More Márcio Pazin »"/>More Márcio Pazin »" /> Márcio Pazin - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Márcio Pazin

Márcio Pazin
Márcio Pazin
Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor e violonista catarinense Márcio Pazin faz parte da nova geração de compositores e intérpretes da música brasileira, e vem construindo uma carreira que lhe rendeu destaque com o 9º. PRÊMIO VISA DE MÚSICA BRASILEIRA, edição compositores.

Em 2009 participou do Programa da TV CULTURA, Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin. Em 2011 foi o vencedor do Festival Nacional de Jundiaí Canta Encanto. Em 2012 foi o vencedor do FENAC 2012 – Festival Nacional da Canção. Em 2012 foi o vencedor do Festival de MPB de Ilha Solteira.

Desenvolve um trabalho de composição a mais de 20 anos, em que faz várias parcerias com poetas, escritores e outros compositores brasileiros. Em 2014 foi o vencedor do Festival da canção de Andradas-MG. Em 2014 foi o vencedor Festival Canta Limeira – SP. 

Segue abaixo entrevista exclusiva com Márcio Pazin para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 22.02.2016:

01) RitmoMelodia: Qual sua data de nascimento e sua cidade natal?

Márcio Pazin: Nasci no dia 13.02.1971 em Caibi – SC.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Márcio Pazin: Desde muito cedo! Ainda criança já compunha minhas primeiras melodias e letras

03) RM: Qual a sua formação musical?

Márcio Pazin: Teórica muito pouca! Praticamente autodidata.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Márcio Pazin: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elomar, Vital Farias, Secos e Molhados, Mutantes, Geraldo Vandré, Elis Regina, Milton Nascimento, Beto Guedes, Chico Cesar

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Márcio Pazin: Em Rio Claro-SP comecei aprendendo tocar Violão e compondo muito. Sem nem saber para que, ou porquê (risos).  Comecei a participar de tudo que estivesse relacionado à arte.

06) RM: Quantos CDs lançados, quais os anos de lançamento (quais os músicos que participaram nas gravações)? Qual o perfil musical de cada CD? E quais as musicas que estraram no gosto do seu público?

Márcio Pazin: Tenho quatro CDs gravados em um estilo que posso chamar de MPB. Diversos músicos participaram dos CDs. Amigos contratados, etc. Do CD – Mirante, Galope foi uma das músicas que o publico se identificou muito. E do CD – Morada, Samba de Maria, também foi bem recebida.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Márcio Pazin: MPB – Música Popular Brasileira.

08) RM: Como é seu processo de compor?

Márcio Pazin: Meu processo de compor é variável. São varias formas! Tudo muito dinâmico e relacionado à vida como um todo. Coloco melodia em letra pronta, e letra em melodia pronta.

09) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Márcio Pazin: Poeta Roberval Pereyr, Carol Pereyr, Edu Capello, Joaquim Freire, entre muitos outros importantes.

10) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Márcio Pazin: Os prós podem se tornar contras e os contras se tornarem prós (risos). Então ainda não sei exatamente como definir o que pode ser prol e o que pode ser contra. Acho complicado responder com mais exatidão.

11) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira musical dentro e fora do palco?

Márcio Pazin: Minha estratégia principal é ser feliz. E muito trabalho de ensaios. Compor muito. Cuidar da saúde física e mental, para ter vitalidade para uma carreira vitalícia. E consequentemente o publico se identificar com o que eu canto.

12) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver sua carreira musical?

Márcio Pazin: Um produtor musical. Site e CD. Vídeo Clip. Festivais de música. Editais.

13) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Márcio Pazin: No meu caso só ajuda.

14) RM: Quais as vantagens e desvantagens do fácil acesso a tecnologia  de gravação (home Studio)?

Márcio Pazin: Certas possibilidades de ajustes e correções que permitem um melhor resultado final.

15) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Márcio Pazin: Gosto da concorrência; desenvolve personalidade musical. Dificuldades, adversidades, desenvolvem e fortalecem o artista e criador. Amadurecimento sem contrariedades, críticas e crises, não existe.

16) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Márcio Pazin: O Cenário musical é caótico em partes. O que confunde muito o publico e o mercado, é o que é arte e o que é produto puramente mercantilista. A partir do momento que a música se tornou uma fonte de grandes lucros é óbvio que é invadida por todos os interesses.

Tanto como arte como fonte de renda e lucros exorbitantes. Mas esse convívio com essa realidade já era esperado e previsto como é no esporte.

17) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Márcio Pazin: Chico César, Zeca Baleiro. Caetano Veloso, Gilberto Gil.

18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para, brigas, gafes, show em ambiente ou publico tosco, cantar e não receber, ser cantado e etc)?

Márcio Pazin: Não me recordo! Mas sempre tem um pouco de tudo que foi citado na pergunta.

19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Márcio Pazin: Mais feliz é cantar as músicas próprias e sentir o publico cantando e curtindo o momento. Triste é só quando não se pode ser o que se é.  Ou não conseguir expressar o que se sente.

20) RM: Nos apresente a cena musical da cidade que você mora?

Márcio Pazin: Chapecó-SC é aonde fica minha residência. Lá o cenário se desenvolve de forma simultânea a outras atividades. E de acordo com as iniciativas da prefeitura e SESC.

21) RM: Quais os músicos, bandas da cidade que você mora  que você indica como uma boa opção?

Márcio Pazin: Não estou atualizado no momento para dizer com precisão. E poderia deixar de fora expressões fortes se responder assim sem estar tão próximo, pois estou mais em São Paulo do que lá, por conta de gravações.

22) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Márcio Pazin: Acredito.

23) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Márcio Pazin: Trilhe! E saiba que vai descarrilhar várias vezes. E que vai se perder muitas vezes. E que quando se achar vai saber o quanto é necessário se perder, descarrilhar.

Nada deve ser negado. E treinar muito é o principal. Treinar o pensamento, o canto, o instrumento. E saber que o principal é tentar sempre. Vida é tentativa.

24) RM: Quais os seus projetos futuros?

Márcio Pazin: Meu projeto futuro é meu presente.

25) RM: Márcio Pazin, quais seus contatos para show e para os fãs?

Márcio Pazin [email protected] | (49) 99816 – 9130 | http://clubecaiubi.ning.com/profile/marciopazinecarol


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.