More Marcelo Lopes »"/>More Marcelo Lopes »" /> Marcelo Lopes - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Marcelo Lopes

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor baiano Marcelo Lopes teve seu primeiro contato com a música desde que nasceu, pois, seu pai, Washington Lopes (in memória) fez muitas serenatas e rodas de cantorias com amigos na sua casa.

Marcelo é técnico em áudio, tem empresa de sonorização para eventos desde 1995. Suas influências músicas são muitas, pois morou em várias cidades com culturas diferentes e aprendeu a tocar violão aos nove anos em Bom Jesus da Lapa, às beiras do Rio São Francisco. Tocou em bares, casas de shows, hotéis e shoppings.

Participou de vários festivais de música, entre eles o Projeto Pixinguinha e foi vencedor em 2002 do Troféu Caymmi, na Bahia. Marcelo não estudou técnica vocal com professores, mas conviveu nos palcos com cantores e cantoras preparadas tecnicamente, pois trabalha com regentes de corais como Cícero Alves e Gil Bahia, acha importante a dedicação do artista pelas técnicas que possam ajuda-lo a ter uma boa performance.

Marcelo Lopes tem admiração por cantores como Xangai, Emanuelle Araújo, Washington Lopes, Taii Lopes (sua irmã), Gal Costa, Tato Lemos. Marcelo compõe de várias maneiras pois tem muita facilidade na criação de melodias, tem estúdio de gravação, trabalho compondo vinhetas, jingle, trilhas para filmes. Muitas vezes Marcelo faz letra e música sozinho e também em parcerias onde recebe as letras e compõe com suas melodias. Seus principais parceiros são: Mauro Ribeiro, Fernando de Oliveira, Cláudio Sinot, José Araripe Jr., Pedro Sampaio.

Lopes acha que desenvolver um trabalho musical independente é bom pois da mais liberdade para criação, porém fica mais difícil a divulgação. Suas estratégias são sempre para divulgar as composições e os parceiros musicais, então participa de projetos culturais tais como festivais, “- A internet é um bom veículo para divulgação e plataformas digitais vieram para ficar, o artista tem de se adaptar, interagir com o público e com outros artistas”, diz Marcelo Lopes.

Músico de estúdio há muitos anos, comemora o fato de que a tecnologia possibilite gravações cada vez com mais qualidade em estúdios caseiros. Ele mesmo tem um estúdio em casa. O que o difere de outros artistas é que ele toca vários instrumentos e é técnico em áudio profissional.

Marcelo Lopes diz que o mercado musical favorece aos grandes escritórios do business, mas o artista de qualidade que é dedicado á cultura musical do seu estado, pais, região, tem sempre uma boa história musical para cantar e tocar, com conteúdo, isso o mantém firme e duradouro.

O artista tem que aproveitar o seu dom musical, coisa que nem todos tem. O dom é divino, está presente em todos os sentidos sensíveis do ser humano. É um conjunto de sensibilidades, na audição, na visão, no olfato, na pele. Lopes: “Quando o músico é bem-preparado tecnicamente ele está apto a se jogar nas improvisações durante uma apresentação musical. Saber onde está a trilha original na mata, mas também saber outros caminhos”.

Marcelo diz que estudar música é importante, estudar ritmos, estudar harmonia, e o mais importante: Ouvir muito! Os métodos são muitos, então o músico vai descobrir o que lhe mais confiável.

Marcelo Lopes já se apresentou em espasmos culturais do SESI – SESC. Diz achar importante esses espaços para o artista pois essas instituições são organizadas e proporcionam bons espetáculos.

Marcelo Lopes gravou em novembro de 2023 trilhas musicais para uma série da TVE chamada “SPA das Tartarugas”, as canções são em parcerias com o cineasta José Araripe Jr. e interpretadas por Marcelo e pela cantora e atriz Emanuelle Araújo.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Marcelo Lopes para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 05/08/2025:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Marcelo Lopes: Nasci no dia 17/07/1964 em Senhor do Bonfim, Bahia. Registrado como Marcelo Felix Lopes.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Marcelo Lopes: Em casa com meu pai (Washington Lopes, in memória) que era um grande cantor.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Marcelo Lopes: Ensino médio completo. Autodidata na música.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Marcelo Lopes: Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, João Gilberto, Bile – Bule. Nenhuma das minhas influências deixaram de ter importância.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Marcelo Lopes: Em 1978 no Festival Intercolegial de Música.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Marcelo Lopes: Eu participei em álbuns de outros artistas e lancei singles.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Marcelo Lopes: Música popular mundial.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Marcelo Lopes: Não estudei técnica vocal.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Marcelo Lopes: A importância do estudo de técnica vocal está diretamente ligada a longevidade da saúde da voz e preservação do timbre.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Marcelo Lopes: Nana Caymmi, Clara Nunes, Gal Costa, Elis Regina.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Marcelo Lopes: Não existe um processo definido de fazer música, mas normalmente as melodias aparecem primeiro e escrevo uma letra para a melodia.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Marcelo Lopes: Nelza Barros (minha sogra), Mauro Ribeiro, Fernando de Oliveira, Cláudio Sinot, José Araripe Jr., Pedro Sampaio (https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/pedro-sampaio).

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Marcelo Lopes: Nada contra em desenvolver uma carreira musical de forma independente.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Marcelo Lopes: Para shows em palcos procuro patrocínios e muitos ensaios, fora do palco divulgação das músicas nas plataformas digitais.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Marcelo Lopes: Criação de Jingles para campanhas comerciais e políticas. Isso ajuda ao público reconhecer o artista pela voz e criatividade.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Marcelo Lopes: A internet só ajuda se a sua divulgação for feita da forma correta.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Marcelo Lopes: Home estúdio só tem vantagens. O baixo custo na produção musical e acesso mais fácil às ferramentas de gravações.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Marcelo Lopes: A minha personalização de um estilo da voz que é única e sem imitação.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Marcelo Lopes: O cenário da Música Popular Brasileiro é bom. Alguns incentivos culturais, porém a dificuldade é estar preparado para saber usá-los.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Marcelo Lopes: Um bêbado dando em cima da minha esposa, para espantá-lo, eu fingi que o microfone era um revólver (risos).

21) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Marcelo Lopes: Sem tristeza na minha carreira musical.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Marcelo Lopes: Os motivos para se ter um dom: família, genética, convívio, etc.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Marcelo Lopes: Para improvisar é importante conhecer teoria musical.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Marcelo Lopes: Existe improvisação musical de fato, mas com estudo anterior.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Marcelo Lopes: Só existe prós nos métodos de improvisação musical. Aumenta do leque de possibilidades de conhecimento para o músico.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Marcelo Lopes: Só existem prós no Estudo de Harmonia Musical. Aumento de possibilidades de trabalhos para o músico.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Marcelo Lopes: Não acredito que minhas músicas tocarão nas rádios sem o pagamento do jabá. Mas depende da estação de rádio e da sua intenção com seu trabalho. Hoje existem rádios que tocam artistas “independentes”.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Marcelo Lopes: Digo que estude muito, ouça música de todos os ritmos e boa sorte!

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Marcelo Lopes: O Festival de música revela novos talentos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Marcelo Lopes: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira, geralmente, cobrem os artistas que aceitam o jogo comercial.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Marcelo Lopes: São excelentes espaços culturais.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Marcelo Lopes: Compor sempre e fazer com que as minhas canções atinjam ao público que gosta da boa música.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Marcelo Lopes: (71) 99982 – 5067 | https://www.instagram.com/marcelolopessomeluz | [email protected]

Canal: https://www.youtube.com/@marcelolopes1303

Pimenta Rosa ( Fernando Oliveira / Marcelo Lopes): https://www.youtube.com/watch?v=YfakhLsR3bQ

VADIANDO A VIAGEM – Marcelo Lopes/ Mauro Ribeiro: https://www.youtube.com/watch?v=2Y8SozJ1Qhc

Pra Gente Cuidar Da Casa: https://www.youtube.com/watch?v=9V-IyVQ5MWo

https://open.spotify.com/intl-pt/track/16n3FkIhSPOiCNt7JL6M8p?si=PzbjNo2fSS-ZiGojUJAhOg&nd=1&dlsi=cbbca2b95a3840a1


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.