirmação do senso comum, se tornou uma tese irrefutável, a revista que canta o Brasil comprovou a diversidade musical brasileira em vários ritmos. O que validou a salva de prata, o primeiro lugar categoria Pesquisa e o segundo lugar na categoria Comunicação teve gosto de primeiro lugar pelas mais de mil entrevistas publicadas.

A Câmara Municipal de São Paulo realizou no dia 14/10/2022 uma sessão solene para premiar os contemplados da primeira edição do Prêmio Anastácia de Forró, que homenageia pessoas e entidades que participam ativamente do cenário do Forró na capital. A solenidade foi presidida pelo vereador Alfredinho (PT), co-autor do Prêmio Anastácia de Forró aprovado pela da resolução n° 10/2021. Lucinete Ferreira, que nasceu no dia 30 de maio de 1940 em Recife – PE e ficou conhecida como Anastácia, nome artístico escolhido pela gravadora Chantecler em alusão a princesa russa Anastásia Nikolaevna. A cantora e compositora tem mais de 60 anos de carreira e já gravou mais de 30 álbuns emplacando grandes sucessos, entre eles, “Eu só quero um Xodó”, umas das mais de 200 parcerias musicais com Dominguinhos. A Rainha do Forró fez uma apresentação especial no Salão Nobre do Palácio Anchieta.

Eu conheci Anastácia (mais sobre a sua trajetória acesse http://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/anastacia) em 2002 e após publicar sua entrevista, fui convidado por ela para escrever seu perfil biográfico, de 2003 a 2005, eu gravei em fitas K7, horas de relatos de sua trajetória profissional e pessoal, transcrevi e os entreguei para a artista. Nesse período de contato pessoal, ela me passou uma lista de artistas do Forró para eu entrevistar e colher depoimentos sobre o contato pessoal e profissional que tiveram com a mesma. Hoje, são mais de 220 entrevistas com artistas do Forró que proporcionou a série Forró do Gogó ao Mocotó com cinco e-books publicados pela www.amazon.com.br: Referencias do Forró, Respeite meu fole, Flores do mandacaru, São Paulo é Forró do Gogó ao Mocotó, volumes 1 e 2 (mais sobre o projeto acesse https://www.ritmomelodia.mus.br/carreira-musical/forro-do-gogo-ao-mocoto-e-a-maior-serie-de-entrevistas-com-forrozeiros-em-e-books).

A minha relação com a música começou antes dos dez anos de idade dançando Forró levado pelos meus avós paternos José Barbosa e Amélia Barbosa nos forrós de latada, de palhoça de chão batido no final dos anos 70 em Campina Grande – Paraíba. Ser contemplado em duas categorias: Comunicação e Pesquisa coroam o trabalho realizado através da RitmoMelodia em prol da coletividade, tratando de forma igual os artistas famosos e os invisíveis para a grande mídia. Um vasto material disponível para pesquisa primária que expõe o lugar de fala dos artistas.

O Prêmio Anastácia de Forró mantendo o rigor na avaliação do trabalho realizado pelos inscritos, se tornará um Selo de Qualidade Imaterial nas categorias: Dança, Música, Produção Cultural, Comunicação e Pesquisa. Que os profissionais percebam a importância de participar das futuras edições e fortaleçam, propaguem, multipliquem em outras cidades a bela iniciativa dos forrozeiros do Fórum Forró de Raiz de São Paulo, sob a liderança sóbria e incansável de Isabel Santos em prol da Nação Forrozeira e que os coletivos de Forró se conscientizem da força que tem a unidade.

Que “Juntos Somos mais Fortes”, simbolize a resistência dos coletivos e dos artistas e que a união construa as pontes nos fortalecendo no combate aos inimigos da cultura que querem nos aniquilar.

O Recado do Gonzaguinha, tenho como sendo minha autobiografia: “Se me der um beijo, eu gosto / Se me der um tapa, eu brigo / Se me der um grito, não calo / Se mandar calar, mais eu falo / Mas se me der a mão, claro, aperto / Se for franco, direto e aberto / Tô contigo, amigo, e não abro / Vamos ver o diabo de perto / Mas preste bem atenção, seu moço / Não engulo a fruta e o caroço / Minha vida é tutano, é osso / Liberdade virou prisão / Se é amor, deu e recebeu / Suor, o meu e o teu / Verbo eu, pra mim já morreu / Quem mandava em mim, nem nasceu / Viver e aprender / Viver e entender, malandro / Compreender, vá tratar de viver / E se tentar me tolher é igual / Ao fulano de tal que tá aí / Se é pra ir, vamos juntos / Se não é, já não tô nem aqui”

Links: Registro da entrega do Prêmio Anastácia de Forró nas categorias Comunicação e Pesquisa para RitmoMelodia – 14.10.2022: https://www.youtube.com/watch?v=vmRw99l31G4&feature=youtu.be

Abaixo a relação dos contemplados em 2022 desta primeira edição. Os primeiros colocados receberam a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo:

Categoria Dança: 1º lugar: Evandro Paz (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/evandro-paz), 2º lugar: Roberto Motta, 3º lugar: Iris de Franco (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/iris-de-franco).

Categoria Música: 1º lugar:  Fatel Barbosa (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/fatel-barbosa) , 2º lugar: Luiz Wilson – O Forrozeiro-Poeta (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/luiz-wilson), 3º lugar: Remelexo Brasil.

Categoria Comunicação: 1º lugar:  Zé Geraldo, 2º lugar:  Antonio Carlos, 3º lugar: Remelexo Brasil.

Categoria Produção Cultural: 1º lugar:  Alfredo Bello (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/dj-tudo), 2º lugar: Fatel Barbosa, 3º lugar: Will Santos (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/will-santos).

Categoria Pesquisa: 1º lugar: Antonio Carlos (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/ritmomelodia-a-revista-que-mais-entrevistou-forrozeiros), 2º lugar: Alfredo Bello, 3º lugar: DJ Ivan (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/dj-ivan-dias).

Link da Sessão Solene para a Entrega do Prêmio Anastácia de Forró | 14/10/2022: https://www.youtube.com/watch?v=KWqSWg7IPpM&t=0s

Prêmio Anastácia homenageia destaques do forró em São Paulo por Kamila Marinho: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/premio-anastacia-homenageia-destaques-do-forro-em-sao-paulo


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.